Pós-graduação
Ensino a distância

Desenvolvimento Integral: Abordagens Pedagógicas para uma Educação Transformadora.

Por que fazer o curso de Desenvolvimento Integral: Abordagens Pedagógicas para uma Educação Transformadora.

Cada vez mais temos testemunhado um fato interessante: a disponibilidade de acesso à todas as culturas do mundo. O conhecimento agora é global e, pela primeira vez, todo ele está disponível para todos.

Quando colocamos todo esse conhecimento disponível na mesa, é fato que ainda são muitas as variáveis para lidar, operações mentais e emocionais que vão além da nossa capacidade.

Mas e se usássemos esse conhecimento, experiência, sabedoria e reflexão de civilizações pré-modernas, modernas e pós-modernas para criar e explorar um mapa de desenvolvimento humano?

E se, a partir desse mapa, começássemos a explorar as possibilidades de desenvolvimento partindo do “eu” e reverberando até a nossa sociedade?

Neste curso, iremos introduzir o mapa integral de Ken Wilber e desenvolver o olhar do estudante partindo do autoconhecimento e culminando nas bases do modelo educacional que temos construído há séculos.

Um modelo educacional que dá sinais de desgaste, justamente porque o conhecimento está ao alcance de todos e as formas de aprender são diversas.

Objetivos do curso de Desenvolvimento Integral: Abordagens Pedagógicas para uma Educação Transformadora.

O curso “Desenvolvimento Integral: Abordagens pedagógicas para uma educação transformadora” apresenta-se plenamente comprometido com as diversas mudanças que vem ocorrendo no mundo, nos últimos 30 anos e, também, uma busca por oportunidades inovadoras.

Como a educação tem respondido a esse cenário cada vez mais incerto? Como algumas teorias das principais referências pedagógicas do século XX têm se mostrado na prática frente a esses cenários de mudança? Como analisar toda essa dinâmica a partir da ótica de cada indivíduo? Como começar a traçar caminhos que façam sentido para todos levando-se em consideração diferentes realidades?

Este curso propõe reflexões sobre a prática docente e os currículos educacionais a partir do mapa de desenvolvimento integral proposto por Ken Wilber. Pretende-se desenvolver competências, como autoconhecimento e empatia, para o desenvolvimento de uma visão sistêmica capaz de olhar para desafios complexos, como o da educação, de forma criativa e presando pela diversidade social e de saberes.

Objetivos Específicos:

  • Conhecer o mapa de desenvolvimento integral proposto por Ken Wilber.
  • Desenvolver a partir do autoconhecimento, reflexões acerca da própria experiência de vida e como elas repercutem em todas as dimensões do eu (física, cognitiva, emocional e social) e nos diversos contextos em que a vida se manifesta (família, trabalho, relações afetivas). Para uma percepção mais sutil quanto ao desenvolvimento do outro e a reverberação no todo.
  • Compreender os padrões de comportamento humano a partir da psicologia e da neurociência, para o desenvolvimento das habilidades socioemocionais e como consequência de todas as experiências vividas.
  • Compreender como professores podem criar conexões com os seus estudantes, para despertar o interesse pelas aulas, através de novas metodologias que levam em consideração recentes descobertas sobre a aprendizagem. Também, como esses profissionais podem se relacionar com o ambiente que emerge no processo educativo.
  • Compreender os mecanismos utilizados na construção das próprias relações à luz das experiências vividas e dos padrões de comportamento.
  • Desenvolver pensamento sistêmico e analisar os sistemas considerando sua complexidade na integração do ser e da cultura, como lugar de expressão coletiva.
  • Compreender os contextos educacionais e as possibilidades de implementação de propostas transformadoras e inovadoras, independente de linhas metodológicas.

Estrutura do curso de Desenvolvimento Integral: Abordagens Pedagógicas para uma Educação Transformadora.

1 – INTRODUÇÃO PARA UMA EDUCAÇÃO INTEGRAL – 30H –

Professor: Gabriel Albuquerque de Matos Assis

Ementa:
A disciplina tem por finalidade trazer uma contextualização sobre todas as mudanças que o mundo vem sofrendo e o quanto isso precisa estar refletido nas escolas, desde a dimensão interna dos professores, passando pelas práticas docentes e até a concepção dos currículos escolares.

A disciplina vai jogar luz na forma como ele foi concebido. Serão quatro blocos que irão apoiar todas as reflexões dos estudantes: experiência (interno), comportamento, relações e sistema (família, escolas, etc). Sempre partindo da premissa de que os sistemas são formados pela combinação das experiências individuais trazendo inovações sistemáticas, primeiro as pessoas devem estar inovando na relação delas com elas mesmas.

Essa disciplina introdutória também irá detalhar como será o trabalho de conclusão do curso. que irá refletir o processo de aprendizagem e desenvolvimento do aluno, com a construção de um trabalho autoral que explore diversas linguagens.

2- FUNDAMENTOS DO DESENVOLVIMENTO INTEGRAL – 30H –Professor: Gabriel Albuquerque de Matos Assis

Ementa:
A disciplina irá trazer toda a experiência que o autor da disciplina Ken Wilber viveu e como isso apoiou no desenvolvimento da teoria integral enunciada por ele. Ao longo da trajetória da disciplina, serão elucidados os 5 critérios que compõem a teoria: tipos, quadrantes, níveis, estados e linhas de desenvolvimento e como todos eles repercutem

3- DOCÊNCIA E TOMADA DE CONSCIÊNCIA – 30H – 

Professor: Camila Tarif Ferreira Folquitto

Ementa:
Refletir sobre a prática docente pautada na relação intrínseca entre os sentimentos, pensamentos e ações, a partir do eixo central da tomada de consciência.

Apresentar, a partir dos critérios propostos pela BNCC para uma educação integral, as relações entre afetividade e inteligência a partir de diferentes perspectivas da Psicologia, ressaltando o caráter não dicotômico destas funções e seu papel na aprendizagem e desenvolvimento humano.

Por meio de vídeo aulas expositivas de curta duração, fóruns interativos e leituras de livros e artigos científicos, a disciplina irá conceituar o que são as emoções, afetividade, e proporcionar uma experiência de autorreflexão sobre a prática docente, permeada por suas emoções, sentimentos, valores e motivações.

4- NEUROCIÊNCIA APLICADA AO ENSINO-APRENDIZAGEM – 30H-

Professor: Leticia Medina Cohen

Ementa:
A disciplina Neurociência na Educação tem como objetivo desenvolver os conceitos fundamentais da neurociência aplicada no contexto educacional com ênfase nos processos de aprendizagem.

Abordagem sobre o desenvolvimento humano e suas relações com processos neurobiológicos e sociais, abrangendo os conceitos de funções cognitivas e emoções envolvidas nas relações ensino/aprendizagem.

Aborda também os impasses no desenvolvimento e suas repercussões nos processos de aprendizagem individual e impactos no coletivo escolar, possibilitando o desenvolvimento de uma prática inclusiva na educação.

5 – O EDUCADOR-FACILITADOR – 30H-

Professor: Anna Luisa Castilho Rossi

Ementa:
A disciplina irá explorar o conceito e habilidades de Facilitador, para que o estudante possa conectar às suas habilidades e propósito enquanto educador como explorar uma melhor condução e apoio para seus alunos no processo de aprendizagem, valorizando o processo individual.

Para isso, será apresentado a concepção de propósito e reconhecimento de suas habilidades para condução de campos e diversas formas de aprendizagem, linguagens e objetivos que estão presentes na educação de crianças, adolescentes e adultos.

Utilização de recursos técnicos diversos para ampliação de repertório.

06- HABILIDADES SOCIOEMOCIONAIS NA APRENDIZAGEM – 30H-

Professor: Natalia Dos Santos

Ementa:
A disciplina Habilidades Socioemocionais na Aprendizagem tem por finalidade realizar a compreensão do surgimento das habilidades como objeto de conhecimento, debater o por que das habilidades serem trabalhadas na educação, instrumentalizar os estudantes a aplicá-las em suas práticas profissionais e cotidianas e realizar a preparação de atividades que contemplem áreas de conhecimentos socioemocionais, assim como aprender a avaliar habilidades e competências que contemplem o desenvolvimento emocional.

7- COMPLEXIDADE E AS RELAÇÕES DE ENSINO-APRENDIZAGEM – 30H-

Professor: Danielle Bidoia Pereira Sanches

Ementa:
A disciplina tem por finalidade explorar o conceito da visão sistêmica para que o estudante possa compreender na construção da visão integral o processo de inclusão do ser individual.

Para isso, será apresentado a importância da presença do aluno na construção dos ambientes de aprendizagens, as construções das relações, o conceito do ser humano e natureza, pertencimento, diversidade e ética.

Ampliando a perspectiva sobre o conceito de Inteligência Sistêmica, interligando o desenvolvimento subjetivos e o objetivo e compreendendo o impacto de suas ações.

8- Aprendizagem Ativa – 30h-
Professor: Natalia dos Santos

Ementa:
A disciplina de aprendizagem ativa tem por finalidade aprofundar diferentes teorias e metodologias de educação, refletir sobre abordagens que valorizam o protagonismo do estudante e debater o papel do professor dentro dos contexto atual da educação.

Assim, realizar o planejamento de aulas que contemplem componentes fundamentais das novas metodologias: a organização do espaço de aprendizagem, o distanciamento do modelos tradicional para a condução e atividades, a gestão da sala de aula, a contribuição das tecnologias digitais e a influência da cultura escolar para a realização dessas transformações.

9- DESIGN DE EXPERIÊNCIAS DE APRENDIZAGEM -30H-

Professor:Danielle Bidoia Pereira Sanches

Ementa:
A disciplina tem por finalidade contextualizar o Pensamento do Design como uma abordagem que auxilie na busca de soluções práticas que considerem a diversidade de pessoas e saberes.

Para isso, será apresentada os conceitos do Pensamento do Design: curiosidade, experimentação, reformulação de problemas, consciência de processo e colaboração em rede, para explorar novas perspectivas de entendimento de sistemas complexos, explorando as habilidades empáticas, criativas e o entendimento de desenvolvimento individual dentro do coletivo.

Apoiado pela ferramenta Design Thinking para Educadores, que tem o objetivo de trazer soluções para ambientes complexos educacionais.

10 – CONTEXTOS EDUCACIONAIS BRASILEIROS – 30H-

Professor:Ana Panzani

Ementa:
Educação à luz da organização política e econômica do Brasil.

Lutas e direito à educação no contexto nacional.

Políticas públicas em educação. Legislação e bases fundantes em debate: PDE, PNE, LDB, ECA, BNCC.

A educação integral na perspectiva do contexto educacional brasileiro. Educação dos objetivos do desenvolvimento sustentável e da economia em transição. Cenários, incertezas e perspectivas para a educação brasileira.

11- CURRÍCULO EM UMA VISÃO CONTEMPORÂNEA – 30H-

Professor: Natalia Dos Santos

Ementa:
A disciplina tem por finalidade realizar a compreensão dos estudantes em relação a ferramenta currículo como importante instrumento de político-pedagógico para a formação de cidadãos.

Para isso, será apresentado diferentes modelos e conceitos de currículo. Ampliar o conhecimentos em relação aos métodos e teorias de estruturação de currículos e por meio de atividades práticas possibilitar os estudantes a desenvolverem objetivos de aprendizagem com a utilização do Understanding By Design.

12- GESTÃO EDUCACIONAL À LUZ DAS DIMENSÕES DA EDUCAÇÃO INTEGRAL – 30H

Professor: Ana Panzani

Ementa:
Gestão educacional na sociedade contemporânea.
Autonomia e gestão democrática.
O papel do gestor educador em diferentes contextos.
As dimensões da educação integral na gestão educacional.
Os saberes subalternos no contexto da gestão educacional.
Gestão de incertezas, crises e mediação de conflitos.
Gestão de pessoas e as relações com a comunidade.
Instrumentos e práticas em gestão educacional: currículo, projeto político-pedagógico.
Planejamento, acompanhamento e avaliação da prática educacional consideradas as dimensões da educação integral.

 

 

Corpo docente

Coordenador(a)

Gabriel Matos

Bacharel em Engenharia de Produção (2008/2013) – UFMG Coordenador da área de formação de professores da Somos Educação (2017/2019) Pós graduando em Formação integral e Habilidades Socioemocionais pelo Instituto Singularidades (2018/2020) Formado pelo Greater Good Science Center da Universidade de Berkeley – California/US (2019) Coordenador de Educação Integral no Instituto Península (2019) Co-fundador e Diretor Pedagógico da Escola Integra (2020/atual)

Professores(as)

Natália dos Santos

Especialista em Formação Integral e Habilidades Socioemocionais, Design Thinking e Ux Design. Atua como pesquisadora sistêmica das comunidades escolares brasileiras para a criação de plataformas de ensino. Graduada em Relações Internacionais pela ESPM, utiliza as metodologias do pensamento do design para a criação de soluções educacionais.

Leticia Medina

Psicóloga graduada pela Universidade Federal da Bahia, especialista em Saúde Coletiva pelo Instituto de Saúde Coletiva/UFBA. Atua como docente nos cursos de pós graduação nas áreas da saúde e educação no Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas - FMU. Supervisora clínico/institucional em equipamentos do SUAS e da RAPS. Experiencia na gestão de equipamentos do SUS, atuação na atenção psicossocial e formação de profissionais na área da inclusão social de pessoas com deficiência. Participação na elaboração de publicações na área da pessoa com deficiência e saúde mental (materiais didáticos). Atua nas áreas de pesquisa no campo da neurociência aplicada a aprendizagem e neuropsicologia.

Danielle Bidoia

Especialista em Formação Integral e Habilidades Socioemocionais pelo Instituto Singularidades, cursando segunda graduação em Pedagogia pelo Pedagogia para Liberdade. Atua como Designer de Experiência de Aprendizagem há mais de 3 anos no Terceiro Setor e em Negócios de Impacto Social criando e facilitando programas de Projeto de Vida para jovens de 15 a 24 anos e formação de educadores. Graduada em Design Gráfico e especialista em Design Digital pelo Centro Universitário Belas Artes de São Paulo, vem levando conceitos sobre design centrado no ser humano, criatividade, pensamento do design, soluções de problemas complexos e visão sistêmica para a educação.

Camila Tarif

Psicóloga, graduada pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP). Mestra e Doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano (USP). Pós doutorado em Psicologia da Saúde (UMESP). Psicóloga clínica e pesquisadora do desenvolvimento humano, com ênfase na infância e adolescência. Autora de artigos e publicações científicas, e dos livros Dimensões afetivas, cognitivas e morais na infância e Teorias de ensino aprendizagem na educação infantil (Ed. Senac). Coautora do Baralho de Habilidades Sociais (Ed. Sinopsys), e do livro Trajetórias de desenvolvimento socioemocional de crianças (Ed. Metodista).

Inscreva-se aqui

Matrícula

R$95,00

Planos de pagamento

À vista R$ 5.832,00
6x R$ 1.080,00
12x R$ 790,00
18x 360,00

Limpar

Início das aulas

Duração do curso

360 horas.

Público-alvo

Profissionais da educação, profissionais que atuam em ambientes não formais de educação, facilitadores de processos de desenvolvimento humano e pessoas que estão em transição de carreira e veem na educação uma oportunidade de trazer novos olhares e saberes.

Material didático

Biblioteca digital e conteúdo selecionado pelo docente disponibilizado na plataforma de estudos.

Certificado

Certificado emitido pela Faculdade Sensu e reconhecido pelo MEC.

Local das aulas

Plataforma online.

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