Setembro Amarelo na Preta

O que você vai ler

“Você não está sozinho. Acredite” é o slogan do evento. Idealizado pelo Dr. Pedro Nardelli, Psiquiatra (na foto acima com a Preta), reuniu muitas pessoas neste domingo, 12 de setembro, na Barraca da Preta, para uma conversa esclarecedora sobre o estigma da prevenção ao suicídio. Veja no final desta matéria a entrevista do Dr. Nardelli onde, em pouco mais de 3 minutos, ilustra e orienta a identificar e a como ajudar pessoas em depressão.

Estiveram presentes muitos médicos, profissionais de Educação Física, esportistas e voluntários, que trocaram suas experiências bem sucedidas no cuidado e na atenção à pessoa que sofre com depressão, e em como esse apoio ajuda a salvar vidas.

O evento foi na Barraca da Preta, na via São Pedro, conhecido lugar de prática de esportes e parada obrigatória para uma água de côco ou uma água gelada. Pretinha, como carinhosamente a chamam, atendia a todos com aquele abraço apertado, sua marca registrada.

O local, já charmoso, foi lindamente decorado nas cores do mês para receber as pessoas, com uma bela mesa de frutas e delícias artesanais 100% naturais, água de coco à vontade, chup-chups de frutas que as crianças (e os adultos) adoraram.

Uma tenda Ação do Bem foi disponibilizada para as pessoas aferirem a pressão e a glicose, e descansarem um pouco à sombra enquanto recebiam dicas de saúde, de apoio à prática de esportes e alimentação saudável.

Na entrevista concedida à EnsinE, Dr. Pedro Nardelli ilustrou a origem e a importância da campanha no Brasil, alertou sobre a importância de se permitir prestar atenção àquela pessoa ou parente em dificuldades e, principalmente, olhar a situação sem o preconceito já “enraizado”, infelizmente, em nossa sociedade.

Atualmente, a atenção à pessoa com depressão envolve equipe multiprofissional de médicos, a família, os amigos e também a igreja que a pessoa frequenta. E a boa notícia é que, segundo Dr. Nardelli, 96% dos casos têm tratamento.

Dr. Nardelli também informou sobre a importância da prática de atividades físicas, que tem a capacidade de melhorar e até reverter casos de depressão. Todo exercício físico, devidamente orientado, ajuda a produzir hormônios que beneficiam o organismo como um todo, tornando a vida mais gratificante.

“A prática de atividades físicas é fundamental no tratamento dos transtornos mentais, gerando nas pessoas motivação, criação de metas, bem-estar e melhoram a autoestima.”
Dr. Pedro Nardelli, Psiquiatra

Assista abaixo a entrevista concedida à EnsinE.

 

Links úteis:

Centro de Valorização da Vida – CVV – www.cvv.org.br

Centro de Apoio Psicossocial de Juiz de Fora – CAPS

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar de ler

Dia do Professor

Estamos em recesso

Neste dia 15 de outubro de 2025, todos os setores da EnsinE estarão em recesso.

Se precisar de atendimento, envie-nos uma mensagem que responderemos assim que estivermos de volta!

Bom descanso!