A evolução da musculação

O QUE VOCÊ VAI LER

Você já parou para pensar na história da musculação?

A verdade é que o exercício físico sempre fez parte da rotina do ser humano. Há achados históricos em pedra talhada de pessoas praticando exercícios com peso.

Paredes de capelas funerárias do Egito mostram que, há 4.500 anos atrás, homens da época também utilizavam pesos para se exercitar. Existem também várias estátuas gregas encontradas no passado que representavam corpos musculosos.

Falando em Grécia, há quem diga que o primeiro a usar métodos de musculação foi o grego Milon de Crotona, um atleta seis vezes campeão das Olimpíadas. Sabe o ditado “quem quer dar um jeito”? O cara levava isso a sério! Ele costumava fazer corridas com um bezerro nas costas, hardcore real, né?

O que é musculação?

A musculação é uma atividade que envolve movimentos e exercícios que visam trabalhar diversos grupos musculares em um só treino. É uma ótima opção para pessoas de todas as idades e níveis de condicionamento físico, pois permite o controle da carga e dos movimentos de acordo com as limitações individuais.

Embora esteja presente em quase todas as culturas humanas ao longo do tempo, a verdade é que a história da musculação como conhecemos hoje tem pouco mais de 100 anos. 

Século 19 e a influência de Eugen Sandow na musculação

No final do século 19, a população ia se tornando cada vez mais sedentária, e consequentemente os problemas de saúde foram aparecendo.

Nesse meio tempo, surge Eugen Sandow, o pai do fisiculturismo moderno. O russo foi um dos primeiros atletas a desenvolver intencionalmente sua musculatura em dimensões pré-determinadas.

Como muitos incitantes na musculação, Eugen era um adolescente magro e com um físico não muito esportivo. Entretanto, ainda jovem iniciou uma jornada de treinamento intenso com objetivo de moldar o seu corpo. Nesse período, Sandow entrou em uma companhia circense e com ela viajou pelo mundo.

Eugen Sandow é considerado o pai da musculação, por desenvolver intencionalmente sua musculatura em dimensões pré-determinadas.

Só que o que realmente imortalizou o nome de Sandow no esporte foi seu tino por negócios. O atleta percebeu um grande um potencial no nicho de musculação.

Então em 1897, Eugen lançou uma das primeiras marcas de suplementos nutricionais para esportistas e começou a publicar uma revista mensal de esportes.

Além disso, Sandow foi fundador da primeira cadeia mundial de academias de ginástica, bem como o primeiro atleta a organizar uma competição profissional de fisiculturismo. De fato, Eugen Sandow abriu caminhos para a consolidação da musculação e do fisiculturismo.

Anos 40: A ascensão do culturismo

Apesar do século 19 ter pavimentado o caminho para a musculação, sua prática só ganhou credibilidade no século XX, mais especificamente em 1939, quando ocorreu a regulamentação do Culturismo feito pela American Athetic Union.

Ainda em 1939, foi criado o Mr. América, um campeonato que avaliava seus competidores pelos aspectos da hipertrofia, definição muscular, proporção entre as dimensões dos grupos musculares e sequência de poses.

Enfim, a criação desse evento e a regulamentação representam a ascensão do culturismo. O fisiculturismo, como é conhecido hoje, passou a ser definido como esporte em 1946, com os campeonatos de culto ao corpo esculpido. Até então, existiam os concursos de beleza física, conhecidos como Mister Universo.

Atualmente, o fisiculturismo é a sexta modalidade esportiva mais difundida no mundo.

Os anos 70 e a influência do Cinema e da Televisão

Durante muito tempo, o cinema e a TV ditaram os padrões de beleza. Nos anos 70, acompanhamos uma leva de filmes de lutas com personagens passando por grandes transformações em seus corpos. Por exemplo, Arnold Schwarzenegger , Sylvester Stallone e Lou Ferrigno são alguns nomes que marcaram a época.

Arnold Schwarzenegger é até hoje considerado uma referência no fisiculturismo e na musculação.

Nesse momento, a prática da musculação passou a receber maior atenção comercial, consolidou-se como atividade física e estimulou o desenvolvimento de pesquisas em torno de suplementos, nutrição e anabolizantes.

Por outro lado, a TV e o cinema também tiveram impactos negativos sob o público. Quem explica é o educador físico Rogério Tasca:

A TV com seus artistas de novela e o cinema com seus grandes atores influenciaram e continuam influenciando a busca pelos corpo ideal, motivando muitos a se exercitar.

Entretanto, isso também leva muitos a doenças como bulimia, vigorexia e anorexia. Só atualmente o exercício físico, principalmente a musculação, tem sido ligada à saúde como deve ser e não somente pela estética.

Um novo século, uma nova era na musculação

Atualmente vivemos uma onda fitness que movimenta o país: a indústria de atividades físicas gera 2,1 bilhões de dólares no Brasil. Para você ter ideia, o Brasil ocupa o segundo lugar no ranking de academias de musculação e, por consequência, a demanda por profissionais qualificados só aumenta.

Mas quais os motivos por trás de tanta procura? Rogério atribui o crescimento do interesse, sobretudo, aos avanços tecnológicos:

A produção científica mais do que dobrou, inclusive provando muitas coisas que os próprios fisiculturista testaram. Os aparelhos se tornaram mais agradáveis e confortáveis de treinar. Os aplicativos também têm papel importante, gamificando as atividades e engajando mais a população com o exercício

Além disso, vivemos um período de naturalização de diferentes corpos e consequentemente, o ambiente fitness tende a ficar  cada vez mais diverso. De modo geral, a finalidade do exercício é promover a saúde e a qualidade de vida, mas, claro, que um dos benefícios é a possibilidade de moldar o corpo.

É um benefício estético não para um padrão específico ou em uma competição do corpo ideal, mas sim de adaptações positivas do seu corpo. Exercício é necessário e essencial.

Dessa forma, podemos observar como a musculação sempre esteve presente na história humana. Mesmo que existam diversos motivos para alguém procurar a musculação, as pessoas estão cada vez mais conscientes e buscando um equilíbrio entre o estético e a saúde.

A mudança é lenta e gradual mas já conseguimos ver uma grande evolução.

Seja um especialista em Fitness e Saúde

Gostou de conhecer um pouco mais sobre a história da musculação?

Tem interesse em aprender ainda mais?

Então dá uma olhada na nossa pós-graduação em Fitness e Saúde. Só na EnsinE você tem acesso aos maiores nomes fitness do país e ainda aprende sobre:

  • Perfil de clientes
  • Tendências do mercado de Educação Física
  • Planejamento de ações dentro e fora do ambiente de academia
  • Prescrições e controle do exercício físico individual e coletivo
  • Técnicas de motivação e gestão.

E se você ainda estiver no início da carreira, então não esquece de conferir nossa Graduação em Educação Física! Nós reunímos os melhores profissionais e empresários do ramo em Juiz de Fora e tudo isso no coração da cidade!

3 comentários em “A evolução da musculação”

  1. Na minha a opinião não existe um padrão de beleza a ser segundo, mas a mídia faz uma influência a um tipo de padrão de beleza. Eu acho que cada um pode ser como ele quiser desde que a pessoa se sinta feliz.

    Responder
    • Existe o que é belo, querida.
      Se sentir bem é diferente de beleza e saúde.

      A beleza resulta em harmonias simétricas, proporções. Platão dizia isso.

      No fisiculturismo não é avaliado beleza, mas hipertrofia, proporção, condiconamento. É perfomance e não um campeonato de beleza.

      Responder
  2. O surgimento da musculação é bem mais antigo do que imaginamos. Há achados históricos em pedra talhada, datados de 1896 a.C., onde pessoas utilizavam exercícios com pesos. Paredes de capelas funerárias do Egito mostram que, há 4.500 anos atrás, homens utilizavam pesos para se exercitar

    Responder

Deixe um comentário

Você também pode gostar de ler

Educação Física

Faculdade de Educação Física: valor e tempo

Faculdade de Educação Física: valor e tempo Quanto tempo dura a formação em Educação Física? Quanto custa uma faculdade na área? Saiba quais variáveis considerar na hora de investir na carreira em Educação Física. Sumário Pensando em entrar na faculdade de Educação Física e precisa entender quanto tempo (e quanto dinheiro) isso vai custar? Nada mais justo. Investir na carreira é uma decisão que exige muita reflexão e acerto. A ideia desse texto é ajudar. Seja você um apaixonado por

Continuar lendo »
Educação Física

II Simpósio de Educação Física e 1ª Mostra Científica da Faculdade EnsinE

O II Simpósio da Educação Física teve como tema: Abordagem Interdisciplinar: a Obesidade e suas Repercussões e convidou profissionais da Medicina, Psicologia, Nutrição e Educação Física para discutir sobre essa tema tão importante e atual. No mesmo dia, ocorreu a 1ª Mostra Científica da Faculdade EnsinE, com trabalhos de três áreas: Gastronomia, Educação e Educação Física. Confira algumas fotos do evento abaixo! Fotos do evento

Continuar lendo »
Educação Física

21 profissões em alta no mercado de educação física

Esqueça aquela história de que só dá para ser personal ou professor no mercado de educação física. Na verdade, as possibilidades de atuação nessa área são virtualmente infinitas. Considerada uma das profissões do futuro pelo Bureau of Labor Statistics, escritório dos Estados Unidos que monitora o mercado de trabalho, a educação física está em crescimento acelerado no mundo. Leia também Como escolher a faculdade certa para mim? O que se estuda na Faculdade de Educação Física? O que tem de

Continuar lendo »
Educação Física

II Simpósio de Educação Física: Abordagem Interdisciplinar à Obesidade e Suas Repercussões

Olá a todos! É com grande entusiasmo que anunciamos a realização do II Simpósio de Educação Física da Faculdade EnsinE, evento interdisciplinar sobre a obesidade e suas repercussões. Após o sucesso da primeira edição, o simpósio retorna com uma programação diversificada, oferecendo a oportunidade de compartilhar conhecimentos e experiências sobre um dos problemas de saúde mais alarmantes dos tempos modernos. Leia também O que se estuda na Educação Física? 4 dicas (de ouro) para o mercado de Saúde e Bem-Estar

Continuar lendo »

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp.