Como vender no Instagram?

Não é mais novidade que as redes sociais podem transformar um negócio. Elas são capazes de desenvolver comunidades e estreitar as relações com os consumidores.

Mas não apenas isso. Estar nas redes pode ser sinônimo de maior visibilidade e alcance para seu negócio, já que são o espaço propício para divulgar produtos e serviços. É aquele ditado né: quem não é visto, não é lembrado.

Além dessas vantagens, ainda é possível utilizar as redes sociais para vender! Sim, ganhar dinheiro com elas, especialmente com o Instagram, que tem se mostrado um grande potencializador de negócios. Quer saber como?

Por que vender no Instagram?

Potenciais clientes estão no Instagram. Ainda tem dúvidas? Então segue esses dados:

  • A rede conta com mais de 1 bilhão de usuários ativos todos os meses. Mais de 500 milhões desses usam o aplicativo todos os dias em todo o mundo;
  • 80% das contas seguem pelo menos uma empresa na rede;
  • Saiba que 500 milhões de contas usam o Stories todos os dias.

Por ser uma rede social muito visual, o feed do Instagram funciona como uma “vitrine online” do seu negócio e/ou serviço. Se você souber explorar as potencialidades oferecidas, vai conseguir atrair seu público alvo para o seu perfil. Confira alguns motivos para você explorar a rede:

Gera conexão

A possibilidade de construir redes de conexão e comunidades engajadas, é o que torna o Instagram tão funcional.  O envolvimento do público em um conteúdo é visível e o feedback, rápido. Mas para conectar, é necessário se doar, ou seja, construir conteúdo de valor para todas as etapas do funil de marketing.

Há várias ferramentas disponíveis na rede que podem ser utilizadas para humanizar sua marca e gerar identificação na sua audiência. Carrosséis compartilháveis, sequências de stories, reels de bastidores, são alguns exemplos.

Facilidade Técnica

Enquanto o Youtube pede um equipamento básico de gravação e um software de edição, o Instagram possui ferramentas que facilitam (muito) a produção de conteúdo. Por exemplo, os reels fazem uma edição básica de vídeo para você, é possível promover uma transmissão ao vivo através do seu celular pela live e os stories, é só gravar, né?

Catálogo virtual

De acordo com o próprio Instagram, 72% dos clientes afirmam que as fotos de um produto na rede social aumentam as suas chances de compra. Pensando nisso, a rede apresentou a possibilidade de criar seu próprio catálogo virtual, ligado diretamente ao seu site, conduzindo o cliente para a compra de maneira dinâmica e simplificada.

Possibilidades de venda

Engana-se quem pensa que só dá para ganhar dinheiro pelo Instagram através de produto. Inclusive, você já ouviu falar em infoproduto? Então conheça algumas possibilidades de venda no Instagram:

Infoproduto

Podemos definir infoproduto como um conteúdo em formato digital que pode ser vendido ou disponibilizado gratuitamente na internet. Esse produto tem como objetivo resolver os problemas de quem o adquire.

Basicamente, qualquer assunto em que você seja especialista tem potencial para se tornar um infoproduto. Ele pode ser disponibilizado em diversos formatos: cursos, e-books, webnários, áreas de membros. Você que decide.

A grande vantagem do infoproduto é a sua praticidada de uso por parte da sua audiência, já que o processo de busca e compra, exige poucos passos e é feito todo digitalmente.

Influência

Sabe o famoso publipost? Então, fazer parcerias com marcas que dialoguem com seu conteúdo também é uma possibilidade de fazer dinheiro com o Instagram, afinal você está vendendo seu espaço de mídia para a divulgação de produtos e/ou serviços.

Licenciamento

O licenciamento está veiculado com a influência. Uma vez que você é influente para a sua audiência, é possível desenvolver ou idealizar produtos com o seu nome para uma marca. Dessa forma, você ganha uma porcentagem das vendas do produto.

O restaurante Paris-6 é conhecido por licenciar seus produtos com nomes de pessoas famosas (Foto: Marcos Ribas / Photo Rio News)

Consultoria e mentoria

Depois que você construiu uma comunidade engajada através do seu conteúdo grátis, é hora de lucrar com ele. Por meio de plataformas online ou videoconferências, você é capaz de oferecer um conteúdo mais aprofundado e estruturado, somado a um acompanhamento seu, o que torna tudo mais interativo.

Paulo Cuenca (esquerda) é produtor de conteúdo há 10 anos e hoje também dá consultorias e mentorias de marketing digital.

Dicas de como vender

Agora que você já sabe o que e porque vender, deve estar se perguntando como.  Mas calma que a gente te ajuda nessa missão.

Contando histórias

Invista no storytelling. O que você acha que vai despertar mais emoção em possíveis clientes: um produto pendurado em um cabide ou uma pessoa usando esse produto, contando sua história e apresentando os personagens evolvidos? Histórias bem criadas geram identificação e conexão, aumentam o desejo de consumo e assim, facilitam a venda de seu produto e/ou serviço.

Mas lembre-se de que sua história deve estar adaptada a sua persona, levando em conta suas necessidades, gostos e desejos.

Facilitando a compra

O Instagram é uma rede social dinâmica. Ou seja, as pessoas procuram conteúdos de consumo prático e rápido.

Por exemplo, quantas vezes você já se desinteressou de um produto quando percebeu que precisaria mandar uma DM para saber o preço dele? Ter muitas etapas para realizar a compra, distancia o cliente. Por isso, conter informações como cores, tamanho, preço e link para comprar, pode ser um facilitador para o consumidor.

Além disso, aproveite datas especiais para criar ofertas e promoções para chamar atenção e aumentar sua base de seguidores.

Fazendo parcerias certas

Já é fato que os influenciadores são capazes de influenciar na decisão de compra de seus seguidores. Mas não é qualquer pessoa com grande número de seguidores que faz isso não. Mais do que números, o importante aqui é engajamento e métricas. Será que o influenciador criou uma rede de conexão com seus seguidores?

Para fechar parcerias de sucesso, é preciso que o influenciador dialogue com a persona da sua marca. Assim, o famoso publipost, vai gerar transformação nos seguidores e consequentemente, mais vendas para sua marca.

 

O Instagram deve ser uma extensão da sua marca. Então, explore as ferramentas disponíveis na rede, conte histórias, faça parcerias certeiras e sempre leve em conta experiência do usuário. E aí, gostou das dicas?

 

 

 

 

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