Conheça aplicativos que te ajudam a malhar em casa

Você tem o hábito de praticar atividades físicas? As atividades que você pratica são ao ar livre, em casa ou apenas na academia? Com a pandemia gerada pelo novo Coronavírus, ficou evidente a necessidade de adequação de hábitos de vida. Tanto os hábitos sociais, como passeios e bares, quanto os vitais para o cotidiano, como ir ao trabalho ou praticar exercícios, tiveram que ser adaptados.

A Ensin.E separou 11 dicas de aplicativos para malhar (mais um bônus), que te ajudam a ter uma vida mais saudável no espaço da sua casa. A ideia é que você baixe esses apps de forma gratuita e que possa aplicar as dicas no seu dia-a-dia. Confira!

Exercícios físicos devem ser parte integrante de seu dia, mesmo dentro de casa

Apesar do panorama ser preocupante, é ainda mais preocupante observar que a parcela da população que pratica atividades físicas ainda é mínima. O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), fez um levantamento apontando que 70% da população brasileira não pratica exercícios. O sedentarismo aumenta o risco de diabetes, câncer e doenças cardiovasculares. Se você faz parte dessa estatística, precisa de uma mudança.

A cultura sedentária do brasileiro é preocupante em inúmeros fatores, inclusive levando em conta a baixa imunidade. Você sabia que um estilo de vida sedentário está associado a 28% das mortes por doenças crônicas, perdendo apenas para o tabagismo? Por isso, mexa-se e passe longe de doenças.

Por fim, a recomendação dos especialistas é a prática de uma atividade física rotineira e que dê prazer, sempre tomando cuidado com os excessos. Se o tempo é curto, inclua o exercício físico na sua rotina, como utilizar escada em vez de elevador ou caminhar depois do almoço.

Coronavírus muda a rotina mas não deve ser fator de exclusão dos hábitos saudáveis

Desde o início da pandemia causada pelo novo Coronavírus, a maioria da população tem optado por seguir as instruções do Ministério da Saúde e ficado em casa. Inclusive, todas as atividades cotidianas foram transferidas para esse ambiente. Trabalhar, estudar e também, malhar. Porque não malhar em casa? Ou até mesmo ficar de olho na saúde consultando um aplicativo? É possível! Os apps ligados a esse setor, não param de crescer.

Malhar em casa: opção para evitar espaços públicos e contágio.

Nos EUA, os aplicativos de saúde e fitness estão em alta. Em fevereiro, os downloads móveis de apps para malhar aumentaram 5% em relação a 2018 e registraram um salto de 40% em relação ao ano anterior em janeiro, de acordo com a empresa de análise App Annie.

Conheça os nomes e as funcionalidades desses aplicativos:

Conheça, a seguir, 11 aplicativos para malhar em casa. Todos estão disponíveis para diferentes tipos de sistemas operacionais.

1. Stop, Breathe & Think – IOS, Android

A meditação é essencial para a qualidade de vida e bem-estar. Felizmente, é possível contar com a ajuda do aplicativo Stop, Breath & Think para facilitar esse processo. O aplicativo traz uma meditação guiada, com todos os passos que você precisa seguir nos tempos certos. Ademais, ele também possui um espaço para você fazer anotações e registrar um diário de meditação.

2. Yoga Daily Fitness –  Android

Tem interesse na prática de ioga? Você pode aproveitar o app Yoga Daily Fitness para realizar a atividade do jeito certo e contar com mais qualidade de vida e bem-estar. Com o app, você aprende a forma correta de fazer ioga em casa, com programas pensados para as suas necessidades. Ele é recomendado para iniciantes, contando com ótimos tutoriais.

3. MyFitnessPal – IOS, Android

Precisa de um personal trainer e está com o orçamento reduzido? Não precisa contratar um, basta baixar o MyFitnessPal. Ele se baseia nos seus dados de idade, altura e peso para elaborar um programa de exercícios pensado para você. Com o aplicativo para malhar, você também pode monitorar o seu progresso caso queira perder peso ou diminuir o índice de massa corporal (IMC).

4. Lifesum – IOS, Android

Caso você queira um aplicativo para malhar mais focado em perda de peso e dieta, o Lifesum é uma boa escolha. Ele é parecido com o MyFitnessPal porque se baseia nos seus dados para gerar recomendações, mas tem um acompanhamento mais próximo das suas ações.
Por exemplo, ele ajuda a monitorar a quantidade de água que você consome durante o dia, quais refeições fez, receitas saudáveis, entre outros.

5. Daily Water — Drink Reminder – IOS

Você costuma se esquecer de beber água com frequência? A hidratação é muito importante para a qualidade de vida e bem-estar, então isso não pode acontecer.
Com o app Daily Water — Drink Reminder, basta estabelecer a cota de água que você quer consumir durante o dia e ele enviará notificações em certos intervalos com lembretes. Assim, você não só evita esquecer como também acompanha seu progresso.

6. Headspace – IOS, Android

Headspace é outro aplicativo de meditação guiada para você ter mais qualidade de vida e bem-estar no seu dia a dia. O grande diferencial dele é usar o áudio para ajudar no processo.
Então, separe os fones de ouvido e siga as orientações do aplicativo. Também é possível monitorar a sua evolução ao longo dos dias para solidificar esse hábito na sua agenda.

7. Home Workout – Android

Quer se exercitar mas não tem tempo para ir à academia ou não quer arcar com esse investimento? Não tem problema, já que você pode usar o Home Workout e fazer tudo em casa.
Usando o aplicativo, você pode acessar treinos prontos para realizar com o que tem em casa. Assim, não há mais desculpa para não se exercitar.

8. Sleep Cycle – IOS, Android

Sem dúvida, o sono é uma parte muito importante da qualidade de vida e bem-estar. Ele precisa ser regulado e ter boa duração. Para ajudar nisso, você pode usar o Sleep Cycle.
Além de ajudá-lo a visualizar o tempo de sono, ele também tem um alarme que desperta no momento ideal do seu ciclo. Ou seja, nada de acordar com aquela sensação de cansaço.

9. Happify – IOS, Android)

A felicidade é essencial para a saúde. Tendo isso em mente, você pode contar com a ajuda do Happify para se livrar de pensamentos negativos e do estresse. Ele traz diversas atividades focadas no lado positivo da vida.
Com o Happify, você também pode acompanhar o seu progresso para uma vida mais positiva. Siga as recomendações do app para começar a perceber os benefícios.

10. Runkeeper – IOS, Android

Acompanhe as estatísticas das suas corridas com o Runkeeper para ter mais motivação e visualizar seus exercícios. O app usa o GPS e o sensor de movimento do celular para gerar seus dados de forma altamente precisa.
Depois de se exercitar, você pode até compartilhar os seus resultados nas redes sociais. Ele também pode ser usado para caminhadas, então utilize-o no seu ritmo.

11. Strava Cycling – IOS, Android

A bicicleta é uma grande aliada da saúde. O Strava Cycling tem funcionalidades semelhantes ao Runkepper, mas com o diferencial de também monitorar seu exercício feito ao pedalar.
Para quem usa smartwatches, também é possível empregar a versão do Strava Cycling nesses aparelhos. Assim, é possível ficar por dentro do seu progresso enquanto você pedala.

Apps de receita são opção para não perder os bons hábitos alimentares.

12. Receitas Light

Para aprimorar a sua alimentação, não tem nada melhor do que se inspirar com receitas saudáveis. O app Receitas Light faz o que o nome promete: traz uma seleção de pratos que você pode fazer para comer adequadamente. É possível acessar as receitas por categoria, indo de lanches até pratos mais elaborados. Por fim, o app traz recomendações de diversos sites da internet, então tem um acervo bastante rico.

 

Viu só como a tecnologia pode ser uma grande aliada da qualidade de vida e bem-estar? Basta aproveitar estas dicas de aplicativos para incluir mais hábitos saudáveis no seu dia a dia. Lembre-se de que qualquer mudança nesse sentido precisa ser discutida com o seu médico. Faça isso o quanto antes para começar cedo.

Compartilhe!

Deixe um comentário