Homem de terno segurando uma bola de futebol

Como ser treinador de futebol? Resposta pode estar na Série A

O que você vai ler

Maioria dos técnicos dos times de elite do futebol brasileiro é formada por graduados em Educação Física

Se você anda se perguntando como ser treinador de futebol, talvez seja uma boa ideia olhar para os técnicos que dirigem os times da Série A do Brasileirão.

A competição da elite do futebol brasileiro ainda nem começou, mas já dá para cravar que, para ser treinador de futebol, é melhor começar pelos estudos.

Leia também

21 profissões em alta no mercado de educação física

O que se estuda na Faculdade de Educação Física?

O que tem de diferente na Metodologia da EnsinE?

As profissões mais bem pagas do Brasil

Educação Física está conquistando o esporte nacional

O futebol brasileiro já tem um histórico de sucessos e conquistas com técnicos formados na área.

Basta pensar no tetra campeão mundial, Carlos Alberto Parreira. O técnico que mais chegou a finais de copa do mundo e dirigiu diferentes seleções e equipes ao redor do planeta. Ou então no multicampeão Felipão que levou a seleção brasileira masculina ao pentacampeonato em 2002. Ambos têm a graduação em Educação Física.


Neste ano de 2024, dos 20 técnicos que vão comandar os clubes de futebol no Brasileirão, pelo menos 12 deles têm a graduação em Educação Física no currículo profissional.

Profissionais de educação física que comandam clubes na Série A do Campeonato Brasileiro​

Se antes o embasamento acadêmico era o perfil da minoria dos técnicos, agora o jogo mudou de vez.

Com um futebol cada vez mais físico e exigente, os profissionais de educação física se tornaram os técnicos mais disputados entre todas as ligas profissionais do mundo.

Como ser treinador de futebol?

Tornar-se treinador de futebol exige um percurso de formação e experiência.

A maioria dos treinadores combina educação formal com carreiras práticas no esporte, frequentemente possuindo formação em Educação Física, esportes ou áreas afins.

Este caminho é essencial para desenvolver as habilidades necessárias para liderar e orientar eficazmente uma equipe de futebol.

Para ser treinador de futebol precisa ser formado?

Não. Existem treinadores geniais como Pep Guardiola e Telê Santana que não fizeram graduação em educação física ou ciência dos esportes. Esses, porém, vão se tornando a exceção quanto mais exigente e profissionais se tornam as ligas ao redor do mundo.

De fato, há cada vez mais treinadores entre as principais ligas e seleções que se graduaram e especializaram na área. É o caso de Jürgen Klopp, graduado em Ciência dos Esportes, e de José Mourinho, graduado em Educação Física.

Aliás, vale lembrar uma anedota. Os últimos anos de Guardiola como meia do Barcelona marcaram o primeiro e lendário encontro entre o catalão e o português. Foi nessa época, quando era auxiliar do treinador Bobby Robson, que Mourinho se destacou por sua personalidade forte e profundo entendimento do jogo. Guardiola provavelmente aprendeu muito com o português.

Treinadores de futebol com faculdade de Educação Física

No Brasil, a procura por treinadores graduados não é diferente. De fato, a presença de graduados no futebol é cada vez mais assumida como critério de profissionalização.

Não por acaso, a necessidade por profissionalização de todo o circuito formador de atletas no país é acompanhada de perto pelo Legislativo brasileiro. Em 2023, o Senado aprovou uma Lei que torna obrigatória a presença de pelo menos um profissional de educação física em escolinhas de futebol e entidades formadoras de atletas.

"(A formação acadêmica) foi muito importante. Meus 13 anos como professor de Educação Física no Estado do Rio Grande do Sul me ajudaram muito no trabalho que realizo hoje como técnico de futebol"

O que precisa para ser treinador de futebol?

Para se tornar um treinador de futebol no Brasil, não é obrigatório ter formação em Educação Física, embora ela seja altamente recomendada, especialmente para quem está começando.

Como tirar licença para ser treinador de futebol?

Para obter licença como treinador de futebol no Brasil, é crucial formar-se em Educação Física (exceto para ex-jogadores profissionais) e concluir o curso oferecido pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF)

A CBF oferece cursos específicos para treinadores, incluindo licenças que são necessárias para atuar em diferentes níveis. Existem várias licenças, como a Licença C para escolas de futebol, a Licença B para categorias de base e a Licença A para clubes profissionais.

A experiência em treinamento, um conhecimento profundo do futebol, habilidades de comunicação e liderança são essenciais. Estágios e atualização constante em esquemas táticos e métodos de treinamento também.

Além disso, é comum a exigência de certificações em primeiros socorros e proteção, bem como a realização de verificações de antecedentes, especialmente para quem trabalha com jovens.

1 comentário em “Como ser treinador de futebol? Resposta pode estar na Série A”

Deixe um comentário

Você também pode gostar de ler

Educação Física

O que fazer com a nota do enem?

Você estudou o ano inteiro, chegou seguro para a prova e aguardou pacientemente. Agora que o resultado finalmente saiu, você quer saber o que fazer com a nota do Enem. Existem pelo menos 5 possibilidades de utilizar a nota a seu favor: Vagas em Universidades Públicas Bolsas em Universidades Particulares Melhores condições de finciamento dos estudos Vaga em instituições do exterior Matrícula direta ou nota complementar Se você está de olho nas vagas e programas de financiamento, não custa lembrar

Continuar lendo »
Homem de terno segurando uma bola de futebol
Educação Física

Como ser treinador de futebol? Resposta pode estar na Série A

Maioria dos técnicos dos times de elite do futebol brasileiro é formada por graduados em Educação Física Se você anda se perguntando como ser treinador de futebol, talvez seja uma boa ideia olhar para os técnicos que dirigem os times da Série A do Brasileirão. A competição da elite do futebol brasileiro ainda nem começou, mas já dá para cravar que, para ser treinador de futebol, é melhor começar pelos estudos. Leia também 21 profissões em alta no mercado de

Continuar lendo »

Estamos de recesso nesta quinta-feira

No dia 13 de junho, todos os setores da EnsinE estarão em recesso.

Se precisar de atendimento, envie-nos uma mensagem que responderemos assim que estivermos de volta!

Até logo!