PNEUMOINTENSIVISMO (20 H/A)

Pós-graduação Amib promove aula de Pneumointensivismo, em São José dos Campos

O que você vai ler

A Faculdade EnsinE, em parceria com a Associação de Medicina Intesivista do Brasil, promove aula de Pneumointensivismo, em São José dos Campos.

Nos dias 4 e 5 de março, promove em São José dos Campos a aula de Pneumointensivismo da Pós-Graduação em Medicina Intensiva em Adultos, promovido pela Faculdade EnsinE e Amib.

As aulas acontecem de 14h às 22h na sexta feira (4) e de 8h às 18hs no sábado (5), o local das aulas será no Instituto Policlin de Ensino e Pesquisa IPEP do Hospital Policlin.

A pneumonia é a uma das principais causas de infecção nosocomial em UTIs, ocorrendo em pacientes submetidos à intubação endotraqueal e ventilação mecânica.

Devido a sua relevância clínica e seu perfil epidemiológico, a pneumonia associada à ventilação mecânica (PAVM) é estudada como um dos principais desafios enfrentados pelo intensivista em sua prática diária.

As doenças infecciosas, em especial as pneumonias, tornaram-se um problema crescente para os cuidados em saúde.

O surgimento de bactérias multi-resistentes tanto hospitalares como vindas da comunidade apresentam crescimento exponencial nos últimos anos, contribuindo para o aumento do uso de antibióticos de amplo espectro e consequentemente dos gastos em saúde.

Ministrado pelo professor Dr. Bruno Valle, o módulo terá 20 horas como carga horária, nos dois dias e faz parte da ementa da Pós-Graduação.

Serão abordados na aula:

  • Fisiologia respiratória.
  • Insuficiência respiratória aguda e crônica agudizada (definição, epidemiologia, diagnóstico, abordagem inicial, tratamento).
  • Pneumonia adquirida na comunidade.
  • Pneumonia nosocomial (adquirida no hospital e associada à ventilação mecânica).
  • Gasometria arterial (definição, como coletar, aplicação clínica, indicação, interpretação).
  • Disfagias orofaríngeas e síndromes aspirativas agudas e crônicas.
  • Interpretação de radiografia e tomografia de tórax em UTI.
  • Tromboembolismo pulmonar, TVP e embolia maciça.
  • Asma brônquica (enfoque na doença e tratamento, menos em ventilação mecânica).
  • Doença pulmonar obstrutiva crônica (enfoque na doença e tratamento, menos em ventilação mecânica).
  • Broncoscopia em UTI – aspectos do exame e cuidados no paciente crítico.
  • Traqueostomia em UTI (breve revisão técnicas, foco em indicação e complicações).
  • Ventilação mecânica no paciente crítico crônico. Cor pulmonale agudo: cuidados com o coração e a hemodinâmica na ventilação mecânica.
  • Introdução à ventilação mecânica básica (visando deixar o assunto iniciado para ser retomado no VENUTI)

Pós-graduação terá aula de Pneumointensivismo

São José dos Campos  está situado no Vale do Paraíba Paulista a 81km da capital do estado. Em 2021, sua população foi estimada pelo IBGE em 737 310 habitantes, sendo o quinto mais populoso de São Paulo e o 23.º de todo o país, além de ser o segundo município mais populoso do interior do Brasil, ficando atrás somente de Campinas. ( A EsninE e Amib promovem o curso de Medicina Intensiva em Adultos também em Campinas, com as inscrições abertas. Para se inscrever, clique aqui!)

O município é a sede de importantes empresas, como: PanasonicJohnson & JohnsonEricssonPhilips, General Motors(GM), PetrobrasMonsantoEmbraer (sede), entre outras.[7][8] Possui também relevantes centros de ensino e pesquisas, sendo um importante tecnopolo de material bélico, metalúrgico e sede do maior complexo aeroespacial da América Latina.[7][11] O Parque Tecnológico de São José dos Campos, o maior do tipo no país, sedia unidades de pesquisa de grandes empresas, sendo a única cidade do mundo com centros de pesquisas das três maiores fabricantes mundiais de aeronaves, a Embraer, a Boeing e a Airbus

 

São_José_dos_Campos

Deixe um comentário

Você também pode gostar de ler

Notícias

Coordenadora de Arquitetura publica artigo sobre iluminação natural – EnsinE

Estudo sobre iluminação natural em poços de luz sugere revisões na legislação urbana e traz importantes reflexões sobre a legislação urbana e a sustentabilidade nas construções. Pode parecer contraditório, mas em 2020 as casas e residências se tornaram os espaços mais importantes da vida coletiva. Isso porque atravessávamos os piores momentos da pandemia de Covid-19, quando quem pôde, ficou em casa para evitar o contágio. Foi durante esse período que a coordenadora dos cursos de pós-graduação em Arquitetura da Faculdade

Continuar lendo »
Gastronomia

Jornal Nacional mostra a falta de padeiros no Brasil

Difícil encontrar alguém que não ame o cheiro, o som, o sabor e a alegria de um pão fresquinho. O pão é a base da alimentação da maioria dos brasileiros e um alimento fundamental no cotidiano das famílias, estudantes e colegas de trabalho. Já imaginou o que aconteceria se toda essa gente ficasse sem pão? Pois saiba que tal cenário hipotético – e terrível – é motivo de análise nos últimos anos. Isso porque o mercado de trabalho na área

Continuar lendo »
médico e robô separados por uma maca vazia se encaram
AMIB

Inteligência artificial na medicina: o que esperar?

O avanço da inteligência artificial (IA) na medicina tem sido marcante, prometendo transformar várias especialidades, incluindo a medicina intensiva. A integração de sistemas de IA em ambulâncias e unidades de tratamento intensivo está definindo novos paradigmas para o tratamento de pacientes em condições críticas. Os médicos intensivistas, no centro dessa revolução, encontram-se na vanguarda de uma transição sem precedentes, que tanto desafia quanto enriquece sua prática clínica. Leia também Como é a Especialização em Nutrologia Pediátrica? Como o cérebro aprende?

Continuar lendo »

Estamos de recesso nesta quinta-feira

No dia 13 de junho, todos os setores da EnsinE estarão em recesso.

Se precisar de atendimento, envie-nos uma mensagem que responderemos assim que estivermos de volta!

Até logo!