6 dicas de ouro para negócios gastronômicos 

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Por Cláudia Figueiredo

Desde que iniciei meu propósito de ajudar empresários e profissionais liberais a gerirem seus negócios, alcançando a melhor versão deles, me deparo com o delicioso desafio de auxiliá-los a prosperar.

E aqui não vou esconder nenhum segredo que aprendi nas centenas de aulas que frequentei ou lecionei, nas milhares de páginas de livros que li, ou mesmo nos incontáveis cursos que participei.

Existem diversas técnicas para incrementar seu negócio. Eu vou descrever, rapidamente, algumas que você pode começar a aplicar hoje mesmo. E eu te garanto que, se você se empenhar, o resultado aparecerá.  Afinal, em tempos de consumo retraído, é hora de soltar a criatividade. 

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Como se tornar um profissional disputado pelo mercado?

Escute sua equipe

Comece escutando sua equipe. Muitas vezes, quem está em contato direto com os clientes e os produtos têm soluções maravilhosas para possíveis pontos de gargalo de sua empresa.

Esteja aberto a ouvir e também esteja acessível às tendências. Tudo que é novidade desperta curiosidade no público. Por isso, inove sempre. E, mais importante, persista. Desta forma, você se destaca da concorrência. 

Envolva seus clientes

Crie vínculos com seus clientes, fidelizando-os através de estratégias de marketing inteligentes.

Invista em vídeos profissionais, mostrando um tour virtual pelo seu restaurante, desde a fachada até a porta dos fundos.

Mostre entrevistas com o chef, gerente, equipe de garçons e anfitrião. Crie vídeos de como cozinhar alguns pratos para atrair seguidores nas redes.

Você também pode incluir vídeos sobre técnicas de atendimento de bar, assinatura de pratos e receitas de bebidas para tentar em casa. Esse tipo de conteúdo criativo te ajuda a cultivar uma conexão mais especial com seus consumidores. Grave depoimentos com os clientes (mas não se esqueça de pedir autorização deles, por escrito).

Aproveite a força das redes

Crie hashtags personalizadas para os eventos do seu estabelecimento, lance concursos nas redes sociais, promoções (sorteios) e tenha um feed harmônico.

Ofereça algo que seus concorrentes não têm.

Ofereça experiências e responda à pergunta: qual é o seu diferencial e como isso afeta o seu negócio?

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Foco na qualidade é essencial

Avalie seu estabelecimento e veja se vale a pena contratar um especialista de vinhos e drinks para ajudar a incrementar sua carta de bebidas.

Cuide também da apresentação dos pratos. Ninguém vai tirar uma foto de um prato normal de macarrão com molho jogado por cima dele. Separe um tempo para apresentar sua comida de uma maneira única.

Mesmo se você não for um fã de fotografias de comida, ter um consumidor satisfeito compartilhando sua foto ainda é uma ótima (e gratuita) exposição para seu negócio. Nunca se sabe – você pode estar servindo um influenciador de opinião que está para encaminhar dezenas de consumidores para o seu estabelecimento!

Cuide do ambiente

Deixe seu ambiente mais alegre, com um visual “mais simpático”, crie vistas convidativas de suas janelas, tenha sua logo colada no vidro ou pendure os pratos especiais do dia em uma bonita moldura.

Você pode criar uma sensação romântica ao pendurar luzes, ou um ambiente aconchegante ao incrementar uma fogueira, nos dias mais frios.

Ofereça tanto um lugar sombreado como ensolarado, pois isso oferece aos seus convidados a opção de comer onde quer que seja mais confortável para eles.

Mantenha sua calçada bonita. Adicione sinalizações engraçadas e inteligentes. Isso pode trazer um sorriso para o rosto de algum transeunte e até mesmo convencê-los a ponto de darem uma chance para seu estabelecimento.

Um bom serviço é tudo

No entanto, tenha sempre em mente que todos os detalhes estéticos serão rapidamente ofuscados se seus clientes receberem um péssimo serviço de atendimento durante a refeição.

Uma experiência desagradável com a equipe do restaurante pode arruinar a saída de qualquer pessoa, e geralmente leva a avaliações negativas sobre seu estabelecimento. Acima de tudo, certifique-se de que seus garçons são amigáveis e seus cozinheiros são bem treinados para lidar com os pedidos dos consumidores.

Agora é com você!

A parte mais memorável da refeição costuma ser as interações humanas que ocorrem e as experiências que elas geram. Por isso, supere as expectativas dos seus clientes, com marketing de diferenciação.

Este é o foco principal com o qual eu trabalho em minhas consultorias.

Existem inúmeras maneiras criativas de fazer isso. Que tipo de experiência você pode oferecer aos seus consumidores? Pense nisso, coloque no papel e execute. E finalizo com uma dica master: Coloque paixão no seu negócio! #botaprafazer 

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