Autor: GUSTAVO BREGA QUINET DE ANDRADE
Um dos fatores principais para o sucesso de uma obra é um orçamento eficiente. Orçamento de obra malfeito causa frustações de custo e prazo, deixando o cliente descontente ou até mesmo levar a construtora a falência.
Na planilha orçamentária, o construtor deve garantir que todos os custos estejam contemplados no preço final, contando com custos diretos e indiretos, impostos e lucro.
Vale ressaltar que alguns parâmetros não podem ser alcançados com exatidão, e um bom orçamento não tem que ser exato, mas deve ser preciso. A experiência e bom senso do orçamentista fazem toda diferença, principalmente quando existe grande margem de incertezas no projeto.
O orçamento de obras está diretamente ligado ao gerenciamento, pois a partir do orçamento e disponibilidade de capital, consegue-se traçar a curva ABC, fluxo de caixa e cronograma de obra.
Bom senso é a palavra fundamental, pois livros e planilhas dificilmente conseguem estimar variações de produtividade de mão de obra, variação de preços de insumos, índice de chuvas que podem atrapalhar a obra na prática e tantos outros.
Por isso, contamos com diversos graus de orçamento, dos mais simples, que podem ser feitos em poucos minutos até maior complexidade e detalhamento, e todos são muito úteis para checagem e conferência.
Conheça o MS Project para o gerenciamento da sua obra
Sua obra pode ser pequena. Pode ser monumental. Pode ser média. Mas, em todas elas a produtividade é um denominador comum.
A produtividade da equipe é algo que sempre lembramos: perfil das pessoas, histórico do empreiteiro e equipamentos. E a sua produtividade? E da equipe (se existente) que nos apoia no gerenciamento?
A questão é que muitos ainda enxergam ferramentas de apoio – como o Microsoft Project – como “um programa para fazer cronograma”. Falta de informação! E informação é um bem precioso (o mais deles!) nos dias de hoje. O MS Project irá apoiar sua gestão em Escopo, Cronograma, Custos, Recursos, Comunicações e, claro, Integração.
Pense: “e se aumentássemos a equipe do empreiteiro X, recuperaríamos o atraso? A que custo?”, “se esta atividade atrasar, que depende do produto Z (que vai atrasar!) que impacto ocorrerá no prazo final? Ou mesmo no prazo de um marco relevante? Incorrerei em multa contratual?”.
Assim, resolver manualmente estas perguntas com um grau razoável de precisão é muito complicado e demorado. No entanto se a sua obra tiver sido modelada corretamente no MS Project estas perguntas podem rapidamente ser respondidas com a mesma precisão das informações que você tem.
Não há justificativa em fazermos manualmente – e morosamente – ainda mais algo que pode ser feito em milissegundos por um computador.
Portanto, pense: uma das informações básicas para responder as perguntas acima é o conhecimento do caminho crítico do Projeto. Afinal, para conhecê-lo precisamos determinar 4 fatores por atividade. Se seu projeto tem 250 atividades, 1.000 parâmetros. Dá pra fazer na mão? Que tal passar a usar uma ferramenta para aumentar a sua produtividade como gerente?