No próximo sábado (13), à partir das 9h30, acontece o evento Manhã de imersão: educação integral e suas possibilidades na vida do professor. O encontro será ministrado pelo coordenador da pós-graduação da Ensin.E, “Formação de educadores em uma perspectiva integral”, Gabriel Matos. A ideia do encontro é abordar o conceito da educação integral e suas funcionalidades na vida do professor.
” A educação integral é a promoção do desenvolvimento integral do indivíduo em todas as suas dimensões, ou seja, o desenvolvimento intelectual, físico, emocional, social e cultural. Sendo assim, essa não é uma responsabilidade única da escola, mas sim uma responsabilidade coletiva, que envolve os estudantes, as famílias, os educadores e a comunidade local. Nossa ideia com o lançamento dessa pós é tornar os profissionais da educação cientes dessa realidade e principalmente pronto para encarar qualquer mudança e desafio em sala de aula”, explica Gabriel.
No curso gratuito e on-line, os participantes poderão entender o conceito mais a fundo e ter uma prévia do conteúdo que será abordado na pós-graduação.
As vagas são limitadas, e após o término do curso, os participantes vão receber certificados. Ainda dá tempo de se inscrever, basta clicar aqui!
Quais são os princípios da Educação Integral?
O Centro de Referências em Educação Integral explica que a formação integral e global do estudante deve acontecer de acordo com alguns princípios: centralidade do estudante, aprendizagem permanente, perspectiva inclusiva e gestão democrática. Vamos ver o que cada um deles significa?
1. Centralidade do Estudante
O primeiro princípio é a centralidade do aluno, ou seja, como o próprio termo diz, o foco é no aluno. Com isso, todo projeto pedagógico deve ser construído e revisitado a partir das necessidades do aluno.
Isso significa que a proposta deve ser personalizada e que tenha, de fato, a participação dos alunos nessa construção de um processo de ensino-aprendizagem global.
2. Aprendizagem permanente
Outro princípio é a aprendizagem permanente, o que pressupõe que todas as dimensões do processo de ensino-aprendizagem estejam inseridas no currículo. Dessa forma, as dimensões desenvolvidas não é somente a intelectual, mas também a social, emocional, física e cultural, compondo assim um desenvolvimento integral.
Segundo o Centro de Referências em Educação Integral, “na Educação Integral os conteúdos acadêmicos se articulam aos saberes dos alunos e comunidades, dialogam com diferentes linguagens e compõem experiências formativas que envolvem e integram o conhecimento do corpo, das emoções, das relações e códigos socioculturais”.
3. Perspectiva inclusiva
A perspectiva inclusiva também está entre os princípios da educação integral. Portanto, as propostas pedagógicas devem respeitar todas as diferenças, como as deficiências, a origem étnica e racial, religiosa, entre outros.
Dessa forma, é proposto que todos os espaços escolares sejam inclusivos e que, nesses locais, os estudantes tenham oportunidade de desenvolvimento em suas inúmeras dimensões.
4. Gestão democrática
Outro pilar importante é a gestão democrática, que existe para garantir os interesses e necessidades de aprendizagem e desenvolvimento dos estudantes.
Assim, a gestão democrática pressupõe que as decisões e o acompanhamento das atividades sejam realizados de forma coletiva com a comunidade escolar – alunos, pais e educadores.