vitoria da conquista Distúrbios Metabólicos

Sumário

Nos dias 25 e 26 de março aconteceU mais um módulo Distúrbios Metabólicos e Alterações Endócrinas: disfunções metabólicas e coagulopatias. O tema ficou sob o comando do renomado professor Dr. Breno Cardoso Gomes.

A Pós-graduação em Medicina Intensiva Adulto da AMIB é realizada em parceria com a Faculdade EnsinE de Juiz de Fora.

Breno Distúrbios MetabólicosDr. Breno (foto ao lado) é professor do curso de Medicina da UFPR, da Universidade Positivo e Diretor Clínico das UTIs do Hospital da Polícia Militar do Paraná, do Hospital Municipal de Araucária e do Hospital São Lucas de Campo Largo.

O curso visa especializar os médicos a tratar as doenças endócrino-metabólicas com alguns dos mais capacitados profissionais do País.

As coagulopatias são doenças hemorrágicas de uma ou mais das proteínas plasmáticas da Coagulação.

Os pacientes acometidos podem apresentar sangramentos de gravidade variável, espontâneos ou pós-traumáticos, presentes ao nascimento ou diagnosticados ocasionalmente.

O diagnóstico e acompanhamento é realizado por equipe multidisciplinar.

A síndrome metabólica é um conjunto de doenças que, associadas, vão levar ao aumento do risco de problemas cardiovascularesderrames e diabetes.

Distúrbios Metabólicos, problema de saúde mundial

A síndrome metabólica possui uma ocorrência entre 20% e 25% da população, ou seja, uma em cada 4 ou 5 pessoas no mundo apresenta esse problema.

Hoje, por conta do stress da vida moderna, dos maus hábitos alimentares, da falta de atividade física e da história familiar, algumas doenças se tornaram bastante comuns, conforme abaixo:

• Hipertensão;
  • Colesterol alto;
  • Diabetes tipo 2;
  • Obesidade;
  • Acidente Vascular Cerebral;
  • Doenças cardíacas.

O problema ocorre quando essas doenças acontecem ao mesmo tempo em uma pessoa. Quando isso acontece, chamamos de síndrome metabólica.

Um dos fatores que ocasionam a síndrome metabólica é a obesidade, que, em muitos países, já é considerada uma epidemia, muito em função de alimentação inadequada e o sedentarismo.

A síndrome acontece quando há uma resistência à ação da insulina, fazendo o pâncreas produzir insulina em excesso.

Um dos sinais de resistência à insulina é o escurecimento da pele na região das dobras do corpo – como axilas, pescoço, parte interna do cotovelo.

Sintomas do Distúrbio Metabólico

Muitas vezes, os sintomas das doenças metabólicas são uma consequência de outras condições associadas. Podemos destacar:

• Problemas de colesterol – com risco de derrame e infarto.
  • Alterações de glicemia;
  • Roncos;
  • Dor de cabeça;
  • Tontura;
  • Fadiga;
  • Diabetes – com o desenvolvimento da doença;
  • Alteração menstrual – para mulheres;
  • Perda da libido – para homens;
  • Ganho de peso;
  • Dores articulares;
  • Pressão alta;

Ementa do curso AMIB

O módulo Distúrbios Metabólicos e Alterações Endócrinas: disfunções metabólicas e coagulopatias tem uma grade curricular atualizada e abrangente, adequada para sua especialização

• Crise tireotóxica.
  • Coma mixedematoso.
  • Interpretando provas tireoidianas no paciente crítico.
  • CAD.
  • CHHNC.
  • Coma hipoglicêmico.
  • Controle glicêmico na UTI.
  • Emergências no diabético: casos clínicos.
  • Insuficiência adrenal aguda no paciente crítico.
  • Manejo do paciente obeso na UTI.

Veja em nosso site a cidade em que os cursos da AMIB estão com inscrições abertas.

Vitória da Conquista

Praça Tancredo Neves

A terceira maior cidade da Bahia oferece espaços para aproveitar o dia ao lado da natureza

Vitória da Conquista é conhecida como a Suíça Baiana: a altitude média da cidade é de 900 metros acima do mar. Com clima tropical de altitude, chega a registrar temperaturas mínimas médias mensais abaixo de 14°C no Inverno.

Outra dica para quem vai no verão é se preparar para eventuais chuvas fortes, que se concentram no fim e no início do ano. Já no meio do ano, as chuvas dão lugar à neblina

Vitória da Conquista tem opções de lazer ao ar livre e uma gastronomia bem diversificada. Um dos maiores prazeres dos moradores é passar os domingos na Praça Tancredo Neves, que fica no Centro.

Muito arborizado e cheia de flores, o local tem lago, marrecos e muitos banquinhos.

“É a praça mais bonita de Vitória da Conquista. Mais do que as de várias outras cidades, inclusive”, é o que falam os Conquistenses.

Atualmente, é um dos principais pontos turísticos da cidade, com algumas manifestações culturais durante o ano.

A praça surgiu a partir da construção da Catedral Metropolitana de Nossa Senhora das Vitórias, padroeira da cidade.

A igreja, que tem estilo neogótico, com traçados e proporções clássicas, fica aberta para visitação.