Como trabalhar o desenvolvimento Integral?
Após uma imersão nos principais desafios que a humanidade enfrenta e na relação que esses desafios contem com a desatualização dos currículos escolares, a disciplina 2 da pós-graduação propõem uma estrutura para visualizar a realidade de desenvolvimento integral.
O grande criador dessa estrutura chamada meta teoria integral é Ken Wilber, um filósofo americano que estudou diversas áreas do conhecimento e teve o insight de começar a integrar correntes de pensamento divergente ao invés de escolher alguma como mais correta.
Segundo Wilber, ninguém age com a intenção de errar e as verdades de cada um são verdades parciais, que precisam se somar para que as diferentes visões sejam contempladas. A famosa frase “ninguém esta errado mas ninguém esta 100% certo” é uma síntese do seu pensamento e exatamente isso que a Teria Integral, busca.
Com os estudos da ciência, psicologia, religião, filosofia e o próprio desenvolvimento humano, está linha de pensamento é um formato revolucionário para que primeiramente nós possamos nos entender para depois entendermos o mundo.
Ken Wilber nos apresenta pelo menos um caminho para que essas dúvidas sejam respondidas por nós mesmo como indivíduo. São diretrizes simples e também profundas, que nos permitem olhar como um todo de forma holística e sustentável para o desenvolvimento humano. de uma forma breve, tentaremos traçar esses caminhos. (você pode acessar a matéria completa, aqui:)
São eles:
- Quadrantes, Dimensões da realidade: Interior e exterior, individual e coletivo. Essas quatro, são dimensões realistas, que reflete as perspectivas de tudo que acontece na vida.
- Linhas , Inteligências múltiplas: Inteligência interpessoal, inteligência emocional, inteligência cognitiva, espiritual, emocional… Que são as formas de sabedoria em que o desenvolvimento do indivíduo pode e deve ocorrer.
- Níveis: Nascemos focados em nós mesmos e ao longo da vida, vamos tendo percepções e nos abrindo para o mundo, para o coletivo.
- Estado: Como o nosso cérebro busca o estado de consciência, seja por um sonho, meditativo e experiências vividas.
- Tipos: São as diferenças imutáveis de cada indivíduo, personalidade, gêneros…
Como começar a desenvolver empatia por visões diferentes das nossas? Como compreender a atual situação do mundo à luz da diversidade de pessoas e opiniões? E talvez a pergunta mais importante: como usar as nossas diferenças para nos desenvolver ao invés de nos separar? Vamos tentar responder todas essas questões para que a sua sala de aula seja o mundo que você sonha!
Para ter acesso ao a todas as disciplinas do curso, clique aqui: