Coordenadora de Arquitetura publica artigo sobre iluminação natural – EnsinE

O que você vai ler

Estudo sobre iluminação natural em poços de luz sugere revisões na legislação urbana e traz importantes reflexões sobre a legislação urbana e a sustentabilidade nas construções.

Pode parecer contraditório, mas em 2020 as casas e residências se tornaram os espaços mais importantes da vida coletiva. Isso porque atravessávamos os piores momentos da pandemia de Covid-19, quando quem pôde, ficou em casa para evitar o contágio.

Foi durante esse período que a coordenadora dos cursos de pós-graduação em Arquitetura da Faculdade EnsinE, Profª. Dra. Aline Gouvêa, se reuniu com os pesquisadores João Pedro de Melo Souza, Sabrina Andrade Barbosa e Klaus Chaves Alberto.

Para entender as condições de habitabilidade dos edifícios residenciais de Juiz de Fora, o grupo estudou a eficácia da iluminação natural em edifícios residenciais e suas regras de implementação na cidade. 

Os resultados do estudo deram origem ao artigo intitulado “Desempenho da iluminação natural em poços de luz de edifícios residenciais”, publicado em 2024 na revista científica Oculum Ensaios, da PUC-Campinas.

Profª. Dra. Aline Gouvêa, coordenadora da pós-graduação em Arquitetura na EnsinE.

Desafios da pesquisa

O estudo examina a eficácia dos poços de luz, uma solução arquitetônica crucial quando a iluminação natural pelas faces externas da edificação é inviável com foco nas normas urbanas de Juiz de Fora, Minas Gerais. “A maior importância do nosso estudo está no fato de que ele compara a legislação atual de Juiz de Fora para poços de iluminação,” explicou Aline.

Iluminação natural em edifícios

O trabalho, desenvolvido em 2020 durante a pandemia, utilizou diferentes tecnologias para obter resultados. “Nós realizamos simulações computacionais em edifícios de 2, 4, 6 e 8 pavimentos, utilizando os programas de simulação, para verificar se as dimensões mínimas estabelecidas são suficientes.

Os resultados revelaram que as áreas mínimas estipuladas pela legislação não permitem níveis adequados de iluminância nos ambientes servidos pelos poços de luz. Além disso, foi observado que, embora os pavimentos superiores se beneficiem com o aumento do diâmetro do poço, essa ampliação não compensa completamente a perda de luz causada pelo aumento da profundidade do poço.

Especialista em sustentabilidade

Conheça a Pós-graduação em Construções Sustentáveis da EnsinE, uma oportunidade de desenvolver suas habilidades, participar de pesquisas inovadoras e contribuir com novos conhecimentos para a área.
pós

A importância da pesquisa científica

Para a arquiteta, a publicação na Oculum Ensaios, uma revista com Qualis A2, representa um reconhecimento significativo. “A Revista Oculum é uma revista que não é fácil de publicar,” afirmou. “Ela tem o Qualis A2, que é o segundo melhor ranking de classificação. Conseguir publicar em uma revista assim gera uma credibilidade muito grande.”

Para estudantes e profissionais da arquitetura que desejam seguir uma carreira acadêmica, Gouvêa destaca que “publicar um artigo acadêmico exige muita dedicação”. “A pesquisa é intensa e deve estar sempre atualizada. É importante que o artigo seja inédito e que se siga rigorosamente as normas de publicação de cada revista”, conclui.

O trabalho também aborda a sustentabilidade, um tema cada vez mais relevante na arquitetura. “Muito se fala em sustentabilidade, e as pessoas pensam só em materiais,” destacou Aline, e completa “Sustentabilidade não é só isso. Temos que pensar na sustentabilidade do ambiente. Se tenho apartamentos com poços de iluminação, mas que precisam de luz artificial durante o dia, isso não é sustentável.”

O caminho da pesquisa

Para os estudantes da EnsinE, essa conquista de Aline Gouvêa é uma inspiração clara de que seguir o caminho acadêmico é possível e recompensador. Através dos cursos e eventos de arquitetura oferecidos pela EnsinE, os alunos têm a oportunidade de desenvolver suas habilidades, participar de pesquisas inovadoras e contribuir com novos conhecimentos para a área.

Você pode ler o artigo na íntegra acessando o site da Oculum Ensaios – https://periodicos.puc-campinas.edu.br/oculum/article/view/5560

Deixe um comentário

Você também pode gostar de ler

Matemática

IA nas empresas: desafios e oportunidades para crescer

Uso de inteligência artificial nas empresas é fato consumado e impacto no mundo do trabalho já é sentido em diferentes áreas. Escassez de talentos é o principal desafio para as empresas e a formação avançada em Matemática é oportunidade para atender a demanda. A inteligência artificial (IA) já faz parte do nosso cotidiano há muito tempo. Empresas e governos utilizam essa tecnologia há anos para otimizar processos, predizer demandas, automatizar ações e aumentar a eficiência. Ainda assim, os últimos anos

Continuar lendo »
Notícias

3ª Revista EnsinE traz pesquisa sobre escolas, memória e infância

Revista EnsinE chega a 3ª edição e reafirma a vocação para pesquisa e divulgação científica da instituição. Não é fácil fazer ciência no Brasil, ponto. Pesquisadores e cientistas no Brasil enfrentam grandes desafios, principalmente pela falta de recursos financeiros, instabilidade dos investimentos e burocracia excessiva. Na ciência, a maior parte dos salários são baixos, as condições de trabalho precárias e as vagas escassas. Além disso, há pouca colaboração entre academia, indústria e governo, o que acaba limitando a aplicação dos resultados

Continuar lendo »
Notícias

Coordenadora de Arquitetura publica artigo sobre iluminação natural – EnsinE

Estudo sobre iluminação natural em poços de luz sugere revisões na legislação urbana e traz importantes reflexões sobre a legislação urbana e a sustentabilidade nas construções. Pode parecer contraditório, mas em 2020 as casas e residências se tornaram os espaços mais importantes da vida coletiva. Isso porque atravessávamos os piores momentos da pandemia de Covid-19, quando quem pôde, ficou em casa para evitar o contágio. Foi durante esse período que a coordenadora dos cursos de pós-graduação em Arquitetura da Faculdade

Continuar lendo »
Gastronomia

Jornal Nacional mostra a falta de padeiros no Brasil

Difícil encontrar alguém que não ame o cheiro, o som, o sabor e a alegria de um pão fresquinho. O pão é a base da alimentação da maioria dos brasileiros e um alimento fundamental no cotidiano das famílias, estudantes e colegas de trabalho. Já imaginou o que aconteceria se toda essa gente ficasse sem pão? Pois saiba que tal cenário hipotético – e terrível – é motivo de análise nos últimos anos. Isso porque o mercado de trabalho na área

Continuar lendo »

Estamos de recesso nesta quinta-feira

No dia 13 de junho, todos os setores da EnsinE estarão em recesso.

Se precisar de atendimento, envie-nos uma mensagem que responderemos assim que estivermos de volta!

Até logo!