Diagnóstico e Intervenção com Jogos

Diagnóstico e Intervenção com Jogos

Sumário

Turma do curso de Neuropsicopedagogia terá módulo sobre Diagnóstico e Intervenção com Jogos

Nesse final de semana, (12), a Faculdade Ensine prepara mais um módulo para a quinta turma do curso de Pós-Graduação em Neuropsicopedagogia Clínica e Institucional, coordenado pela educadora Heloísa Delage. O módulo Diagnóstico e Intervenção com Jogos será ministrado pela professora especialista Rosé Bueno que faz parte do corpo docente da Ensine.  Nessa aula, os alunos terão oportunidade de entender a importância da intervenção para que consiga um sucesso no diagnóstico clínico do paciente.

Diagnóstico e Intervenção com Jogos

 

O módulo terá como base de estudos, as seguintes abordagens:

  • Oficina de reflexão teórico-prática sobre o jogo e suas relações com a aprendizagem e o desenvolvimento sociocultural, cognitivo e emocional do ser humano.
  • Vivência e análise de jogos.
  • Procedimentos e recursos para a observação, análise e intervenção na situação lúdica.
  • Mapa Cognitivo – ferramenta para diagnóstico e intervenção – Plasticidade Cerebral – Diagnóstico e intervenção com os jogos: para crianças com dificuldades de aprendizagem e com Transtorno de Espectro Autista, TDAH, Síndrome de Down, TOD.
  • Jogos que serão utilizados: Cilada, Torre de Hanoi, Ta, Te, Ti tridimensional, Veriteck, Sodoku, Resta um, Alinhavos, Sequências ordenadas, Quebra cabeça.

Rosé destaca a importância de se usar ferramentas lúdicas para que o Neuroposicopedagogo tenha sucesso em seu diagnóstico pois é uma forma de quebrar a barreira negativa que alguns pacientes possam ter.

O sucesso destas intervenções, se dá pela forma lúdica, tirando a criança ou o paciente de um lugar comum e geralmente desconfortável pois cria uma descontração no ambiente e favorecendo a coleta de informações para análise.

A aula Diagnóstico e Intervenção com Jogos será no formato por videoconferência, a partir das 8h da manhã, na plataforma Meet.

O curso de Neuropsicopdagogia Clínica e Institucional está com inscrições abertas para a sexta turma que será exclusiva por videoconferência, abrindo a oportunidade para que pessoas de toda a região de Juiz de Fora possam cursar. Para se inscrever, clique aqui!

Rosé Mary Bueno de Paiva Alcântara Cunha

Rosé Mary Bueno de Paiva Alcântara Cunha

Especialista em Pedagogia com ênfase em Psicopedagogia, pela FFCL”Eugênio Pacelli” em Pouso Alegre. Fundadora da Empresa Educvida,

prestadora de serviços em Educação, realizando palestras e cursos de capacitação para cerca de 21.000 professores.

Atuando há 52 anos em todos os seguimentos da educação.

 

Deixe um comentário

Você também pode gostar de ler

Divulgação dos resultados da Comissão Própria de avaliação
Notícias

Faculdade EnsinE apresenta os resultados de sua avaliação institucional

Em clima de celebração, em virtude da comemoração dos aniversariantes do mês de maio, os resultados da CPA foram apresentados aos colaboradores da Faculdade De acordo com o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), toda Instituição pública ou privada de ensino deve ter sua própria Comissão Permanente de Avaliação (CPA), com o intuito

Continuar lendo »
Educação

Entenda o que é metodologia de ensino e porque a nossa é especial.

A metodologia de ensino é o coração de todo projeto de educação. É a partir dela que as diferenças acontecem. Cada modelo cria um processo de aprendizagem próprio e esse, por sua vez, permite aos estudantes desenvolvimentos distintos. Nesse texto, você vai entender o que é metodologia de ensino e como funciona o modelo adotado

Continuar lendo »
folha em branco, caneta e boné sobre a mesa
Educação

Como escrever uma boa redação?

Se você é daquelas pessoas que sente calafrios diante de uma  folha em branco não se preocupe: nesse texto você vai aprender como escrever uma boa redação! Escrever uma boa redação pode ser mais complicado do que parece. Na hora do aperto, é muito comum que as pessoas procurem dicas e fórmulas que ajudem nessa

Continuar lendo »
NEUROPSICOPEDAGOGIA
Educação

Pós-Graduação promove aula de Estágio Psicomotricidade Transtornos na Aprendizagem

Pós-Graduação promove aula de Estágio Clínico, Psicomotricidade na prática pedagógica e aula de Transtornos na Aprendizagem O primeiro final de semana do mês de Abril será marcado por grandes aulas no curso da Pós-Graduação em Neuropsicopedagogia Clínica e Institucional, coordenados pela educadora Heloísa Delage, pela Faculdade EnsinE. A terceira turma, que iniciou em 2020, se

Continuar lendo »

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp.