Mcdonaldização da sociedade

McDonaldização, comportamento de consumo da sociedade contemporânea

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McDonaldização é uma teoria que foi desenvolvida pelo sociólogo americano George Ritzer, que introduziu o conceito de McDonaldização em seu livro de 1993, The McDonaldization of Society. 

Segundo Ritzer, o termo McDonaldização se aplica quando a sociedade moderna se comporta com características moldadas nas lojas de fast-food (não especificamente McDonald’s, mas na maioria das lojas fast-food dos dias de hoje). 

De acordo com Tibério Alfredo, coordenador do curso de Gastronomia Contemporânea da faculdade EnsinE, o comportamento Mcdonaldizado é um algo tão comum em nosso dia a dia que o fazemos sem perceber.  

Participamos desse fenômeno, segundo Tibério, quando esquentamos uma lasanha industrializada congelada, ou preparamos uma pipoca no micro-ondas e até mesmo nos restaurantes self-services. 

O professor ilustra esse pensamento quando diz que “nós desembalamos mais e descascamos menos”. E ele tem toda a razão. 

Explicando a Mcdonaldização em 4 etapas 

Esse comportamento foi adaptado com base nos princípios de um restaurante de fast-food: eficiência, cálculo, previsibilidade e controle. 

Vamos enumerar esses princípios 

  • 1 – Eficiência: busca do método prático, facilmente replicável na produção de alimentos, ou qualquer outro bem ou serviço, minimizando o tempo necessário para concluir o processo de produção; 
  • 2 – Cálculo: avaliação de resultados com base em critério quantificável, onde todo o processo é mensurável, fundamental para gestão de qualquer restaurante. 
  • 3 – Previsibilidade: visa garantir uniformidade e resultados padronizados em processos repetitivos de produção ou experiências idênticas (ou próximas) para  consumidor. 
  • 4 – Controle: permite garantir que os trabalhadores e processos se comportem da mesma maneira, diariamente. Também se refere a substituição do trabalho humano pela automação, sempre que possível. 

Explicando melhor essas 4 características, a Mcdonaldização eliminou a necessidade de trabalhadores qualificados, pois as tarefas são repetitivas. Ou seja, mão de obra fácil de substituir. 

Essa forma de execução, segundo o autor, desvaloriza a força de trabalho humana, e algumas empresas transferem para o consumidor tarefas que seriam de sua responsabilidade. 

Por exemplo: em um restaurante self-service, é você quem monta o seu prato. Ou quando compra móveis de baixo custo, você mesmo monta. Dessa forma, você está ajudando às empresas a alcançarem eficiência e controle, fazendo você “trabalhar de graça” 

O professor Tibério ressalta que isso de forma alguma é uma crítica. É uma constatação de um comportamento contemporâneo. 

Na pós de Gastronomia Contemporânea aborda-se o assunto de forma didática, incentivando o aluno a pensar e analisar uma cultura que tem sido adotada não somente na gastronomia, mas na vida. 

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