Uso de inteligência artificial nas empresas é fato consumado e impacto no mundo do trabalho já é sentido em diferentes áreas. Escassez de talentos é o principal desafio para as empresas e a formação avançada em Matemática é oportunidade para atender a demanda.
A inteligência artificial (IA) já faz parte do nosso cotidiano há muito tempo. Empresas e governos utilizam essa tecnologia há anos para otimizar processos, predizer demandas, automatizar ações e aumentar a eficiência.
Ainda assim, os últimos anos foram de uma aceleração radical no uso de IA’s tanto nos negócios quanto no cotidiano. Desde que as inteligências artificiais generativas (IAG) como o chat GPT da OpenAi ou o Gemini da Google ficaram disponíveis para o grande público, o modo de trabalhar e administrar um negócio mudou em todos os lugares do planeta.
Neste texto você vai entender como especialistas da área enxergam o uso de inteligência artificial nas empresas, quais são os desafios na sua adoção e quais as oportunidades para quem quiser aplicar essa nova tecnologia para crescer no mercado.
Leia também
Por que estudar matemática é cada vez mais importante?
Como se tornar um profissional disputado no mercado
Inteligência Artificial na Medicina: o que esperar?
Inteligência artificial nas empresas
A inteligência artificial nas empresas usa ferramentas digitais para gerar soluções e respostas de forma autônoma. Segundo pesquisa de 2022 conduzida pela IBM, uma das principais desenvolvedoras de IA, 41% das empresas no Brasil já adotaram essa tecnologia.
Esse número, porém, cresce a cada ano.
De acordo com a pesquisa “The state of AI in early 2024: Gen AI adoption spikes and starts to generate value” da McKinsey, o uso de IA nas empresas brasileiras aumentou de 55% em 2023 para 72% em 2024.
Essa adoção generalizada é percebida também em termos de investimentos. A Randstad, empresa global de consultoria de RH, revelou que 65% das empresas aumentaram seus investimentos em IA no último ano.
Como a IA pode ajudar empresas?
A IA ajuda empresas a automatizar tarefas repetitivas, como disparo de e-mail marketing personalizado e inserção de leads no funil de vendas. Isso aumenta a eficiência e economiza tempo.
A integração da inteligência artificial nas empresas, porém, vai além das ferramentas como chat GPT, Gemini ou Copilot. Isso é o básico. A verdadeira vantagem competitiva surge quando se combina IA com análise de dados profunda, possibilitando decisões estratégicas mais informadas.
Quais são os principais usos da inteligência artificial nos negócios?
A IA pode automatizar tarefas, analisar grandes volumes de dados, personalizar conteúdo e muito mais. Isso permite um atendimento mais dinâmico para clientes e liberdade para funcionários se concentrarem em atividades mais estratégicas e criativas.
Alguns dos principais usos da IA nas empresas incluem:
- Automação de tarefas repetitivas e manuais
- Melhoria da tomada de decisões
- Personalização da experiência do cliente
- Prevenção de fraudes
- Otimização de processos
A IA tem o potencial de transformar todos os aspectos de um negócio. Por isso, as empresas que adotarem essa tecnologia estarão bem posicionadas para o sucesso no futuro breve.
Qual é a aplicação da IA na rotina das empresas?
A IA nas empresas é usada para análise de dados, automação de tarefas e personalização de serviços, melhorando a eficiência e a experiência do cliente
Matemática, a mãe da inteligência artificial
Em essência, a IA identifica padrões em grandes conjuntos de dados usando métodos estatísticos. Por isso, para aproveitar o potencial máximo da inteligência artificial nas empresas, é fundamental contar com profissionais que dominem a matemática.
Essa tecnologia “apresenta padrões identificados em massas de dados por meio de métodos estatísticos, ou seja, é a boa e velha Matemática”, explica Vitor Rangel Jr., diretor da Faculdade EnsinE.
De fato, as inteligências artificiais já existem há décadas, mas o desenvolvimento técnicas de aprendizado de máquina revolucionárias, a aceleração computacional e a robustez de bancos de dados na atualidade, têm definido novos paradigmas para a área.
É o que explica a doutora em Modelagem Computacional, Ana Carolina Carius: “a IA não é exatamente nova, mas está se tornando muito relevante agora, está se integrando cada vez mais às nossas vidas e sua verdadeira força reside na capacidade de realizar cálculos matemáticos complexos com rapidez”.
Ranieri Imperatori, matemático, cientista de dados e professor da EnsinE, acrescenta: “Antigamente, a limitação computacional impedia avanços significativos. Hoje, na era do Big Data, podemos treinar essas inteligências com volumes massivos de dados.”
Sucesso tendendo ao infinito
Matemática e Ciência de Dados na Era da IA
Para suprir a demanda por profissionais qualificados, a Faculdade EnsinE anunciou uma iniciativa pioneira para agosto de 2024: os cursos de Graduação em Matemática e Pós-graduação em Matemática com ênfase em Inteligência Artificial (IA) e Ciência de Dados.
O objetivo é capacitar futuros profissionais para integrar eficazmente essas tecnologias inovadoras no mercado corporativo em rápida transformação.
Formando talentos em Inteligência Artificial
O diretor da Faculdade EnsinE destaca a importância dos cursos de Matemática para proporcionar aos estudantes os fundamentos necessários para explorar o potencial da IA desde os primeiros passos na carreira. Para Vitor, “é essencial preparar os profissionais não apenas com conhecimentos técnicos sólidos, mas também com habilidades empreendedoras e criativas para atender às demandas do mercado”.
Qual faculdade fazer para trabalhar com inteligência artificial?
Para trabalhar com inteligência artificial, faça uma graduação em Ciência da Computação, Engenharia da Computação ou Matemática. Esses cursos oferecem a base necessária em algoritmos, programação e análise de dados.
Aliás, com milhares de oportunidades no mercado e uma crescente demanda por profissionais qualificados, o investimento na formação em Matemática e Ciência de Dados é estratégico. A missão da Faculdade EnsinE, destaca Carolina, é “formar profissionais que possam não só contribuir para o avanço da tecnologia, mas também liderar iniciativas de pesquisa e desenvolvimento no futuro.”
Com a formação em Matemática com ênfase em Ciência de Dados e Inteligência Artificial, a EnsinE quer não apenas preparar os estudantes para as demandas atuais do mercado, mas liderar a próxima geração de inovação tecnológica e científica no país.