Nesse final de semana a Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB) em parceria com a Faculdade EnsinE, localizada na cidade de Juiz de Fora, preparou uma programação especial em três cidades: Cuiaba, Vitória da Conquista e São Luiz.
O módulo de TENUTI será ministrado nas cidades de Vitória da Conquista (BA) e São Luiz do Maranhão (MA) nos dias 18 e 19 de fevereiro.
Na ementa do curso os alunos poderão ter acesso aos conteúdos relacionados a Nutrição dos pacientes internados em unidades de terapia intensiva e Traz conceitos atuais de terapia nutricional básica, avançada, nutrientes especiais, imunonutrição e indicadores de qualidade em terapia nutricional, hemodinâmica e a discussão e resolução de problemas clínicos simulados.
A disciplina de SEPSE, será ministrada também na cidade de São Luiz e foi elaborado em parceria com o Instituto Latino-americano de Sepse (ILAS), é composto de aulas teóricas e simulações de casos clínicos e tem por objetivo principal fornecer aos profissionais que atuam em terapia intensiva, medicina de urgência ou setores com alta incidência de infecções graves, as diretrizes atuais do tratamento da Sepse.
O curso é continuamente renovado levando em consideração as modificações das diretrizes para tratamento. Constitui assim uma excelente oportunidade de atualização para todos os profissionais envolvidos no tratamento de pacientes críticos e tem como objetivo explicar:
- conceitos,
- epidemiologia,
- fisiopatogenia,
- abordagem do agente infeccioso,
- abordagem da hipoperfusão,
- particularidades das terapias de suporte (controle glicêmico, corticóides, ventilação mecânica, hemoderivados),
- discussão de casos clínicos.
Nessas mesmas datas, na cidade de Cuiabá, os alunos poderão assistir as aulas de ECOTIP, que objetiva fornecer os elementos básicos para a realização e interpretação de ultrassonografia funcional do coração básica e avançada, ultrassonografia pulmonar, ultrassonografia para a realização de procedimentos (drenagem pleural, pericárdica e acessos vasculares), para a avaliação do estado volêmico e da presença de hipertensão arterial pulmonar.