Pós-graduação
Online / Ao vivo

Construções Sustentáveis

Pós-graduação Construções Sustentáveis

A Pós-graduação EAD,Construções Sustentáveis, reconhecida pelo MEC, tem como diferencial o respaldo e suporte dos professores da Ensine, a maioria dos nossos Docentes possuem Mestrado ou Doutorado. O material utilizado como ferramenta de aprendizado é atual e dinâmico.  O Aluno será avaliado aula a aula, por meio da sua participação nas discussões, entrega dos exercícios e apresentação de projeto no final do curso.

Conheça nossas Pós-graduações na área de Arquitetura e Engenharia da Faculdade EnsinE.

A Pós-graduação Construções Sustentáveis: Gestão de Projetos e Obras para Arquitetura e Engenharia foi desenvolvida buscando a constante atualização de técnicas, métodos projetuais e construtivos levam à necessidade de uma constante preocupação dos profissionais com o aprimoramento e renovação do conhecimento.

Das atividades humanas, a construção civil é uma das que mais utiliza recursos naturais para seu desenvolvimento. E mais do que nunca, construir de forma mais sustentável deixou de ser apenas uma tendência para ser uma real necessidade.

Dentro de um contexto cada vez mais global e em consonância com a Agenda 2030, é importante considerar o quanto as construções, tanto no Brasil, como em todo o mundo assumem cada vez mais a responsabilidade na demanda por soluções mais sustentáveis, duradouras e menos agressivas ao meio.

O desafio dos arquitetos, designers e engenheiros está em planejar, projetar, construir e usufruir de edificações cada vez mais sustentáveis, pensando em seu ciclo de vida e  na composição dos materiais empregados, mas não deixando de lado a plástica, a funcionalidade e a tecnologia.

Assim, o curso vem suprir tal demanda oferecendo conteúdo, de maneira ampla e interdisciplinar o conhecimento técnico específico para o atendimento de tais construções que envolvam tanto os aspectos ambientais, quanto os aspectos financeiros, econômicos e sociais dentro  do contexto regional, nacional e global, abarcando assim o tripé da sustentabilidade.

Oferecer ao aluno conhecimento e aplicação prática sobre o desenvolvimento de projetos de construções sustentáveis, formando profissionais aptos a planejar, projetar, construir e gerenciar empreendimentos mais sustentáveis e adequados ao meio ambiente, as questões financeiras e sociais.

Capacitar o aluno em trabalhar com novos conceitos, materiais, metodologias, processos e tecnologias. Proporcionar aos alunos assuntos pouco discutidos na graduação como as certificações ambientais, tecnologias para o uso eficiente das instalações e o cenário atual de inovação na construção.

  • Sustentabilidade na Arquitetura e Urbanismo
  • Histórico do Desenvolvimento Sustentável e os ODS Objetivos do Desenvolvimento sustentável
  • Arquitetura Bioclimática
  • Estratégias para o conforto térmico e lumínico nas edificações
  • Estratégias para o conforto acústico nas edificações
  • Arquitetura e Paisagismo para o envoltório da cidade
  • Arquitetura Social e Paisagismo Sensorial
  • Paisagismo Sustentável
  • Análise do Ciclo de vida de um edifício e Normas de Desempenho
  • Certificações Ambientais: LEED
  • Certificações Ambientais: AQUA (demais edificações), PBE Edifica, Procel e A2S
  • Certificações Ambientais: ISO 9001, PBQP-H, SiAC, AQUA (edifícios em construção, EDGE e Selo Casa Azul
  • Responsabilidade Socioambiental em Empresas e Edificações
  • Planejamento Sustentável: Planejamento e Avaliação de Impacto Ambiental, normas Técnicas e Conservação Patrimonial
  • Planejamento Sustentável: Gestão de Projetos e Obras
  • Planejamento Sustentável: Plano Diretor Estratégico
  • Planejamento Sustentável: Gestão da Qualidade e Manutenção Predial
  • Gestão e Projeto para a qualidade do ar
  • Gestão e Projeto para a eficiência energética
  • Gestão e Projeto para a eficiência hídrica
  • Tecnologia Sustentáveis para o Projeto e Construção
  • Avaliação Bioclimática e Simulação Computacional para eficiência térmica
  • Avaliação Bioclimática e Simulação Computacional para eficiência energética
  • Trabalho de Conclusão de Curso

 

 

Coordenador(a)

Meriellen Nuvolari Pereira Mizutani

Arquiteta e Urbanista e Mestre em Cidades Inteligentes e Sustentáveis (UNINOVE), MBA em Gestão de Projetos (FCV), Tecnóloga em Gestão na Construção Civil (IFSP) e Pedagoga (FALC). Tem experiência de mais de 20 anos na área de Construção Civil, com ênfase em Engenharia, Arquitetura e Gestão, atuando principalmente em planejamento e orçamento, gestão de contratos e obras, projetos residenciais e corporativos, políticas urbanas e tecnologia da informação. Docente no curso de Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Nove de Julho – SP e Pesquisadora na área de Construções e Urbanismo Sustentável, Plataforma BIM e Metodologias Ativas, com diversos artigos já publicados em periódicos científicos.

Professores(as)

Mariana Moutinho Monteiro de Messa

Arquiteta e Urbanista (USJT). Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Cidades Inteligentes e Sustentáveis (Uninove). Programa de Treinamento Internacional em Governança para o Desenvolvimento Sustentável (Seul, 2018). Proficiência em Cidades Sustentáveis, pela Universidade Técnica de Dresden – bolsa UNEP/UNESCO/BMU (Alemanha, 2016). Especialização em Construções Civis: Excelências Construtivas e Anomalias (Mackenzie, 2011). Diretora da Divisão de Capacitação e Desenvolvimento da EMASP – Escola Municipal de Administração Pública de São Paulo (2018). Atua como instrutora nos cursos do Programa Programa Cidades Sustentáveis e Cidadania Global (coordenadora); Programa Gestão de Equipes (instrutora chefe de turma); curso de Introdução aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável – ODS (coordenadora). Palestrante nas temática dos ODS e o Currículo da Cidade para a Secretaria da Educação e Sustentabilidade no Ambiente de Trabalho para o setor de Nutrição da Prefeitura do Município de São Paulo (PMSP). Responsável pela implantação do programa Recicla Sampa em parte da Secretaria de Gestão

Felipe Barreiros Paim

Graduação em Arquitetura e Urbanismo pela UFBA (2011); Pós-Graduação em Engenharia Acústica de Edifícios e Ambiental pela FDTE-USP/IST-Lisboa (2012); Pós-Graduação em Conforto Ambiental e Sustentabilidade na Arquitetura e no Urbanismo pela UNIME (2017); Líder de projetos de acústica e consultor de desempenho acústico e térmico da AUDIUM com mais de 500 projetos e consultorias desenvolvidos; Facilitador dos cursos do Audium Propaga; Professor de Conforto Ambiental, Térmico, Acústico e Lumínico na UCSAL; Coordenador das atividades de pesquisa do LabConf na UCSAL; Docente em cursos de pós-graduação na UCSAL, UNIGRAD E UNIFACS; Professor do Módulo Intermediário de Sons da Neuroarq Academy; Presidente do Conselho Fiscal da Sociedade Brasileira de Acústica.

Paulo Cássio de Moraes Gonçalves

Possui graduação em Licenciatura em Educação Artística pela Fundação Armando Álvares Penteado (1989), graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (1998), mestrado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (2005) e Doutorado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (2015) . Atuou como professor substituto no Instituto Federal São Paulo I.F.S.P. e atualmente ministra no Centro Universitário F.A.M. Tem experiência em projetos de arquitetura e paisagismo.

Juliana Bevilacqua Jacob

:Graduada em Arquitetura e Urbanismo pelo Centro Universitário Barão de Mauá (2003), MBA em Gestão e Engenharia de Custos pelo IBEC (2016) e mestra em Engenharia Urbana, pela UFSCAR (2018). Em 2019 cursou Gestão da Construção na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (Portugal). Docente e profissional atuante em projetos de arquitetura e na gestão da construção civil, nas áreas de orçamento, planejamento e gerenciamento de obras.

Rafael Alexandre N. Purificação

Mestre em Cidades Inteligentes e Sustentáveis pela Universidade Nove de Julho (2020). Possui pós graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho pela Universidade Nove de Julho (2017). Bacharelado em Engenharia Elétrica pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2014). Atua no Departamento de Edificações na elaboração, análise e fiscalização de projetos elétricos, reformas e obras públicas na Secretaria de Infraestrutura Urbana e Obras da (PMSP) . É membro da Comissão Intersecretarial de Indicadores da Plataforma Cidades Sustentáveis da (PMSP)(2021) . É membro convidado do Comitê de Mudança do Clima e Economia da cidade de São Paulo. Pesquisador nas áreas de Sustentabilidade, Eficiência Energética e Energia Fotovoltaica Distribuída e Centralizada. Possui vivência internacional em curso de Cidades Inteligentes e Sustentáveis realizado na Universidade de Haifa – Israel (2019)

Gabriel Bonansea de Alencar Novaes

Doutorado em andamento (2021 a 2024) em Tecnologia da Arquitetura e do Urbanismo pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU USP). Mestre em Tecnologia da Arquitetura pela Universidade de São Paulo (USP), com foco em em Desempenho Ambiental, Sustentabilidade e Eficiência Energética em edifícios e no meio urbano. Formado pelo Programa de Dupla Graduação em Arquitetura e Engenharia Civil da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo e da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP). Auditor da Fundação Vanzolini para a Certificação AQUA-HQE de Alta Qualidade Ambiental na Construção, de Sistemas de Gestão da Qualidade (NBR ISO 9001) e da Certificação A2S – Ambiente Seguro e Saudável, Gestor Técnico do Programa Brasileiro de Etiquetagem de Eficiência Energética em Edifícios (PBE EDIFICA), além de atuação direta no Programa de Declarações de Produtos Ambientais EPD Brasil e em auditorias e avaliações da conformidade das áreas de acessibilidade, sustentabilidade e eficiência energética. Em qualificação para auditorias de Sistemas de Gestão Ambiental (NBR ISO 14001) e Sistemas de Gestão de Segurança e Saúde Ocupacional (NBR ISO 45001).

Viviane Piola Parucker

Arquiteta e Urbanista graduada pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2000) e mestre em Arquitetura e Urbanismo pela mesma instituição (2008). Atualmente é professor da Universidade Anhembi Morumbi e auditora no processo de certificação AQUA e ISO 9001 da Fundação Carlos Alberto

Monica Gomes Picavea

Jornalista com pós graduação em Marketing na Universidade Católica do Paraná. MBA em Negócios na BaldwinWallace University – OHIO/USA,Formada em Design para a Sustentabilidae pelo Gaia Education- Scotland- IK. Treinadora do Movimento das Cidades em Trasição – Totnes – UK.; Mestrado em Gestão para a Competitividade – linha de pesquisa Sustentabilidade. Foi superintendente da Fundação Alphaville e da Fundação Stickel Ganhou 16 premios de Sustentabilidade e Responsabilidade Socio Ambiental.Atualmente é proprietária da Oficina da Sustentabilidade, que é uma empresa B certificada, e foi considerada por 3 anos consecutivos uma das melhores empresas para o mundo, pelo BLAB dos USA.

Juliana Rodrigues Maróstica

: Graduada em Engenharia Civil pelo Instituto Mauá de Tecnologia (2013), com especialização em Gerenciamento de Canteiros de Obras (2014) também pelo Instituto Mauá de Tecnologia e Mestre em Cidades Inteligentes e Sustentáveis pela Universidade Nove de Julho (2019). Atualmente é Coordenadora de Projetos e Obras da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente de São Paulo e sócia da empresa EAP Engenharia de Planejamento e Controle Moderno de Obras e Business Intelligence. Atuou como professora convidada do Instituto Mauá de Tecnologia ministrando a disciplina eletiva de Cidades Inteligentes e Sustentáveis para o curso de graduação de Engenharia Civil. Possui vivência internacional em curso de Cidades Inteligentes e Sustentáveis realizado na Universidade de Haifa – Israel (2019). Participação em eventos científicos com a apresentação de artigos na área de planejamento Urbano (2018-2019) e publicação de periódicos com relevância nacional na área de Desenvolvimento Regional.

Marcia Gois de Menezes Fernandes

: Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Tiradentes (2000), Pós-Graduação em Gestão Urbana e Ambiental (2004) e mestrado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2009). Participou da estruturação do curso de Arquitetura e Urbanismo da Faculdade Nossa Cidade. Atualmente é docente na área de exatas da Universidade Nove de Julho e integrante do Núcleo Docente Estruturante (NDE) da mesma. Leciona disciplinas presenciais, na cadeira de Projeto e de Teorias, e em EAD (Ensino à distância). Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Arquitetura e Urbanismo, atuando principalmente nos seguintes temas: edificações e estudos urbanos.

Bárbara Cavalcante de Andrade Barioni

: Mestre em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, com trabalho relacionado à fragmentação dos territórios urbanos causada por grandes infraestruturas de transporte e seu impacto nos espaços públicos para o pedestre. Arquiteta e Urbanista formada pela Universidade Nove de Julho. Docente do Centro Universitário Anhanguera de São Paulo, onde ministra as disciplinas relacionadas ao Urbanismo e Planejamento Urbano.

Paulo José Marques Hoenen

Graduação em Engenharia Mecânica Plena pela FEI (1989) e pós graduado em Engenharia de Segurança do Trabalho pela FAAP (1993); 1° Vice Presidente da Brasindoor – Sociedade Brasileira de Meio Ambiente e Controle de Qualidade do Ar de Interiores no participei no processo de elaboração da Resolução RE-09 Anvisa que estabelece os padrões referenciais para permanência para ambientes climatizados; Membro Revisor das norma ABNT lotado no CB-055/CE 055 para sistemas centrais de condicionamento de ar e ventilação comerciais e industriais; Fundador e Membro da Qualindoor – Setor da Qualidade do Ar Interior da ABRAVA Associação Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento; Diretor Presidente da AR PLAC Sistemas de Ar Condicionado e Ventilação Ltda (2009) – empresa especializada no setor de ar condicionado e ventilação mecânica; atuando no setor desde 1989 em consultoria, projetos, análises laboratoriais, produtos, limpeza robotizada interna de dutos.

Fábio De Santis Campos

Mestre em Planejamento e Gestão do Território pelo programa de pós-graduação de Planejamento e Gestão do Território da Universidade Federal do ABC – UFABC (2020). Graduado em Engenharia Ambiental e Urbana e Bacharel em Ciências e Tecnologia pela UFABC (2015). Consultor de projetos socioambientais do Instituto Siades (2019), membro do Laboratório de Gestão de Riscos da UFABC (2015) e do Núcleo de Estudos em Agroecologia e Produção Orgânica da UFABC (2018). Co-fundador da equipe Sosse – Soluções Socioambientais, equipe interdisciplinar que atua em projetos de Engenharia, Permacultura e Educação Ambiental, com foco em tecnologias sociais para captação de água da chuva e gestão e eficiência hídrica. Tenho 5 anos de experiência de projetos em parcerias com ONGs e Institutos na área de gestão de recursos hídricos e saneamento ecológico em áreas rurais e urbanas, como por exemplo implementação de sistemas de fossas ecológicas em parceria com a Sapiência Ambiental na zona rural de São Paulo, Instituto Estação da Luz de Ribeirão Preto, pela Serracima – Associação de Cultura e Educação AMbiental em Cunha,SP e Instituto Trata Brasil, em pesquisa socioambiental para saneamento em Manaus, AM.

Angela Maria de Arruda

Doutoranda do PPGEU/UFSCar na área de Conforto Térmico, mestre em Engenharia Civil com ênfase em Construção Civil pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) em 2013. Graduada em Matemática pela Universidade Federal de São Carlos, em 2010. Bolsista do Programa de Educação Tutorial (PET)- Matemática entre 2007 e 2009. Realizou Iniciação Científica nas áreas de Análise e Topologia.Graduada em Engenharia Civil pela Universidade de Uberaba UNIUBE.

Aline Gouvêa Leite ( Supervisora)

Arquiteta e Consultora online em Arquitetura de Interiores e Iluminação. Pesquisadora e pós-doutoranda pela UFJF. Doutora em Ciências com ênfase em Arquitetura, Urbanismo e Tecnologia (USP-SC), com pesquisa em Iluminação com fibra óptica e luz natural. Mestre em Arquitetura e Urbanismo (UFMG) e especialista em Iluminação de Design de Interiores (IPOG).

Phernanda Vargas

Engenheira Civil especialista em Sustentabilidade na Arquitetura, sócia-proprietária da IKIGAI Engenharia e Arquitetura Sustentável, empresa especializada em projetos e consultorias na área de Construções Verdes, professora de Arquitetura Bioclimática da Faculdade Ensine.

Saiba mais

Ainda tem dúvidas se este é o curso certo para você? Preencha o formulário abaixo e um consultor especializado entrará em contato!
Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.

Inscreva-se aqui

Matrícula

R$150,00

Planos de pagamento

À vista: R$ 6900,00

Matrícula-  R$ 150,00

6 x R$ 1190,00
12 x R$ 630,00
18 x R$ 440,00
24 x R$ 380,00

Início das aulas

Fevereiro/2023

Duração do curso

430 horas

Público-alvo

Profissionais do setor público e privado, graduados nas áreas de Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Civil, Design de Interiores, Gestão Ambiental, dentre outras. Administradores e Construtores bem como graduados de outras áreas com interesse na área de arquitetura bioclimática, construções sustentáveis, estratégias bioclimáticas.

Material didático

O aluno terá acesso ao material de aula através da plataforma Moodle e as aulas ocorrerão pelo Teams.

Certificado

Sim. Válido em todo o território nacional.

Local das aulas

As aulas serão realizadas de forma totalmente online síncrono (ao vivo). aos sábados ( Segundo e quarto final de semana do mês)- Das 8h às 19h com intervalo entre 12h às 13h.

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp.

Faça sua pré-inscrição

Preencha seus dados abaixo e seja o primeiro a saber quando as matrículas para o curso estiverem abertas.