Como a nutrição ajuda na recuperação do treino e no ganho de massa muscular

Sumário

A nutrição na recuperação do treino é indispensável. Sendo equilibrada, tem função essencial na regeneração muscular e, consequentemente, na melhora das vias destinadas ao aumento da massa muscular. A recuperação muscular do exercício físico e o ajuste nutricional estão interligados sempre. O gasto energético durante a atividade física, independentemente do volume e da intensidade, será supercompensado com a nutrição proporcional e a modulação anti-inflamatória do sono.  

A qualidade da recuperação está diretamente associada a esses elementos.  

Paralelamente, os estímulos musculares do processo de treinamento físico devem ser realizados com frequência ideal, ou seja: uma atividade apenas uma vez por semana poderá não proporcionar um resultado satisfatório em função da baixa capacidade estimulante. O tempo de recuperação entre os períodos de treinos giram em torno de 24 a 48 horas.  

É durante esse tempo que o corpo irá processar as reações celulares e, consequentemente, recuperar-se a um nível melhor que os valores apresentados antes do dia do treino e, portanto, os resultados esperados serão alcançados. É de extrema importância, alinhar a alimentação ótima para melhorar a recuperação do treino e assim aumentar o quadro destinado ao ganho de massa muscular. 

Para obter resultados satisfatórios é necessário manter: 

  • Uma nutrição correta; 
  • A frequência de exercícios (diária ou alternada); 
  • O acompanhamento profissional (Nutricional, Médico e Personal trainer). 

 

Nutrição e os efeitos do treino 

A qualidade da alimentação irá influenciar diretamente no resultado do treino. Isso porquê para ganho de massa muscular a nutrição é diferente de um processo para perda de peso, por exemplo. Treinos de longa duração (corrida, por exemplo) requerem maior energia dietética para compensar o dispêndio calórico no longo do exercício.  

Em contrapartida, treinos como a musculação, caso sejam mais extensos podem exigir maior quantidade de nutrientes específicos, como a creatina. Ao tratarmos da suplementação nutricional, é importante levar em consideração a necessidade de acompanhamento profissional para ajustar a demanda nutricional do treino prescrito pelo Personal Trainer. 

nutrição na recuperação do treino
Professor e Mestre Santiago Paes

O Professor da EnsinE e Mestre em Educação Física, Santiago Paes, reforça a necessidade de aliar o Nutricionista ao Personal Trainer na hora de montar o objetivo e trabalhar nele, afinal, essas ciências se completam. Santiago reforça que a alimentação deve combinar com os exercícios e vice versa, para obter um resultado satisfatório e, que isso, deve ser feito “aumentando as reservas fisiológicas e melhorando a recuperação entre os treinos.”. 

O Professor também esclarece se há diferença na alimentação para treinos aeróbios e anaeróbios: “Não muito, pois o ajuste se faz mais em função do gasto energético, porém ajustar o consumo de carboidrato pode ser um grande aliado, no entanto é necessário avaliar qual a estratégia dietética está sendo realizada.”. 

É de extrema importância que as vontades e necessidades do(a) aluno(a) sejam pensadas em conjunto entre as ciências, afinal, o foco sempre é a saúde antes de tudo, só é possível atingir as metas de corpo, seja ganho de massa, perda de peso ou os dois, caso o processo seja feito de forma saudável para, assim, ser prazeroso e duradouro, benéfico por toda a vida. 

Gostou do assunto? Que tal se especializar?

Conheça os nossos cursos de pós-graduação em Nutrição!

Caso você ame esporte e queira dar esse foco à carreira, indicamos o Curso de Nutrição Esportiva! Clique aqui e saiba mais.

Deixe um comentário

Você também pode gostar de ler

Educação Física

I Workshop da Educação Física da Faculdade EnsinE: Abordagem Interdisciplinar no Tratamento Oncológico

No dia 15 de julho de 2022, a Faculdade EnsinE promoveu o primeiro evento científico da IES. Foi um evento intitulado “I Workshop da Educação Física da Faculdade EnsinE, onde o tema central foi a Abordagem Interdisciplinar no Tratamento Oncológico. O evento contou com o apoio institucional e foi organizado pelos discentes do 5º período

Continuar lendo »
Características do Empreendedor até o sucesso
Educação Física

10 características do empreendedor de sucesso

Para se obter sucesso, existe uma série de comportamentos empreendedores que vão orientar na direção do sucesso. Vamos ler nesse texto as dez principais Características Comportamentais do Empreendedor e, desta forma, aproximar a pessoa que deseja empreender do sucesso, seja na área de atividades físicas, da música ou qualquer área de atuação. Quem foi David

Continuar lendo »
e-Book Ficha Técnica no Preparo de Alimentos
Nutrição

E-BOOK | Ficha técnica no preparo de alimentos como ferramenta de padronização em serviços de alimentação

A EnsinE e a Nutmed organizaram uma série de e-books para complementar sua formação como nutricionista. O material a seguir oferece um panorama sobre a ficha técnica no preparo de alimentos como ferramenta de padronização em serviços de alimentação. Aproveite e conheça nossos cursos de pós-graduação clicando aqui. Preencha o formulário abaixo e receba o

Continuar lendo »
Dia Mundial da Água
Educação Física

A importância da água para o planeta Terra e para o corpo humano

Nosso planeta é coberto em mais de 70% por água. E o nosso corpo também é constituído por mais de 70% de água. Você consegue imaginar sua vida com escassez desse recurso tão precioso? O ser humano, ou qualquer outra forma de vida, não sobrevive sem a água. Fato! Apesar da aparente “abundância”, 97% da

Continuar lendo »

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp.