Pós-Graduação promove aula de Estágio Psicomotricidade Transtornos na Aprendizagem

Pós-Graduação promove aula de Estágio Clínico, Psicomotricidade na prática pedagógica e aula de Transtornos na Aprendizagem

O primeiro final de semana do mês de Abril será marcado por grandes aulas no curso da Pós-Graduação em Neuropsicopedagogia Clínica e Institucional, coordenados pela educadora Heloísa Delage, pela Faculdade EnsinE.

A terceira turma, que iniciou em 2020, se prepara para a reta final do curso, com o módulo de Estágio Clínico, com a professora Maristela Castro.

Depois do módulo de Estágio Institucional, com a educadora Cristina Coronha, os alunos agora terão a oportunidade de aprender técnicas de avaliação e anamnese na parte clínica.

Pós-Graduação promove aula
Transtornos na aprendizagem

O módulo de Estágio Clínico oferece aos alunos a oportunidade de aprender sobre técnicas para uma melhor avaliação em espaço clínico, podendo atender crianças e até idosos em clínicas especializadas em transtorno.

São esperados grupos de famílias e crianças, que foram beneficiadas com o programa e indicação da coordenadora Heloísa, em parceria com as prefeituras da região.

Uma excelente oportunidade para um novo campo de atuação, saindo do espaço comum de sala de aula.
Na instituição, serão recebidos famílias para o atendimento orientado pelos professores e coordenação.

maristela

“Uma excelente oportunidade para um novo campo de atuação, saindo do espaço comum de sala de aula.”
Na instituição, serão recebidos famílias para o atendimento orientado pelos professores e coordenação.

 

 

 

Nesse módulo, os alunos irão aprender:

  • Montagem (organização) do portfólio.
  • Contrato e Enquadramento.
  • Entrevista individual.
  • Devolutiva.
  • Folha de identificação.
  • Provas Operatórias – folha de registro.
  • Testes Psicométricos – Funções cognitivas, executivas e comportamentais.
  • Jogos lúdicos  específicos.
  • Anamnese – modelos por idade.
  • Genograma e Linha do tempo.
  • Material escolar – análise e folha de registro.
  • Avaliação de psicomotricidade. Registro da entrevista com a escola e profissionais.
  • Avaliação pedagógica – matemática e linguagem.
  • Jogos lúdicos específicos.
  • Testes Psicométricos- Funções pedagógicas , cognitivas , executivas e comportamentais.
  • Relatórios.

Pós-Graduação promove aula

Esse trabalho é feito em todas as turmas e conta como carga horária do curso de Pós-Graduação em Neuropsicopedagogia Clínica e Institucional.

A aula acontecerá no prédio da instituição, localizando na Av. Rio Branco, 3480.

Roseane Mendonça

 

Na turma quatro, a professora Roseane Mendonça vai trazer a aula sobre as Dificuldades e Transtornos na Aprendizagem.  

 

Nesse módulo, os alunos poderão reconhecer:

  • Processo educativo e desenvolvimento das possibilidades e pontencialidades para a aprendizagem.
  • Alunos com Síndrome de Down.
  • Transtorno do espectro autista (TEA)
  • Deficiências (intelectual, sensorial e física) e suas especificidades.Teoria da modificabilidade cognitiva estrutural.
  • Funções psicológicas superiores.
  • Atendimento educacional especializado.
  • Planejamento, mediação, avaliava e intervenção para alunos

Essa aula acontece por meio videoconferência, uma estratégia adotada pela instituição em período pandêmico. A aula será ao vivo, pela plataforma Meet.  

Sérgio de Carvalho

 

Professor Sérgio de Carvalho dará continuidade ao módulo Psicomotricidade na prática pedagógica, na turma cinco.

Nesse segundo encontro, que será on-line, os alunos irão aprender sobre a Avaliação e identificação dos distúrbios psicomotores, que é quando a criança, já nos primeiros anos de vida, consegue demonstrar suas habilidades ou falta de, em certos movimentos do corpo.

 

Isso acende um sinal de alerta para a família, que acaba por buscar um profissional especialista, para que possam buscar algum tratamento.

  • Conceito e história da psicomotricidade. Bases neuroanatômicas e psicológicas do desenvolvimento motor.
  • Psicomotricidade e estimulação precoce.
  • Desenvolvimento psicomotor da criança.
  • Avaliação e identificação dos distúrbios psicomotores.
  • Intervenções na área de psicomotricidade.
  • Controle encefálico do movimento. Córtex Motor e os movimentos da fala, da escrita e da leitura.
  • Construção da linguagem oral e escrita atrelada ao funcionamento cerebral. Cerebelo e funções nas habilidades dos movimentos. Aprendizagem através dos sentidos biológicos, estruturas e funções.

Essa aula acontece por meio videoconferência, uma estratégia adotada pela instituição em período pandêmico. A aula será ao vivo, pela plataforma Meet, proporcionando que todos os alunos possam interagir, mesmo estando em ambientes separados.

A sexta turma do curso está com as inscrições abertas, e será exclusivamente por videoconferência, dando assim, oportunidade para que os alunos da região possam estudar, sem perder a qualidade.

Para se inscrever, clique aqui!

Deixe um comentário

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp.