Complexidade e as relações de Ensino-Aprendizagem

O que você vai ler

Conheça as disciplinas da Pós Graduação em Desenvolvimento Integral

Einstein tem a seguinte frase: “Nós não podemos resolver um problema com o mesmo estado mental que o criou.”

Esse é o espírito que rege a disciplina de Complexidade e as relações de ensino-aprendizagem da pós-graduação em Desenvolvimento Integral: Abordagens Pedagógicas para uma Educação Transformadora.

Seja VUCA, seja BANI, seja o termo da moda para justificar as transformações do mundo, que são cada dia mais velozes, o fato é que o mundo é um sistema mutável e aberto a qualquer interferência.

O grande potencial que temos, enquanto seres, é o de aprendermos a olhar para mudanças de forma saudável, sustentável, trazendo a nossa responsabilidade cidadã e ética para encontrar soluções que considerem o bem-estar do TODO, de forma inclusiva e diversa. Olharmos para nós pessoas, indivíduos, olharmos para os outros, o coletivo e todos os meios ambientes que estão conosco na Terra.

Os impactos das transformações são consequências das nossas atitudes, assim como os diversos problemas latentes que ameaçam a nossa existência. Cada vez mais precisamos começar a pensar e identificar padrões de maneira sistêmica para conseguirmos compreender melhor as realidades e informações a que temos acesso, afinal todo o processo de ensino-aprendizagem é afetivo e ele é o que compõe a nossa visão de mundo.

A nossa construção de visão de mundo é o que rege o modo como nos relacionamos e ocupamos os sistemas e é a partir desta concepção que, na nossa disciplina, construímos dentro de 4 perguntas um fio sustentável para refletirmos sobre:

  1. Como é a vida pela sua lente?

Observando todo o conhecimento pessoal que nos permite construir a nossa visão de mundo;

  1. Por que precisamos mais de problemas do que de soluções para aprender?

Analisando o que é complexidade, como é fazer parte de um mundo complexo avaliando nossa construção de realidade, nosso potencial de acesso a conhecimento e informações e nossa responsabilidade ética com tudo e todos;

  1. Que tipo de ambiente e relações estamos cultivando para a aprendizagem?

Aprofundando sobre o que é o pensamento sistêmico e como, ao desenvolvermos essa percepção do TODO, somos capazes de criar sistemas e culturas que estejam abertos a inovação e a educação integral, nos reconectando a habilidades inatas que podem nos levar a uma consciência planetária;

  1. O que é uma educação sensível que considera o EU, o NÓS e o TODO?

Refletindo sobre qual a importância de todos os elos do sistema escolar no processo de uma aprendizagem que considere as pessoas estudantes de forma integral, seja aberto a experimentação, a diversidade de saberes e culturas e, principalmente, a construção de um espaço que todos estejam disponíveis e desperte confiança para os processos individuais e coletivos de desenvolvimento e crescimento mútuo.

Todas as análises e reflexões são feitas a partir de grandes pensadores da nossa contemporaneidade como o filósofo Edgar Morin, o físico teórico Fritjof Capra, o professor do MIT Peter Senge, a filósofa Terezinha Rios, a educadora Maria Amélia Pinho Pereira (Peo) fundadora do Centro de Estudos Casa Redonda, entre outros.

Mais do que essencial, falar sobre os dias atuais para conceber uma educação integral é compreender que no âmbito coletivo nós quem construímos os sistemas e culturas que nos moldam e por eles somos profundamente afetados.

Acompanhe nosso blog para entender o que vamos estudar na Pós-Graduação em Desenvolvimento Integral: Abordagens Pedagógicas para uma Educação Transformadora:

Docência e tomada de consciência

 Fundamentos do Desenvolvimento Integral 

Introdução para um Perspectiva Integral

Conheça o Mapa Integral

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar de ler

Dia do Professor

Estamos em recesso

Neste dia 15 de outubro de 2025, todos os setores da EnsinE estarão em recesso.

Se precisar de atendimento, envie-nos uma mensagem que responderemos assim que estivermos de volta!

Bom descanso!