Curiosidades sobre o futebol

O QUE VOCÊ VAI LER

O futebol é um esporte que desperta profundas emoções, sentimentos, devoções. É muito mais que uma paixão nacional: é uma paixão mundial, capaz de unir gerações, classes sociais, paralisar guerras, unir povos.

O futebol é formado por histórias inusitadas e casos curiosos. Separamos algumas curiosidades sobre o futebol dentro e fora do Brasil para você conhecer um pouco mais a trajetória desse que se tornou o esporte mais popular do mundo.

14 curiosidades sobre o futebol: do boi aos Beatles

Você sabia que as bolas de futebol já tiveram um “recheio” diferente? Era bexiga de boi! E serviu para inflar os balões pelos campos afora até 1958, quando foi substituída por uma câmara de borracha.

Ou então que a Nigéria já teve que interromper uma guerra só para assistir a um amistoso do Santos comandado por Edson Arantes do Nascimento, o Pelé?

Confira agora essas e mais outras curiosidades sobre o futebol.

Leia também

4 dicas (de ouro) para o mercado de Saúde e Bem-Estar

O que se estuda na Faculdade de Educação Física?

Saiba tudo sobre água (e porque você precisa se hidratar)

1. Bola de bexiga de boi

A primeira bola de futebol foi feita de couro curtido, e a câmara de ar era uma bexiga de boi. Em 1958, a bexiga deu lugar à câmara de ar de borracha, mas, em dias chuvosos, as bolas encharcavam-se, chegando ao dobro do peso.

2. Só um país participou de todas as Copas

Uma das curiosidades do futebol que os brasileiros mais se orgulham é que nós somos o único país que participou de todas as edições da Copa do Mundo, desde sua criação em 1930. Além disso, a seleção brasileira é a maior campeã do futebol masculino, sendo a única com cinco taças do mundo.

3. O primeiro gol do Brasil em Copas

O primeiro gol do Brasil em Copas do Mundo foi marcado pelo jogador João Coelho Netto, mais conhecido como Preguinho, contra a Iugoslávia, em 1930. Infelizmente, o Brasil perdeu por 2 x 1. Preguinho jogava pelo clube Fluminense no Brasil.
Veja a história desse jogador no vídeo abaixo

 

4. Os números nas camisas

A numeração dos uniformes só começou em 1933. Em um jogo na Inglaterra, entre os times Everton Football Club e Manchester City, em que o Everton numerou as camisas de 1 a 11, e o Manchester, de 12 a 22. No Brasil, a numeração foi usada pela primeira vez em 1947, e, em 1950, chegou à Copa do Mundo. A numeração facilitava a identificação dos jogadores para locutores.

5. Não existiam cartões vermelhos e amarelos até pouco tempo

A origem dos cartões vermelhos e amarelos é uma curiosidade sobre o futebol relativamente recente. Aconteceu no dia 23 de julho, em uma disputa entre Argentina e Inglaterra nas quartas de final da Copa do Mundo de 1966.

Tudo começou quando o Rattín, o capitão da seleção argentina, reclamou de uma falta marcada pelo árbitro Rudolf Kreitlein, da Alemanha.

Kreitlein, que não entendia nada de espanhol, achou a reclamação acintosa e mandou Rattín para o banco com um gesto. O capitão argentino, que não entendia nada de alemão, se recusou a sair e fez de tudo para mostrar que ele discordava da decisão do juíz: continuou reclamando, pediu ajuda de um tradutor, sentou na cadeira reservada para a Rainha da Inglaterra, quebrou o mastro da bandeirinha de escanteio. Mas não antiantou: já estava expulso.

Foi na copa seguinte que os cartões começaram a ser utilizados como sinalização das penalidades. Inspirado nas cores do semáforo — amarelo para reduzir velocidade e vermelho para parar —, o chefe dos árbitros na Copa de 1970, o inglês Keen Aston, teve a ideia de usar cartões coloridos para resolver o problema de comunicação entre árbitro e jogadores.

6. Primeiro clube de futebol do Brasil

A prática do futebol no Brasil foi realizada, pela primeira vez, pelo São Paulo Athletic Club, time formado por colonos ingleses, em 1888. No entanto, o clube de futebol mais antigo e que ainda está em atividade no Brasil é o Sport Club Rio Grande, fundado em 19 de julho de 1900. Em homenagem à equipe, a data também foi escolhida como Dia Nacional do Futebol.

7. Recorde de gols

Essa é para esquecer o 7 a 1. Dentre as curiosidades do futebol, o recorde de gols é uma só partida é realmente incrível. Aconteceu no campeonato escocês, em 1885, quando o Arbroath goleou o Bon Accord por 36 a 0.

Aliás, se não fosse pelo rigor do árbitro da partida, o resultado poderia ter sido ainda pior para o Bon Accord, afinal, o Arbroath teve nada menos do que 7 gols anulados.

8. Primeiro jogo no Brasil

Outra curiosidade sobre o futebol é que o primeiro jogo no Brasil foi um embate entre os funcionários da São Paulo Rainway e os trabalhadores da Gás Company.

O ano era 1895 e o jogo foi organizado por Charles Miller, dono da São Paulo Railway.

A regra do jogo consistiu basicamente em “chutar para dentro das traves”. A orientação simples veio bem a calhar, afinal o esporte ainda estava começando e ninguém sabia muito bem o que fazer.

O placar terminou em 4×2 para a equipe da São Paulo Railway. É considerado a primeira partida de futebol realizada no Brasil.

9. Maior público

O Maracanã (Estádio Jornalista Mário Filho) teve capacidade para receber 199.854 pessoas na partida que decidiu a fatídica final da Copa de 1950, em que o Brasil perdeu para o Uruguai. Era o maior estádio no mundo.

Brasil e Paraguai foram os responsáveis pelo maior público pagante em um jogo de futebol, com 183.341 pessoas, no mesmo Maracanã. O jogo foi válido pelas eliminatórias da Copa do Mundo de 1970.

Fechado em 2010 para ser reformado para a Copa do Mundo de 2014 no Brasil, o Maracanã teve sua capacidade reduzida para 78.838 pessoas, suficiente para ser o maior do país, mas não para estar entre os maiores do mundo: atualmente, é o 23º na lista liderada pelo Estádio Rungrado, em Pyongyang, Coreia do Norte, com capacidade para 150.000 torcedores.

10. O jogador mais novo a vencer uma Copa

O jogador mais novo a vencer uma Copa foi Edson Arantes do Nascimento, o Pelé. Com apenas 17 anos, ele foi campeão do mundo em 1958. Conhecido como o Rei do Futebol, Pelé detém ainda o recorde do jogador mais novo a marcar em Copas do Mundo, com um gol em cima do País de Gales.

11. O Rei do futebol

Uma das histórias mais incríveis que Pelé vivenciou diz respeito de ele ter parado uma sangrenta guerra na África, a batalha de Biafra, que durou de 1967 até 1970, e causou a morte de mais de dois milhões de pessoas.

Em 1969, a equipe do Santos de Pelé foi para a África realizar uma turnê com jogos amistosos. A convite do governo local, o Santos viajou até a Nigéria para realizar um amistoso com o Benin City. E para que a equipe pudesse chegar ao Estádio Ogbe com segurança, o governo nigeriano decretou um cessar-fogo.

O Santos venceu a partida por 2 a 1. Com a volta da equipe santista para o Brasil, a guerra infelizmente continuou.

12. A Rainha do Futebol

Se o Rei do Futebol é brasileiro, a Rainha também é. A maior jogadora de futebol é a brasileira Marta, eleita a melhor do mundo por seis vezes. Ela e o argentino Messi são os jogadores mais vezes eleitos melhores do mundo.

13. Quem ganhou os maiores títulos

Muitas vezes chamado de “Rei dos Dribles”, o brasileiro Ronaldinho Gaúcho é o único jogador da história do futebol a conseguir faturar a Copa do Mundo, a Liga dos Campeões, a Copa Libertadores, além de ter sido eleito melhor jogador do mundo pela Fifa. Aos 13 anos, ele marcou 23 gols em uma partida, e esse foi o momento em que ficou conhecido pela mídia e olheiros.

14. Pelé e os Beatles.

Durante a concentração dos jogadores brasileiros em Liverpool, antes do primeiro jogo do Brasil na copa do mundo da Inglaterra, 1966, os Beatles foram ao hotel onde a Seleção estava hospedada.

Eles queriam conhecer Pelé e fazer uma apresentação intimista para os jogadores. Acontece que Carlos Nascimento, chefe da delegação da seleção brasileira em Liverpool na época, não quis que os Beatles se encontrassem com os jogadores. “Esses cabeludos não vão entrar aqui não” disse Carlos Nascimento.

Nove anos depois, em 1975, quando Pelé se mudou para Nova York para jogar futebol pelo time New York Cosmos, Pelé estava fazendo aulas de inglês e encontrou, por acaso, com John Lennon, que cursava japonês na mesma escola, em função da nacionalidade de sua esposa Yoko Ono.

John Lennon disse ao rei: “A gente adorava futebol, mas não deixaram a gente se apresentar para vocês”

Futebol na Faculdade EnsinE

A disciplina Fundamentos do Futebol é uma das matérias que compõem a grade curricular da curso de Educação Fisica da EnsinE. O esporte é uma das atividades esportivas que o Profissional de Educação Física pode atuar. A abrangência é ampla, podendo o professor dar aulas em escolinhas de futebol, árbitro, preparador físico, fisiologista, além de poder atuar na parte técnica/tática como treinador, auxiliar ou analista de desempenho.

O aluno também conta na grade curricular disciplinas como Gestão — gerenciamento de empreendimentos ligados ao esporte, à movimentação do corpo e à reeducação dos movimentos corporais com o objetivo de um estilo de vida ativo e saudável.

Saiba mais sobre o curso clicando aqui

Deixe um comentário

Você também pode gostar de ler

Educação Física

O que fazer com a nota do enem?

Você estudou o ano inteiro, chegou seguro para a prova e aguardou pacientemente. Agora que o resultado finalmente saiu, você quer saber o que fazer com a nota do Enem. Existem pelo menos 5 possibilidades de utilizar a nota a seu favor: Vagas em Universidades Públicas Bolsas em Universidades Particulares Melhores condições de finciamento dos estudos Vaga em instituições do exterior Matrícula direta ou nota complementar Se você está de olho nas vagas e programas de financiamento, não custa lembrar

Continuar lendo »
Homem de terno segurando uma bola de futebol
Educação Física

Como ser treinador de futebol? Resposta pode estar na Série A

Maioria dos técnicos dos times de elite do futebol brasileiro é formada por graduados em Educação Física Se você anda se perguntando como ser treinador de futebol, talvez seja uma boa ideia olhar para os técnicos que dirigem os times da Série A do Brasileirão. A competição da elite do futebol brasileiro ainda nem começou, mas já dá para cravar que, para ser treinador de futebol, é melhor começar pelos estudos. Leia também 21 profissões em alta no mercado de

Continuar lendo »

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp.