Em um evento que combinou mostra acadêmica, palestras com grandes nomes do mercado e encontro com velhos amigos, a Ensine deu mais uma contribuição na valorização do profissional de Educação Física e no fortalecimento do mercado de saúde e bem-estar.
Teve aula magna, roda de conversa e conselho profissional. Teve família emocionada, reencontros e networking. Teve prêmio, presente, pipoca, algodão doce.
A Iª Jornada da Educação Física da EnsinE congregou ex-alunos graduados pela casa e hoje atuantes no mercado, os estudantes que estão concluindo o curso e aqueles que estão chegando agora em uma grande celebração da história e do futuro da profissão.
Leia também
Saiba como a EnsinE levou Leandro Guerra para os EUA
4 passos fundamentais para entrar no mercado de saúde e bem-estar
21 profissões em alta no mercado de Educação Física
A Jornada da Educação Física do começo ao fim
A Jornada da Educação Física iniciou com uma calorosa recepção aos alunos, que receberam um kit especial com mimos, guloseimas e uma camisa exclusiva feita pela Chico Rei, com arte de Nikolas Cardozo e conceito de Luís Fernando Priamo.
A peça, com um design inspirado na desconstrução das linhas de quadras esportivas, rapidamente se tornou um símbolo do evento e do orgulho de pertencer ao curso.
Mostra acadêmica e apresentação de TCC
No primeiro saguão os presentes participaram da mostra acadêmica e da apresentação dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) dos formandos, um momento de imersão no conhecimento produzido pelos alunos. A diversidade de temas e a qualidade dos trabalhos demonstraram o alto nível de formação dos futuros profissionais de Educação Física.
As famílias se aglomeravam felizes e realizadas, com a conquista dos filhos, agora graduados em Educação Física. E para acompanhar esse momento de celebração, Renatinha servia aos convidados bocados de pipoca e algodão doce.
Além da mostra acadêmica e dos TCCs de educação física, a Jornada também abrigou o III Simpósio de Educação Física e Empreendedorismo da EnsinE, que trouxe um painel de grandes nomes do setor para discutir o futuro da profissão.
III Simpósio de Educação Física e Empreendedorismo
A Jornada da Educação Física da Ensine reuniu um público expressivo, incluindo renomados profissionais da área. A presença desses experts enriqueceu os debates sobre as tendências e desafios do mercado de trabalho, como empreendedorismo e inovação.
Para dar início a III Simpósio, o diretor da Faculdade EnsinE, Vitor Hugo Rangel, saudou os formados e recepcionou os novos estudantes com boas novas. Em sua fala, Vitor anunciou as parcerias estratégicas com Sebrae e CRF6, ressaltando a missão da EnsinE de expandir o entusiasmo e encorajar a atitude empreendedora dentro da comunidade acadêmica.
Vitor destacou que essas colaborações visam conectar conhecimento e prática, proporcionando uma experiência educacional transformadora que prepara os alunos para os desafios do mercado de trabalho.
Presença do Conselho Regional de Educação Física (CREF6)
Convidado do evento, o conselheiro do CREF6, José Márcio Bastos dos Santos enfatizou a importância do tripé ensino, pesquisa e extensão, ressaltando o papel fundamental da Faculdade Ensine na formação de profissionais éticos e competentes.
José Márcio celebrou a parceria pioneira entre a Faculdade EnsinE e o CREF6 no acompanhamento e auxílio dos formados para o exercício ético da profissão. “A ideia do convênio entre o CREF 6 e a EnsinE é aproximar o conselho da instituição formadora. Somos todos em prol da educação física, dos profissionais de educação física. Vocês vão sair daqui com conduta ética e essa é a bandeira maior do conselho”, afirmou.
Além da melhoria na qualidade da formação dos estudantes, o convênio também garante um desconto de 70% para os graduados se inscreverem no conselho.
Mergulhando no empreendedorismo
Danilo Louzado, do Sebrae Minas Gerais, anunciou uma vaga no bootcamp de empreendedorismo da entidade e destacou as oportunidades para os profissionais de Educação Física no mercado de saúde e bem-estar. Louzado também convidou os alunos a conhecer o Empretec, o principal programa de formação de empreendedores do mundo criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) e exclusivo do Sebrae no Brasil.
Uma das pessoas que viu a carreira deslanchar depois de participar do Empretec foi o sócio fundador da Faculdade Ensine e sócio diretor do grupo Fibratech, Rogério Tasca Nunes. Rogério reforçou o convite aos alunos para se especializarem a buscarem atuar de forma ativa e com propósito na carreira, compartilhando sua experiência como empreendedor e a importância de ter uma visão de futuro para transformar o mercado.
Publicar também é parte da pesquisa
Leandro Rincon, coordenador de pesquisa da Ensine e editor das revistas científicas da instituição, usou sua fala para fazer um chamado à valorização da divulgação científica e destacar a importância da publicação dos resultados das pesquisas para o avanço da ciência.
Rincon incentivou os alunos a contribuírem para o avanço do conhecimento na área e apresentou as revistas científicas da casa, a Ensine e a Young Ensine, ressaltando a qualidade do processo de avaliação e os benefícios da publicação para os autores.
Aula magna: a teoria na prática
Para concluir a parte acadêmica e inaugurar oficialmente o início do novo semestre, o coordenador do curso de Educação Física, Gabriel Lade deu uma aula magna sobre a importância de articular teoria e prática.
Lade enfatizou a importância do estágio como ferramenta de integração entre teoria e prática, destacando que “profissional que sabe técnico tem aos montes, mas profissional com outras habilidades é o que faz diferença no mercado hoje”.
Em seguida, o coordenador abordou a experiência do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), enfatizando que o TCC na Ensine é construído de forma colaborativa, com o apoio dos professores. “O TCC não precisa ser uma experiência traumática, mas sim uma experiência que traz aprendizado pro estudante”, afirmou Lade.
Roda de conversa desfios e oportunidades da carreira
Em seguida os presente vivenciaram uma roda de conversa sobre empreendedorismo, mediada pela coordenadora da graduação Luciana Itho.
Os participantes da roda de conversaforam Rogério Tasca Nunes, Luiz Felippe Serdeira (ex-aluno formado em educação física pela Ensine), Monize Glatz e Bruno Pascoalini. Os participantes trocaram experiências e insights sobre os desafios e as oportunidades de empreender na área da Educação Física, inspirando os alunos a seguirem seus próprios caminhos. Algumas lições importantes foram:
- Estar atento às oportunidades
- Se fazer conhecido
- Superar as críticas
- Acreditar no seu valor
1. As oportunidades estão por aí
Rogério compartilhou sua trajetória como empreendedor e inspirou os participantes a seguirem seus sonhos. Em sua fala, ele revelou como criou o conceito da Fibratech após notar um furo nas academias de musculação de Juiz de Fora. “Eu percebi, por experiência própria, que nenhuma academia estava realmente cumprindo a missão da educação física, que é cuidar e promover a saúde das pessoas para transformar suas vidas verdadeiramente”, lembrou.
2. Quem não é visto, não é lembrado
Luiz Felippe Serdeira, ex-aluno graduado pela EnsinE e que já atua com sucesso no mercado, reforçou a importância do networking e do estágio para construir uma carreira sólida na área. “O maior desafio na nossa área é ser reconhecido. Para conseguir oportunidades você precisa ser reconhecido, por isso começar o estágio cedo é tão importante”, disse Serdeira.
3. Deixe que digam, que pensem, que falem
Monise Glatz, CEO da Glatz Eletrofitness, compartilhou a história de sucesso do Eletrofitness, uma abordagem voltada para pessoas sedentárias e sem tempo para se exercitar. Monise destacou os desafios enfrentados no início, incluindo o preconceito e as críticas de outros profissionais de educação física, mas ressaltou que sua metodologia se provou eficaz ao longo do tempo.
Hoje, ela conta com diversos clientes que conseguiram abandonar o sedentarismo e melhorar sua qualidade de vida, mostrando que a inovação e a perseverança podem transformar a saúde e o bem-estar de muitas pessoas.
4. Conheça seu valor e não abra mão dele
Bruno Pascoalini mostrou como a dedicação para se especializar compensa. Especialista em Musculação pela UFRJ, Mestre em Ciências da Reabilitação pela UFJF e Doutorando pela UFMG, Bruno enfatizou a importância de buscar uma formação aprofundada.
Mas sobretudo, ele destacou a necessidade de reconhecer o próprio valor e saber se posicionar no mercado a partir dessa perspectiva, incentivando os alunos a investir em sua educação e valorizar suas habilidades para alcançar sucesso e reconhecimento na Educação Física.
A jornada demonstrou que a Educação Física vai muito além da prática esportiva e da academia, ela é muito mais do que a maioria das pessoas imagina.
A Educação Física é um campo em constante evolução, com diversas possibilidades de atuação e de empreender. Os participantes tiveram a oportunidade de conhecer diferentes modelos de negócios, trocar ideias com profissionais experientes e adquirir novas ferramentas para construir suas próprias carreiras.
Chave de ouro: prêmios e sorteios
A Jornada da Educação Física da Ensine reservou momentos de muita emoção com a realização de sorteios de prêmios incríveis que incluíam:
- Vales-compra compras generosos para os suplementos de alta performance da Fullife Nutrition
- Vagas no curso de Biomecânica de Bruno Pascoalini
- E um bootcamp de empreendedorismo do Sebrae.
A expectativa tomou conta do ambiente enquanto os nomes dos ganhadores eram anunciados. A alegria foi contagiante, com os alunos presentes comemorando muito cada prêmio conquistado. Os vencedores foram:
Bootcamp em empreendorismo do Sebrae
- Lucas Visona
Curso de Biomecânica de Bruno Pascoalini
- Diego Alves
- Érika Leocadio
- Matheus Drumond
- Greyciano Montesse
- Rosa Mística
- Maria Fernanda Antunes
- Gabriel Rossi
- Thanatta
Vale-compra Fullife Nutrition
- Wenderson
- Jordana
Momento de grande felicidade para os sorteados que tiveram a oportunidade de turbinar suas carreiras e chave de ouro da Jornada da Educação Física. Enfim, uma experiência completa e enriquecedora para todos os participantes.
Foram muitas lições e conquistas. Uma chance para todo profissional de educação física, do estudante do 1º perído ao mais tarimbado professor que formou gerações de educadores físicos inventivos e éticos. Uma chance de reforçar o papel transformador dessa área que, como lembrou Monise, é uma área da saúde por excelência. Talvez a mais fundamental de todas.
A Faculdade Ensine, mais uma vez, se posiciona como referência na formação de profissionais de Educação Física e prepara seus alunos para os desafios do mercado de trabalho. Mais um passo nessa jornada para construir um futuro mais saudável e ativo para todos.