4 dicas da neurociência para melhorar sua concentração

Sumário

Não podemos negar que o mundo está cada vez mais dinâmico e todos os dias recebemos enxurradas e de informações e o excesso de informação, faz com que o nosso cérebro busque um ponto de fuga, uma distração.

Estudos indicam que em média, uma pessoa adulta e saudável mentalmente, consegue se concentrar em algo por cerca de 20 minutos e realizar a mesma tarefa, por no máximo 60 minutos.

A partir desse tempo, o cérebro começa a buscar outros pensamentos e com isso, temos os momentos de distração.

Tudo ao nosso entorno se mostra maximizado em nosso cérebro, desde a base de conhecimento até mesmo o ambiente de trabalho. De certa forma, é até injusto acharmos um culpado, nossa rotina de trabalho está cheia de dificuldades, mas ao mesmo tempo que a tecnologia atrapalha, às vezes pode ser nossa aliada. Se usada com bom senso, esses recursos como aplicativos de gerenciamento e relaxamento podem nos ajudar na produtividade.

Na neurociência, conseguimos encontrar causas e respostas para essas situações de dependência da tecnologia e busca por fuga do mesmo.

Esses “entretenimentos”, custam caro para a saúde mental, causam um enorme prejuízo de tempo e energia. A cada intervalo, demoramos cerca de 23 minutos para voltar à nossa atividade original.

Como então manter o foco? Infelizmente não tem uma fórmula mágica.  As distrações só são minimizadas com a persistência e organização.

Mesmo assim, a neurociência traz algumas indicações fáceis de executar que podem auxiliar os mais dispersos. Confira:

1. Divida sua jornada de trabalho em fatias

O cérebro é capaz de se concentrar em um único objetivo por 50 ou 60 minutos. Depois desse período, a atenção fatalmente vai para outro lugar.

A dica é trabalhar continuamente durante esse tempo, e então fazer essa interrupção de em média de 10 minutos para verificar  mensagens do celular, redes sociais ou a pausa para o cafézinho.

1. Mantenha-se bem alimentado durante todo o dia

Trabalhar de dieta ou sem ter comido nada é uma péssima ideia para o seu cérebro. Isso porque a necessidade de atenção exige uma grande quantidade de energia.

Durante o trabalho, é aconselhável ter sempre algo para petiscar do lado: tanto para que tenha força suficiente no organismo para manter o foco, quanto para que a mente não se distraia com a fome. Basta uma barrinha de cereais ou um suco entre as principais refeições do dia.

1. Ouça música (que você já conheça)

Fones de ouvido podem ser um ótimo auxilio para manter o foco. Além de reduzir o ruído do ambiente em que você estiver, ouvir  uma música pode trazer bem-estar. Usando o bom senso, busque por músicas que você já conheça e que não sejam deprê, o ideal é que esse momento seja leve, prazeroso e que você não perca o foco.

Atenção para não se envolver demais com a trilha sonora, apenas relaxante. O fato de escolher uma música que você já conhece, elimina a possibilidade do cérebro tentar se conectar com o novo, até mesmo se para decidir de você gosta da música ou não.

Uma sugestão simples é montar playlists nos aplicativos de música, com no máximo 50 a 60 minutos de duração, já que esse é o tempo máximo em que conseguimos prestar atenção. Fazendo uma playlist com esse tempo, automaticamente, quando  a playlist acabar, você vai saber que essa será a hora de dar aquela pausa para o café.

1. Elimine a bagunça e o desconforto

Espaços bagunçados como mesas de trabalho, são terríveis para o nosso cérebro. Isso acontece pois o sistema nervoso gasta mais energia tentado assimilar e encontrar as coisas, do que pensando sobre o assunto que você está proposto a trabalhar.

Em alguns casos, pode-se até dizer que o caos anda ladeado a criatividade e inovação. Mas, o seu propósito nesse momento é finalizar a tarefa, então, a sugestão é sempre melhor manter sua mesa limpa e organizado.

Ergonomia, ou melhor, a falta dela, pode causar distrações. Se alinhe corretamente na cadeira ou sofá, coloque o computador sobre a mesa ou algum suporte.