
De 19 de setembro a 26 de outubro, a cozinha mineira se encontrou novamente no centro das atenções na 23ª edição do JF Sabor, um dos mais tradicionais festivais gastronômicos da Zona da Mata mineira, e a EnsinE esteve mais uma vez presente com o que tem de melhor: conhecimento técnico, sensibilidade cultural e um corpo docente altamente qualificado.
Com o tema “Ouro de Minas”, o evento deste ano homenageia o queijo como símbolo da identidade gastronômica do estado. Os pratos inscritos, criados por bares e restaurantes de Juiz de Fora e região, trouxeram esse ingrediente obrigatório como ponto de partida para criações cheias de personalidade.
A EnsinE participa do festival integrando o júri técnico, responsável por avaliar os pratos concorrentes em categorias como sabor, criatividade, apresentação, técnica de cocção e uso dos ingredientes obrigatórios. Para o coordenador do curso de Gastronomia e coordenador do júri técnico do festival, Tibério Alfredo, essa participação extrapola o aspecto avaliativo:
“A gente não vai aos restaurantes apenas como jurados, mas como interlocutores de um movimento cultural. O JF Sabor é um espaço de troca, de valorização da gastronomia regional e de inspiração para todos nós que atuamos na formação de novos profissionais”, afirma Tibério.
Confira a programação do JF Sabor
A edição 2025 do JF Sabor reúne 46 estabelecimentos da região, apresentando 51 criações gastronômicas, distribuídas em nove categorias. O festival tem como estrela o Queijo Minas, ingrediente obrigatório em todas as receitas — em suas mais diversas formas e versões. Este ano, o desafio foi ampliado: cada prato também deve incluir um queijo do patrocinador oficial, a marca Sabor da Serra.
A avaliação técnica, conduzida por profissionais da EnsinE e outros especialistas convidados, observou critérios como criatividade, relevância cultural, harmonia dos sabores, técnica de cocção, apresentação estética e fidelidade às regras de uso dos ingredientes e da identidade visual do evento.
O festival foi estruturado em três fases principais: as inscrições ocorreram entre abril e maio, seguidas pelo workshop “Queijos Minas”, realizado em 30 de abril. Entre 29 de setembro e 20 de outubro, ocorreu o momento mais esperado — a avaliação técnica. Já a votação popular segue até o fim do evento, com cerimônia de premiação marcada para 4 de novembro, no Trade Hotel, em Juiz de Fora.
Contribuição com o mercado de food
A EnsinE contribui diretamente para o mercado de foodservice ao trazer maior qualificação para a área gastronômica de Juiz de Fora e região, para o Diretor Geral da Faculdade, Vitor Hugo Vidal Rangel Jr, a EnsinE enxergou a oportunidade de instalação do curso Tecnólogo em Gastronomia em uma lacuna recorrente em Minas Gerais. “Nosso estado tem por vocação uma culinária de muita qualidade, mas que dificilmente prospera. Muito por ainda manter uma finalidade estritamente familiar, sem condições de escalar e trazer lucratividade a sabores tão especiais”, destaca Vitor.
Diante dessa oportunidade, a EnsinE propôs a criação de um curso que suprisse as lacunas, mas que desse a oportunidade do contato com as cozinhas comerciais e industriais, passando por técnicas utilizáveis também em uma escala doméstica.
“Formar para o mercado é mais do que ensinar receitas: é preparar profissionais capazes de entender o funcionamento de uma cozinha em todos os seus níveis — da operação ao empreendedorismo. Nosso curso aproxima os alunos da realidade do foodservice, com foco em técnica, gestão e inovação. Queremos que os sabores mineiros ganhem força também como negócio, sem perder suas raízes”, afirma Tibério Alfredo, coordenador do curso de Gastronomia da EnsinE.
Gastronomia com sabor de futuro
Enquanto contribui ativamente com o festival, a EnsinE também oferece uma experiência acadêmica inédita. A partir deste semestre, está com inscrições abertas para sua nova modalidade de curso, na modalidade Graduação em Gastronomia com Formação em Produção de Cerveja – um formato inovador que une teoria, prática e empreendedorismo, sem abrir mão da qualidade reconhecida pelo MEC.
Com aulas EaD e encontros práticos presenciais a cada 10 semanas em Juiz de Fora, o curso permite que os estudantes aprendam tanto os fundamentos da gastronomia quanto os processos técnicos da produção cervejeira, com uma grade atualizada e conectada às tendências do setor.
Além da nota máxima no MEC, o curso também é reconhecido pelo Conselho Regional de Química de Minas Gerais, permitindo que o profissional atue como Responsável Técnico em cervejarias e outras indústrias do setor.
Seja nos restaurantes da cidade ou nas aulas do novo curso, a EnsinE continua apostando na educação como ingrediente principal para o futuro da gastronomia.
➡️ Saiba mais sobre o curso e inscreva-se: Graduação em Gastronomia com Formação em Produção de Cerveja



