Super Bowl em números impressionantes

Super Bowl 2022 é o maior evento esportivo e de marketing do mundo

O que você vai ler

Não foi um fim de semana comum nos Estados Unidos, mais especificamente no estado da California, no SoFi Stadium, subúrbio de Los Angeles, onde a temporada 2021-2022 da National Football League (NFL), o Super Bowl recebeu o adjetivo superlativo de o “maior evento de todos os tempos”.

A vitória do Los Angeles Rams por 23 a 20 contra o Cincinnati Bengals foi considerado como um dos principais eventos dos últimos anos, segundo a CNN.

Além da final, dos shows de publicidade e de astros da música, foi também a aposentadoria de Tom Brady — o maior jogador da história do futebol americano, mais conhecido por aqui por ser marido da nossa super modelo Gisele Bündchen, casados há 12 anos.

Números impressionantes do Super Bowl

A 56ª edição do Super Bowl entrou para a história em termos de números. A final do campeonato aconteceu no domingo, 13 de fevereiro.

O preço dos ingressos foi o mais caro da história. Para assistir ao jogo, os torcedores pagaram em média US$ 10.000 (cerca de R$ 51.600) por 1 ingresso. O mais barato não saiu por menos de US$ 5.000.

Na beira do campo, a entrada mais barata custou US$ 35.995, e o evento lotou a arena, vendendo todos os 70 mil ingressos disponíveis.

Paixão nacional por lá, o Super Bowl atrai milhões de fãs do esporte pelo mundo. E atrai outro número impressionante: as cifras de publicidade.

Cada propaganda de 30 segundo nos intervalos da final da National Football League (NFL), chegam a U$ 7 milhões (cerca de R$ 36 milhões), os mais caros da publicidade mundial.

No último domingo, segundo o Instituto Nielsen (tipo o nosso Ibope), foram 99,2 milhões de espectadores na emissora NBC e mais 1,9 milhão na Telemundo, destinada ao público latino, além de 11,2 milhões de pessoas pela internet, via streaming.

O recorde foi no ano de 2015, quando 114,44 milhões de pessoas nos EUA assistiram ao título do New England Patriots sobre o Seattle Seahawks.

Show de marketing

Segundo a emissora, mais de 30 marcas estrearam nos intervalos da final neste ano, além das disputas históricas de montadoras de carros: BMW, GM, Kia, Nissan e Toyota. Mais de 70 empresas participam das campanhas publicitárias nos Estados Unidos.

Em termos de Marketing, é o Evento do Ano. Muitas empresas inauguram suas campanhas mundiais no Super Bowl, seja no intervalo ou antes da partida.

O intervalo do Super Bowl é um show à parte. E não é somente pelas brilhantes campanhas publicitárias, mas também pela presença de astros da música que se apresentam em performances muitas vezes únicas.

Esse ano houve shows de estrelas do rap como Dr. Dre, Snoop Dogg, Mary J. Blige, Kendrick Lamar e Eminem, além da participação surpresa de 50 Cent, que atraíram ainda mais audiência para a final.

Fãs ao redor do mundo dos astros citados acima já colocam a apresentação dos shows do Super Bowl 2022 como uma das melhores de todos as edições do torneio.

Super Bowl no Brasil

Neste ano, a partida foi transmitida no Brasil pelos canais ESPN e RedeTV!. Pela primeira vez em mais de 20 anos que a final do jogo foi exibida na TV aberta. A ESPN registrou liderança no horário da exibição dos jogos entre todas as TVs abertas.

No país já são cerca de 33 milhões de torcedores brasileiros fãs de futebol americano.

Os patrocinadores da transmissão da RedeTV! são os pesos-pesados Burger King, Casas Bahia, GM, GSK, JHSF e Vivo.

Outra boa notícia para os brasileiros fãs da franquia, a NFL iniciou a internacionalização do futebol americano. Além de partidas oficiais, a liga também encarregou para algumas equipes a missão de desenvolver os negócios no Brasil e em mais 8 países.

A negociação com a transmissão dos jogos nos canais de TV aberta fica a cargo da Effect Sport, agência de marketing da NFL no Brasil.

O Miami Dolphins será responsável para eventos, comercialização de produtos e ações publicitárias.

Crescimento de mais de 1000% em audiência

O crescimento de fãs no Brasil também pode ser visto com o NFL Game Pass, um aplicativo que permite aos assinantes assistirem aos jogos da liga.

Em cinco anos, o número de assinantes saltou de 5.000 para 100 mil nesta temporada. O preço da assinatura para uma temporada é de R$ 50.

Além do NFL Game Pass, foram criados perfis em português para a comunidade NFL Brasil, que somam quase 1 mi de seguidores.

Veja os números dos perfis da NFL em português:

  • Instagram: 467 mil seguidores (criado em junho de 2016)
  • Twitter: 208 mil seguidores (criado em agosto de 2016)
  • TikTok: 204 mil seguidores (criado em agosto de 2016)
  • YouTube: 18 mil seguidores (criado em agosto de 2021)

Segundo o Twitter, desde o início da temporada, em setembro de 2021, até as vésperas da partida, em fevereiro desse ano, o Brasil foi o quarto país que mais tweetou sobre o Swper Bowl mundo.

Apesar de não fazer parte das disciplinas do curso de bacharelado em Educação Física da Faculdade EnsinE, a grade tem modalidades esportivas voltadas para a nossa cultura, além de disciplinas com foco no empreendedorismo, como Marketing, Finanças, Inteligência Estratégica, entre outras.

Conheça esse curso que vai preparar você para o mercado clicando aqui.

Você também pode gostar do post

Curiosidades sobre o futebol

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar de ler

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp.

Estamos de recesso neste Carnaval!

Do dia 03 até o dia 05 de fevereiro de 2025, todos os setores da EnsinE estarão em recesso.

Se precisar de atendimento, envie-nos uma mensagem que responderemos assim que estivermos de volta!

Bom descanso!