5 desejos dos alunos em sala de aula (e 5 medos)

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Boa parte do nosso trabalho como professores é desvendar os sonhos e os medos dos alunos em sala de aula. Quem vê de fora pode até achar que é um trabalho fácil, afinal, todo mundo já foi criança e adolescente.

No entanto, estamos falando de uma tarefa delicada. E indispensável.


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Afinal, os sonhos e os medos dos alunos em sala de aula merecem o máximo de carinho e acolhimento. Porém existe uma distância cada vez maior entre a infância que os educadores viveram e a infância que seus estudantes vivem hoje.

Não sei se você já reparou, mas o mundo mudou radicalmente nos últimos 20 anos. E vai mudar cada vez mais.

Talvez você ainda se lembre de como era ter sonhos grandiosos e medos que pareciam obstáculos impossíveis, mas – honestamente? – nada se compara ao que se passa nas cabecinhas das crianças e jovens hoje. 

Para educadores, pais e diretores, é fundamental entender os sonhos e medos que circulam entre estudantes. É preciso refletir sobre como esses aspectos impactam o desempenho escolar, o relacionamento com os colegas e com a família, e como podem influenciar nas escolhas e nas expectativas para o futuro.

Ser criança em um mundo em transe

As mudanças do mundo impactam diretamente os sonhos e medos das crianças em idade escolar. As novas tecnologias, as crises políticas, novas subjetividades e as mudanças climáticas, por exemplo, geram novos desafios e angústias para as crianças, afetando diretamente o seu desenvolvimento emocional e afetivo.

O futuro é cada vez mais incerto pois há um mundo radicalmente novo surgindo, para o bem e para o mal, e a escola precisa lidar com isso.

Alunos em sala de aula mostrando trabalhos de colagem

Para ajudar, preparamos uma lista com os 5 desejos que as crianças em idade escolar possuem atualmente. Esse texto vai te dar material para refletir sobre as oportunidades e desafios que os educadores enfrentam diante do estado mental e afetivo atual dos alunos em sala de aula.

5 desejos mais comuns dos alunos em sala de aula

Existem várias pesquisas recentes que buscam entender os desejos e as angústias das crianças em idade escolar. Uma pesquisa realizada pela Pearson, em 2018, entrevistou 11.000 crianças entre 8 e 18 anos em 19 países, incluindo o Brasil. Os resultados indicaram que os desejos mais comuns dos alunos em sala de aula são:

  • Um mundo mais limpo e sustentável
  • Uma sociedade igualitária e justa
  • Relações interpessoais saudáveis, incluindo a família, amigos e comunidade
  • Realização pessoal e auto-expressão
  • Inclusão digital

Dá pra ver como as crianças e jovens estão atentos ao mundo e cheios de vontade de transformar o futuro, né?

A seguir, vamos entender cada um desses desejos.

O sonho de um mundo ambientalmente sadio

Infelizmente faz parte da infância hoje os efeitos terríveis e a sombra ameaçadora do recrudescimento das mudanças climáticas e da degradação ambiental. Embora apavorante, isso também provoca em muitas delas um forte desejo de cuidar do planeta em que vivemos.

Geralmente as crianças e jovens expressam esse desejo em ações práticas, como:

  • Reciclagem
  • Redução de resíduos
  • Uso de produtos sustentáveis
  • Mudança de hábitos alimentares

É papel dos educadores incentivar e apoiar essas atitudes, ajudando nossos alunos a entender a importância de cuidar do planeta e dando-lhes as ferramentas para fazer a diferença.

Igualdade e Justiça para todos

Uma pesquisa global realizada pela World Vision em 2020 descobriu que as crianças e jovens têm uma forte consciência social e estão preocupados com questões como desigualdade, pobreza e justiça. A pesquisa envolveu 4.011 crianças e jovens entre 8 e 25 anos de 45 países.

Os resultados mostraram que 92% dos entrevistados concordam que as crianças têm o direito de serem protegidas da violência, exploração e abuso. Além disso, 83% disseram que é importante que todos os cidadãos tenham acesso a serviços básicos como saúde e educação, independentemente da sua situação financeira.

A pesquisa também revelou que 87% dos jovens entrevistados acreditam que a igualdade de gênero é importante e 70% disseram que é importante ter um governo justo e honesto.

Membro ativo da comunidade

Muitas crianças e adolescentes buscam uma sensação de pertencimento e conexão com outras pessoas que compartilham de seus interesses e valores. Esse desejo pode se manifestar de diversas maneiras, como:

  • Clubes escolares
  • Grupos de estudo
  • Atividades extracurriculares
  • Coletivos de bairro
  • Comunidades de interesses

Alguns estudantes também procuram se envolver em projetos que beneficiem a comunidade, buscando um senso de propósito e realização pessoal.

É importante que a escola proporcione um ambiente acolhedor e inclusivo para que os alunos em sala de aula se sintam confortáveis em compartilhar suas ideias e colaborar com os outros.

Auto-expressão 

As crianças de hoje em dia têm uma vontade enorme de expressar a sua criatividade e se envolver em atividades artísticas, seja por meio da música, dança, pintura, teatro ou escrita.

Elas querem ter a oportunidade de explorar suas habilidades e desenvolver suas próprias formas de expressão. A arte pode ser uma maneira incrível de as crianças se expressarem e processarem emoções complexas.

Através das atividades artísticas, elas podem descobrir suas paixões e identidades pessoais, além de construir autoestima e confiança.

Quanto mais oportunidades a escola oferecer para as crianças experimentarem seus talentos individuais, melhor. Dessa forma, elas poderão se sentir realizadas e confiantes em seus talentos, ao mesmo tempo em que desenvolvem habilidades valiosas para o futuro.

Inclusão Digital

Pesquisas mostram que a maioria das crianças em idade escolar têm acesso a dispositivos tecnológicos, como smartphones e tablets. De acordo com a pesquisa TIC Kids Online Brasil, realizada em 2019 pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil, 84% das crianças entre 9 e 17 anos utilizam a internet e 67% possuem celular próprio.

Já o relatório “Crianças e adolescentes na América Latina: uso e acesso a tecnologias digitais” realizado pela Unicef em 2018 aponta que 91% dos adolescentes brasileiros (entre 15 e 24 anos) possuem um celular e que a maioria dos acessos à internet é feita por meio desse dispositivo.

Para elas, ter um bom conhecimento das ferramentas digitais pode ser fundamental para a sua futura carreira profissional e sucesso pessoal.

No entanto, é importante destacar que o acesso à tecnologia e o uso adequado dela devem ser acompanhados pelos pais e educadores, de forma a evitar problemas como a dependência tecnológica e o cyberbullying.

Medos e preocupações dos alunos de hoje em dia

Assim como têm sonhos e desejos, os alunos também têm medos e preocupações em relação ao futuro. Alguns medos comuns incluem:

  • Não ser capaz de encontrar um emprego ou ter sucesso financeiro
  • Sofrer bullying ou discriminação
  • Ser vítima de violência ou assédio
  • Não ser aceito(a) pelos seus pares ou pela sociedade em geral
  • Falhar nas expectativas dos pais ou professores

É importante que os educadores criem um ambiente seguro e acolhedor para que os alunos possam discutir seus medos e preocupações. Eles podem fornecer recursos e orientação para ajudar os alunos a lidar com situações difíceis, bem como ensinar habilidades de resolução de conflitos e de comunicação eficaz.

Conclusão

Como educadores, pais e líderes, precisamos estar cientes dessas expectativas e trabalhar juntos para criar um ambiente propício para o desenvolvimento das habilidades e talentos desses jovens.

E isso não é apenas uma questão de educação, mas também uma questão social. As crianças e jovens de hoje herdarão o mundo de amanhã. É nosso dever fornecer as ferramentas e o ambiente para que eles possam atingir todo o seu potencial.

Quer saber como apoiar seus estudantes e fazer da sala de aula um lugar de transformação? Então as Pós-Graduações em Educação da EnsinE podem ser exatamente o que você precisa!

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