Helena Rizzo

Helena Rizzo – a garçonete que botou o Brasil na boca do mundo

O que você vai ler

Helena Rizzo, a modelo que virou chef de cozinha quando descobriu que podia colocar no prato seus sonhos, inquietações e força artística.

Nesse mês em que homenageamos as mulheres, vamos conhecer um pouco da história da Helena Rizzo, a única chef mulher entre os restaurantes brasileiros estrelados no Guia Michelin.

O início de Helena Rizzo na gastronomia

Helena Rizzo nasceu no ano de 1978, em Porto Alegre. Aos 18 anos, mudou-se sozinha para São Paulo, trabalhando como modelo fotográfico e, nas muitas horas vagas, trabalhou como garçonete da banqueteira Neka Menna Barreto.

Estagiou na cozinha dos restaurantes Roanne, de Emmanuel Bassoleil, e Gero, do Grupo Fasano, ambos da alta gastronomia contemporânea de São Paulo.

Aos 21 anos, juntou dinheiro, pôs na mala o caderno no qual desenhava e anotava seus devaneios, e embarcou para a Europa. Estagiou nos restaurantes La Torre e Sadler, na Itália.

Uma noite, foi jantar no celebrado El Celler de Can Roca, na Catalunha, Espanha, e entendeu que a gastronomia poderia ser um meio de expressão artística.

Depois de muita insistência em conseguir uma vaga na cozinha, ouviu um “sim” de Joan Roca, um dos proprietários do Celler. Desde então, apaixonou-se perdidamente pela gastronomia.

A volta ao Brasil

Voltando ao Brasil em 2006, fundou em São Paulo o Maní, empreendimento feito junto com seu sócio Daniel Redondo, que conhecera na Espanha.

À frente da casa por 11 anos, Helena e Daniel desenvolveram uma cozinha contemporânea com ingredientes simbólicos da cozinha brasileira.

Suas criações na gastronomia contemporânea são grandiosas e prosaicas ao mesmo tempo, refletindo o amor pelos temperos e ingredientes nacionais.

Pós-graduação em Ingredientes Culturais da Gastronomia Contemporânea

Prêmios e honrarias de Helena Rizzo

  • Melhor chef da América Latina – 50 Best Restaurants of the World (2013)
  • Melhor chef do mundo – 50 Best Restaurants of the World (2014)
  • Chef do ano – “Veja Comer&Beber”, da revista Veja SP, em 2009 e 2015
  • Membro do Júri Internacional da série The Last Table – Netflix (2018)
  • Jurada permanente do programa The Taste Brasil – GNT (2018, 2017)
  • Jurada convidada da série Masterchef Brasil – Band (2016)

Com Maní (2006), conseguiu feitos até então inéditos para a mulher na gastronomia.

  • entre os 10 melhores restaurante da América Latina pelo prêmio 50 Best Restaurants of Latin America (desde 2013) 
  • entre os 100 melhores restaurantes do mundo pelo prêmio 50 Best Restaurants of the World (desde 2011) 
  • condecorado com 1 estrela Michelin desde a chegada do Guia Michelin ao Brasil (2015)  
  • entre os restaurantes do prêmio francês La Liste (2018, primeira edição) 
  • eleito o melhor restaurante de São Paulo pela publicação anual “O melhor de são paulo”, do jornal Folha de S.Paulo, em 2018, 2017, 2016 e 2015. em 2014, ano de estreia da revista. 
  • desde 2008, eleito por quatro vezes (2008, 2009, 2012, 2015) como o melhor restaurante contemporâneo pela publicação anual “Veja Comer & Beber”, da revista Veja SP; 
  • Helena Rizzo eleita chef do ano pela revista em 2009 e 2015 

 São feitos impressionantes, mas com elementos em comum: a coragem, a perseverança, a confiança e o conhecimento adquirido através de muito estudo e experimentações. 

Algumas curiosidades sobre a chef Helena Rizzo:

1 – Comida preferida: arroz 

“Como a gente passa muito tempo experimentando, às vezes gosto de comer só um bolo de arroz. Gosto muito de arroz.”, explica a chef. 

 2 – Fã de poesia 

Ela ama ler no tempo livre. O livro que ela mais gosta é “História da Alimentação no Brasil”, de Luís da Câmara Cascudo. Na cabeceira da cama, tem sempre um livro de poesia para relaxar antes de dormir.  

3 – Antiga profissão: modelo 

Antes de se tornar a melhor chef do mundo, Helena foi modelo. Mas não modelo de passarela, e sim modelo publicitária, fazendo casting.  

4 – Chefs que admira 

Helena Rizzo gosta de ressaltar o trabalho das mulheres brasileiras. Entre elas, Neide Rigo, Mara Salles, Bel Coelho, Bela Gil, Carol Albuquerque e Rita Lobo.  

5 – O que faz no tempo livre? 

Ama ouvir música, ficar jogada no sofá e aproveitar para brincar e desenhar com a filha, Manuela, de 5 anos.   

6 – Comida que sempre tem em casa: arroz e feijão 

“Por causa da minha filha, na minha casa sempre tem arroz e feijão, uma feijoada simples com couve refogada”, conta. “Também amo arroz com ovo frito.” 

O porquê do sucesso

Para Helena, não é fácil perceber como é importante o trabalho de quem lava a louça numa noite de sábado, de quem fica quando todos já foram, de quem limpa o chão.

E de quem faz os drinks, de quem limpa o peixe e descasca as batatas, de quem leva para administração alguma reclamação pertinente… 

A chef comenta com paixão sobre sua jornada como empreendedora: “O Maní, assim como qualquer outro negócio, é um empreendimento que envolve almas e desejos – mais do que ingredientes e receitas.  

Mas, se estivermos realmente atentos, fica bastante fácil sentir toda a conexão e, assim, cuidar de cada um para que o sonho sonhado junto deixe de ser sonho e vire realidade.”

Estudar Gastronomia Contemporânea é uma escolha que tem muito a ver com os sonhos e realizações do texto acima, e é uma forma de expressão de sentimentos e de cultura também.

A Faculdade EnsinE, em seu curso de pós-graduação em Gastronomia Contemporânea, leva o aluno a conhecer técnicas de cultura gastronômica de diversos países.

Conheça mais sobre esse curso incrível clicando aqui.

Você também pode contar do conteúdo abaixo

Pratos Femininos – Video do coordenador do curso de pós-graduação em Gastronomia Contemporânea

1 comentário em “Helena Rizzo – a garçonete que botou o Brasil na boca do mundo”

Deixe um comentário

Você também pode gostar de ler

Empreendedorismo

Professores da EnsinE avaliam pratos do JF Sabor 2024

Professores do curso de Gastronomia avaliaram mais de 50 pratos concorrentes em concurso que vem movimentando o mercado gastronômico de Juiz de Fora e região O curso de Gastronomia da EnsinE esteve presente como júri técnico na 22ª edição do concurso JF Sabor, um dos maiores eventos gastronômicos de Juiz de Fora e região, que envolveu mais de 50 estabelecimentos e apresentou releituras criativas da culinária internacional com um toque mineiro. O evento, realizado pela Abrasel Zona da Mata, movimentou

Continuar lendo »
Gastronomia

Por que as cervejas de Juiz de Fora são tão boas?

Cervejas de Juiz de Fora seguem acumulando medalhas de ouro dentro e fora do Brasil e se destacando nos principais concursos da área. A cada ano, a cidade reafirma sua posição como um dos polos cervejeiros mais importantes do país, vocação que começou ainda no século XIX. O ano ainda nem acabou e os cervejeiros juizforanos já podem encher o peito (e o copo) de orgulho. A conquista de medalhas nos maiores campeonatos de cerveja do continente reforça a posição

Continuar lendo »
Notícias

Nutmed reúne nutricionistas em congresso histórico no Rio de Janeiro e celebra a ciência da nutrição

Evento de dois dias aprofunda conhecimentos e promove a atualização profissional, com foco em evidências científicas e práticas clínicas assertivas. O Rio de Janeiro foi palco de um encontro histórico para os profissionais da nutrição. Nos dias 6 e 7 de setembro, o Iº Congresso de Nutrição Clínica da Nutmed reuniu especialistas, pesquisadores e estudantes da área, proporcionando um ambiente de aprendizado e troca de experiências. Com uma programação abrangente, o evento abordou temas relevantes e atuais, como a relação

Continuar lendo »
Gastronomia

Como fazer cerveja em casa: guia completo para iniciantes

O conhecimento necessário para brassar, fermentar e maturar a própria gelada vem se desenvolvendo ao longo dos milênios. Ainda assim, pouca gente sabe como fazer cerveja em casa. Este guia é o primeiro passo para você entrar no seleto grupo de cervejeiros caseiros. Embora o mercado de cervejas artesanais tenha disparado na última década, fazer cerveja em casa ainda pode assustar navegantes de primeira viagem. E não é para menos, afinal é um processo que exige paciência, técnica, tempo e um

Continuar lendo »

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp.

Estamos de recesso neste fim de ano!

Do dia 19 de dezembro de 2024 até o dia 6 de janeiro de 2025, todos os setores da EnsinE estarão em recesso.

Se precisar de atendimento, envie-nos uma mensagem que responderemos assim que estivermos de volta!

Boas festas!