Curiosidades sobre o futebol

Sumário

Com o encerramento do Brasileirão 2021, que deu a taça ao Atlético-MG, a Faculdade de Educação Física da EnsinE preparou um conteúdo especial com algumas grandes histórias. Leia abaixo

O futebol é um esporte que desperta profundas emoções, paixões, devoções. É muito mais que uma paixão nacional: é uma paixão mundial, capaz de unir gerações, classes sociais, paralisar guerras, unir povos.

A copa do mundo é o evento que une os cinco continentes e tem os torcedores mais apaixonados entre todos os outros esportes. Os primeiros esforços para que houvesse uma edição da Copa do Mundo foram realizados por um holandês chamado Carl Anton Wilhelm Hirschman.

 

No entanto, o grande responsável por conseguir viabilizar a realização da Copa foi o francês Jules Rimet, presidente da Fifa durante mais de 30 anos.

O futebol é formado por histórias inusitadas e casos curiosos. A Faculdade de Educação Física da EnsinE listou alguns fatos que aconteceram no Brasil e no mundo para contar um pouco sobre a trajetória do futebol.

Só um país participou de todas as Copas

Desde que a Copa do Mundo foi criada, em 1930, o Brasil é o único país que participou de todas as edições. Além disso, a seleção brasileira é a maior campeã do futebol masculino, sendo a única com cinco taças do mundo.

O primeiro gol do Brasil em Copas

O primeiro gol do Brasil em Copas do Mundo foi marcado pelo jogador João Coelho Netto, mais conhecido como Preguinho, contra a Iugoslávia, em 1930. Infelizmente, o Brasil perdeu por 2 x 1. Preguinho jogava pelo clube Fluminense no Brasil.
Veja a história desse jogador no vídeo abaixo

 

Bola de bexiga de boi

A primeira bola de futebol foi feita de couro curtido, e a câmara de ar era uma bexiga de boi. Em 1958, a bexiga deu lugar à câmara de ar de borracha, mas, em dias chuvosos, as bolas encharcavam-se, chegando ao dobro do peso.

Os números nas camisas

A numeração dos uniformes só começou em 1933. Em um jogo na Inglaterra, entre os times Everton Football Club e Manchester City, em que o Everton numerou as camisas de 1 a 11, e o Manchester, de 12 a 22. No Brasil, a numeração foi usada pela primeira vez em 1947, e, em 1950, chegou à Copa do Mundo. A numeração facilitava a identificação dos jogadores para locutores.

Não existiam cartões vermelhos e amarelos até a Copa de 1970

Após uma confusão na Copa de 1966, a FIFA implantou os cartões amarelo e vermelho. Em um jogo entre Argentina e Inglaterra, um jogador argentino contestou a marcação de uma falta com o árbitro da Alemanha.

O juiz considerou a reclamação desrespeitosa e expulsou o argentino. O Juiz utilizou gestos para indicar que o argentino havia sido expulso, mas o jogador não entendeu e negou-se a sair de campo.
Inspirado nas cores do semáforo — amarelo para reduzir velocidade e vermelho para parar —, o chefe dos árbitros na Copa de 1970, o inglês Keen Aston, teve a ideia de usar cores para sinalizar as penalidades.

Primeiro clube de futebol do Brasil

A prática do futebol no Brasil foi realizada, pela primeira vez, pelo São Paulo Athletic Club, time formado por colonos ingleses, em 1888. No entanto, o clube de futebol mais antigo e que ainda está em atividade no Brasil é o Sport Club Rio Grande, fundado em 19 de julho de 1900. Em homenagem à equipe, a data também foi escolhida como Dia Nacional do Futebol.

Recorde de gols

Pelo campeonato escocês, em 1885, o Arbroath goleou o Bon Accord por 36 a 0. A goleada poderia ter sido maior, já que sete gols do Arbroath foram anulados, pelo árbitro, por impedimento.

Primeiro jogo no Brasil

Em 1895, Charles Miller reuniu funcionários da sua empresa São Paulo Railway com os da Gás Company, responsável pela iluminação da cidade de São Paulo, para uma partida de futebol, mas os funcionários não conheciam as regras, até porque não existiam ainda, apenas “chute para dentro das traves”. O placar terminou em 4×2 para a equipe da São Paulo Railway. O jogo é considerado o primeiro a ser realizado no Brasil.

Maior público

O Maracanã (Estádio Jornalista Mário Filho) teve capacidade para receber 199.854 pessoas na partida que decidiu a fatídica final da Copa de 1950, em que o Brasil perdeu para o Uruguai. Era o maior estádio no mundo.

Brasil e Paraguai foram os responsáveis pelo maior público pagante em um jogo de futebol, com 183.341 pessoas, no mesmo Maracanã. O jogo foi válido pelas eliminatórias da Copa do Mundo de 1970.

Fechado em 2010 para ser reformado para a Copa do Mundo de 2014 no Brasil, o Maracanã teve sua capacidade reduzida para 78.838 pessoas, suficiente para ser o maior do país, mas não para estar entre os maiores do mundo: atualmente, é o 23º na lista liderada pelo Estádio Rungrado, em Pyongyang, Coreia do Norte, com capacidade para 150.000 torcedores.

O jogador mais novo a vencer uma Copa

O jogador mais novo a vencer uma Copa foi Edson Arantes do Nascimento, o Pelé. Com apenas 17 anos, ele foi campeão do mundo em 1958. Conhecido como o Rei do Futebol, Pelé detém ainda o recorde do jogador mais novo a marcar em Copas do Mundo, com um gol em cima do País de Gales.

O Rei do futebol

Uma das histórias mais incríveis que Pelé vivenciou diz respeito de ele ter parado uma sangrenta guerra na África, a batalha de Biafra, que durou de 1967 até 1970, e causou a morte de mais de dois milhões de pessoas.

Em 1969, a equipe do Santos de Pelé foi para a África realizar uma turnê com jogos amistosos. A convite do governo local, o Santos viajou até a Nigéria para realizar um amistoso com o Benin City. E para que a equipe pudesse chegar ao Estádio Ogbe com segurança, o governo nigeriano decretou um cessar-fogo.

O Santos venceu a partida por 2 a 1. Com a volta da equipe santista para o Brasil, a guerra infelizmente continuou.

Pelé e os Beatles.

Durante a concentração dos jogadores brasileiros em Liverpool, antes do primeiro jogo do Brasil na copa do mundo da Inglaterra, 1966, os Beatles foram ao hotel onde a Seleção estava hospedada.

Eles queriam conhecer Pelé e fazer uma apresentação intimista para os jogadores. Acontece que Carlos Nascimento, chefe da delegação da seleção brasileira em Liverpool na época, não quis que os Beatles se encontrassem com os jogadores. “Esses cabeludos não vão entrar aqui não” disse Carlos Nascimento.

Nove anos depois, em 1975, quando Pelé se mudou para Nova York para jogar futebol pelo time New York Cosmos, Pelé estava fazendo aulas de inglês e encontrou, por acaso, com John Lennon, que cursava japonês na mesma escola, em função da nacionalidade de sua esposa Yoko Ono.

John Lennon disse ao rei: “A gente adorava futebol, mas não deixaram a gente se apresentar para vocês”

A Rainha do Futebol

Se o Rei do Futebol é brasileiro, a Rainha também é. A maior jogadora de futebol é a brasileira Marta, eleita a melhor do mundo por seis vezes. Ela e o argentino Messi são os jogadores mais vezes eleitos melhores do mundo.

Quem ganhou os maiores títulos

Muitas vezes chamado de “Rei dos Dribles”, o brasileiro Ronaldinho Gaúcho é o único jogador da história do futebol a conseguir faturar a Copa do Mundo, a Liga dos Campeões, a Copa Libertadores, além de ter sido eleito melhor jogador do mundo pela Fifa. Aos 13 anos, ele marcou 23 gols em uma partida, e esse foi o momento em que ficou conhecido pela mídia e olheiros.

Futebol na Faculdade EnsinE

A disciplina Fundamentos do Futebol é uma das matérias que compõem a grade curricular da curso de Educação Fisica da EnsinE. O esporte é uma das atividades esportivas que o Profissional de Educação Física pode atuar. A abrangência é ampla, podendo o professor dar aulas em escolinhas de futebol, árbitro, preparador físico, fisiologista, além de poder atuar na parte técnica/tática como treinador, auxiliar ou analista de desempenho.

O aluno também conta na grade curricular disciplinas como Gestão — gerenciamento de empreendimentos ligados ao esporte, à movimentação do corpo e à reeducação dos movimentos corporais com o objetivo de um estilo de vida ativo e saudável;

Saiba mais sobre o curso clicando aqui

Deixe um comentário

Você também pode gostar de ler

Educação Física

I Workshop da Educação Física da Faculdade EnsinE: Abordagem Interdisciplinar no Tratamento Oncológico

No dia 15 de julho de 2022, a Faculdade EnsinE promoveu o primeiro evento científico da IES. Foi um evento intitulado “I Workshop da Educação Física da Faculdade EnsinE, onde o tema central foi a Abordagem Interdisciplinar no Tratamento Oncológico. O evento contou com o apoio institucional e foi organizado pelos discentes do 5º período

Continuar lendo »
Características do Empreendedor até o sucesso
Educação Física

10 características do empreendedor de sucesso

Para se obter sucesso, existe uma série de comportamentos empreendedores que vão orientar na direção do sucesso. Vamos ler nesse texto as dez principais Características Comportamentais do Empreendedor e, desta forma, aproximar a pessoa que deseja empreender do sucesso, seja na área de atividades físicas, da música ou qualquer área de atuação. Quem foi David

Continuar lendo »
Dia Mundial da Água
Educação Física

A importância da água para o planeta Terra e para o corpo humano

Nosso planeta é coberto em mais de 70% por água. E o nosso corpo também é constituído por mais de 70% de água. Você consegue imaginar sua vida com escassez desse recurso tão precioso? O ser humano, ou qualquer outra forma de vida, não sobrevive sem a água. Fato! Apesar da aparente “abundância”, 97% da

Continuar lendo »
Investidoras do futebol feminino do vasco
Educação Física

Time de futebol feminino do Vasco recebe dois grandes patrocínios

A professora de Educação Física da EnsinE e Empresária Fernanda Dias, CEO da startup Deixa Ela Treinar, marca de roupa esportiva para mulheres, e a investidora Carol Paiffer, CEO da Atom S/A, escola formadora de operadores para o mercado financeiro, são as estrelas de 2022 do futebol feminino do Vasco   Quem disse que mulheres

Continuar lendo »

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp.