Turma do curso de Neuropsicopedagogia terá módulo sobre Diagnóstico e Intervenção com Jogos
Nesse final de semana, (12), a Faculdade Ensine prepara mais um módulo para a quinta turma do curso de Pós-Graduação em Neuropsicopedagogia Clínica e Institucional, coordenado pela educadora Heloísa Delage. O módulo Diagnóstico e Intervenção com Jogos será ministrado pela professora especialista Rosé Bueno que faz parte do corpo docente da Ensine. Nessa aula, os alunos terão oportunidade de entender a importância da intervenção para que consiga um sucesso no diagnóstico clínico do paciente.
O módulo terá como base de estudos, as seguintes abordagens:
- Oficina de reflexão teórico-prática sobre o jogo e suas relações com a aprendizagem e o desenvolvimento sociocultural, cognitivo e emocional do ser humano.
- Vivência e análise de jogos.
- Procedimentos e recursos para a observação, análise e intervenção na situação lúdica.
- Mapa Cognitivo – ferramenta para diagnóstico e intervenção – Plasticidade Cerebral – Diagnóstico e intervenção com os jogos: para crianças com dificuldades de aprendizagem e com Transtorno de Espectro Autista, TDAH, Síndrome de Down, TOD.
- Jogos que serão utilizados: Cilada, Torre de Hanoi, Ta, Te, Ti tridimensional, Veriteck, Sodoku, Resta um, Alinhavos, Sequências ordenadas, Quebra cabeça.
Rosé destaca a importância de se usar ferramentas lúdicas para que o Neuroposicopedagogo tenha sucesso em seu diagnóstico pois é uma forma de quebrar a barreira negativa que alguns pacientes possam ter.
O sucesso destas intervenções, se dá pela forma lúdica, tirando a criança ou o paciente de um lugar comum e geralmente desconfortável pois cria uma descontração no ambiente e favorecendo a coleta de informações para análise.
A aula Diagnóstico e Intervenção com Jogos será no formato por videoconferência, a partir das 8h da manhã, na plataforma Meet.
O curso de Neuropsicopdagogia Clínica e Institucional está com inscrições abertas para a sexta turma que será exclusiva por videoconferência, abrindo a oportunidade para que pessoas de toda a região de Juiz de Fora possam cursar. Para se inscrever, clique aqui!