Planejamento de Redes Sociais, por onde começar?

Sumário

Por Cláudia Figueiredo

O planejamento de Redes Sociais é fundamental em qualquer estratégia de marketing digital. Ele servirá como a principal referência para garantir que cada suas campanhas estão ajudando você a se aproximar de suas metas.

Para começar um bom planejamento de redes sociais, você precisa de uma estratégia. Não se preocupe, eu listei a seguir os principais pontos que você deve seguir para começar a se destacar nas redes!

Não existe Planejamento de Redes Sociais sem direcionamento!

Antes de decidir quais redes sociais você planeja usar, considere com que frequência planeja postar e que tipos de conteúdo você publicará.

Minha experiência me mostra que quanto mais postagens e interações você faz, mais engajamento e distribuição de conteúdo você alcança. 

Para desenvolver sua estratégia nas redes você precisa saber responder algumas perguntas fundamentais como:

  • Que tipo de conteúdo meus seguidores gostam mais?
  • Qual problema meu serviço ou produto resolve?
  • Qual a grande transformação do meu produto ou serviço na vida das pessoas?
  • Quem é minha audiência?
  • Qual meu público-alvo?
  • Quem é minha persona?

Se você ainda não sabe como responder a essas perguntas nem o que esses termos significam, não se preocupe. Um bom planejamento depende de um bom conhecimento, por isso vá fundo nos estudos, eles valerão cada segundo de dedicação!

Por exemplo, você pode começar entendendo melhor como identificar seu público-alvo e definir personas. Lembre-se que o foco do marketing deve ser o relacionamento com o cliente. Por fim, não se esqueça de ter na ponta da língua qual o diferencial do seu produto.

Quanto mais perguntas você conseguir responder, melhor será seu planejamento de redes sociais. Depois é hora de começar a traçar uma estratégia. 

Produza conteúdo relevante 

O engajamento com o público vem através de conteúdo relevante. Desenvolvê-lo de forma criativa através de imagens tipo carrossel ou vídeos requer dedicação, caso não queira contratar um profissional qualificado. 

Além de saber quais são as melhores práticas para explorar o potencial de cada rede social, você também precisa saber que tipo de conteúdo e tópicos mais atraem seu público-alvo.

O Facebook aceita a inclusão de links em posts na timeline que podem levar para seu site, blog ou outra página na internet. Você pode inserir também informações importantes sobre seu negócio e fazer anúncios para seus produtos e serviços.

Já o Instagram não permite a inclusão de links em posts do feed, somente na biografia, story e destaques. As informações de seu negócio também têm espaço limitado no perfil. No entanto, é uma excelente rede para falar sobre produtos e serviços. No Instagram, sempre coloque as # (hashtags) que tenham a ver com o conteúdo e marque a localização. 

Faça sempre uso do Instagram Stories, mostrando seu dia-a-dia ou bastidores de sua empresa. Não fique só divulgando promoção do tipo “compre, compre, compre”. Quando seus seguidores se apaixonam por sua marca, eles irão consumi-la. Lembre-se, primeiro os seguidores compram você e depois compram de você.

No caso do YouTube, vale a pena usar este espaço para gerar conteúdo através de vídeos instrutivos e agregar valor para sua audiência.

Também vale a pena falar do Linkedin, uma rede de relacionamentos profissional. Se você é empreendedor, autônomo ou tem uma empresa, obrigatoriamente precisa estar nela. 

Existem outras redes que você também pode estar, como Tik Tok, Twitter ou Pinterest. O importante é saber se comunicar através das especificidades de cada uma delas. 

Seja consistente 

Você não conseguirá os resultados desejados com suas redes sociais se não tiver uma frequência intensa de postagens. Os consumidores estão cada vez mais exigentes, inteligentes e em busca de informações relevantes que resolvam seus problemas.

Não estou falando que você precisa ficar o dia inteiro criando conteúdo, mas manter uma frequência de publicação demonstra que você se importa com as necessidades do cliente e está procurando resolvê-las.

Mais uma vez, o planejamento é fundamental. Criar um calendário editorial é uma excelente maneira de manter as publicações organizadas e tirar o máximo proveito da sua estratégia.

Mensure seus resultados 

Sabe aquela história de “eu fiz Comunicação e nunca mais terei que trabalhar com números?” Pois é! Errei kkkkk Como saber quantas pessoas estão vendo as postagens e interagindo se eu não olhar para os números?!

Como qualquer outro tipo de estratégia de marketing digital, o planejamento de redes sociais precisa de acompanhamento e avaliação dos resultados de cada ação. Essa é a única maneira de saber se elas estão ajudando a atingir as metas de marketing.

As próprias redes sociais fornecem estes números, no entanto, muitas vezes, você terá que encontrar uma maneira de quantificar esses resultados. 

Somente desta forma é possível determinar seu ROI (Retorno sobre o Investimento) e decidir se está usando seus recursos da melhor maneira.

Acompanhar este desempenho também ajuda a identificar áreas de melhoria. Isso permite que você incremente os resultados no curto e longo prazo, o que é crucial para a sobrevivência dos negócios! 

Deixe um comentário

Você também pode gostar de ler

Marketing

Marketing para nutricionistas: o guia da presença digital

Você já conhece alguma estratégia de marketing para nutricionistas?  Se sim, sabe que informação de qualidade nunca é demais. Nesse caso, aproveite o texto a seguir para se atualizar sobre as tendências e conversas que acontecem nas redes. Agora, se você quer divulgar aos quatro cantos seus serviços em nutrição e não sabe como, então

Continuar lendo »
Marketing

5 tendências do Marketing Digital para 2023

O Marketing Digital tem caminhado cada vez mais para experiências mediadas pela tecnologia e também humanização. Reunimos alguns caminhos que ele deve continuar trilhando no ano de 2023.  5 – Inteligência Artificial e Aprendizagem dos robôs.  Iniciamos esta lista com a comercialização de inteligência artificial (IA) e aprendizagem de máquinas (ML) – Machine Learning. Embora

Continuar lendo »
Marketing

4 tendências do marketing digital para você conhecer

Os acontecimentos dos últimos anos fizeram surgir novas necessidades e provocaram uma aceleração na forma como os consumidores compram através da internet.  Logicamente, as empresas tiveram que acompanhar. Muitas das que não atuavam no mundo digital tiveram que marcar presença na web a fim de não perder clientes.  Todas essas mudanças têm a ver com

Continuar lendo »
Marketing

Técnicas de filmagem: como gravar vídeos com qualidade

Conteúdo em vídeo é um dos formatos de maior sucesso na internet. Pessoas de diferentes perfis socioeconômicos, faixas etárias, gêneros e origens consomem esse tipo de conteúdo com frequência. Por isso, é cada vez mais importante produzir vídeos de qualidade.  Para ajudar você nessa tarefa, preparamos este artigo com algumas das principais técnicas de filmagem. 

Continuar lendo »

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp.