O que é Storytelling: saiba como utilizar a técnica no seu negócio

O que você vai ler

Muito se engana quem pensa que contar histórias e vender não têm nenhuma relação.

Provavelmente você já se deparou com o termo Storytelling sem saber que essa técnica pode ajudar a sua empresa. Afinal de contas, o que é Storytelling?

Nesse post você vai entender a importância de saber contar boas histórias e como isso pode alavancar as vendas do seu produto ou serviço.

O que é Storytelling?

Antes de falar sobre a sua importância ou aplicabilidade, é necessário entender exatamente o que é Storytelling.

Em tradução literal, o termo em inglês significa “o ato de contar histórias”. Entretanto, para um bom Storytelling, é preciso mais do que somente uma narrativa.

Por isso, Storytelling nada mais é do que a capacidade de contar histórias relevantes com a ajuda de recursos audiovisuais. A técnica é muito usada no Marketing e na Publicidade.

O método, de caráter persuasivo, é capaz de promover o seu negócio sem que haja a necessidade de fazer uma venda direta e ainda estreitar a relação com os clientes.

O Storytelling é ideal para compartilhar conhecimentos, ideias e demais interesses através de uma narrativa bem construída.

Para muito além de saber o que é Storytelling, o mais importante é entender qual a sua importância e como executá-lo da forma certa.

Qual a importância do Storytelling?

Agora que você já sabe o que é Storytelling, está na hora de entender os motivos pelos quais essa técnica é tão importante.

Ao investir em boas histórias, sua empresa estará produzindo um material único, muito mais atraente e com maiores chances de conversão. Os seres humanos são movidos pelas emoções, que têm influência direta nos processos cognitivos. Por esse motivo, o Storytelling é capaz de cativar o público sem muito esforço.

Se identificar com uma marca ou produto é muito mais fácil quando a mensagem é passada através de uma história envolvente e emocionante. Um exemplo disso é a Coca-Cola.

A empresa, muito além do seu produto, vende felicidade e o desejo de revolução pessoal através da criação de uma atmosfera motivacional e aspiracional. Dessa forma, a Coca-Cola consegue levar o seu produto até mesmo a quem tem consciência e admite que o refrigerante é prejudicial à saúde das pessoas.

Outro benefício do Storytelling é o engajamento que ele proporciona. Quanto mais o público se identifica com o conteúdo, mais disposto se sente a curtir, comentar ou compartilhar.

Voltando no exemplo da Coca-Cola, a marca gera milhões de compartilhamentos e citações todos os dias sobre as diferentes peças que criam nos mais variados meios digitais.

Depois de entender o que é Storytelling e quais são as vantagens de aplicar a técnica, o próximo passo é aprender como fazer isso.

Como fazer um bom Storytelling

Agora você já sabe o que é Storytelling e como ele pode ser útil na hora de promover a sua marca ou produto de maneira mais sutil.

Portanto, está na hora de entender quais são os passos que fazem toda a diferença na hora de escrever uma história que seja bem construída, autêntica e interessante.

Público-alvo

O objetivo ao contar uma história é cativar e encantar uma audiência. Por isso, é importante saber exatamente quem é o seu público-alvo.

Conhecendo a fundo o tipo de audiência para a qual a história será contada, melhor a sua empresa consegue trabalhar para que a mensagem seja mais personalizada e assertiva.

Muito além de informações básicas como idade, gênero e cidade, é importante conhecer hábitos de consumo, fontes de informação e os problemas diários dessas pessoas.

Dessa forma, fica mais fácil pensar em como o seu produto ou serviço pode ajudar e como trabalhar essa ideia de maneira natural e assertiva na história que for contar.

Canal

Conhecer os canais através dos quais as histórias serão contadas é tão importante quanto conhecer a sua audiência.

Diferentes redes sociais possuem diferentes perfis, assim como as pessoas que as utilizam. Isso também deve ser levado em consideração na hora de construir seu Storytelling.

No Facebook, por exemplo, os usuários se sentem mais confortáveis e inclinados a falar sobre suas vidas pessoais. No LinkedIn, por outro lado, a parte profissional é mais trabalhada.

Estar por dentro das opções e ferramentas que cada rede oferece também é um ponto importante. Em alguns canais, vídeos funcionam melhor que imagens e vice-versa.

Título

O título é o primeiro contato do cliente com o seu conteúdo. É ele que determina, na maioria das vezes, se e por quem a história será acessada.

Pensar em um título interessante e chamativo é crucial para garantir que o seu conteúdo alcance e engaje o maior número de pessoas possível.

Entretanto, é importante ter em mente que, para que a estratégia seja 100% funcional, o texto também precisa ser envolvente e cumprir a promessa do título.

Etapas

Para manter o seu público interessado, é necessária uma narrativa coerente e que tenha início, meio e fim muito bem definidos.

Primeiro, estabeleça e apresente os elementos introdutórios, como personagens e contexto. Depois, desenvolva a história, sempre deixando um gancho para manter a audiência instigada até o final.

Por último, mas não menos importante, vem o Call to Action da sua oferta. Nessa etapa, explique o que você espera que a pessoa faça: as ações vão desde assinar uma newsletter até efetivamente comprar um produto.

Autenticidade

Histórias contadas sob o ponto de vista de quem as viveu são automaticamente percebidas como sendo mais autênticas, além de passarem melhor a sensação de credibilidade e ajudarem na identificação.

Em hipótese alguma forneça informações falsas que possam comprometer a experiência do usuário ao deixar de gerar valor para ele e o levar a uma compra mal-informada.

Dominando esses pontos, você será capaz de traçar uma estratégia de Storytelling muito mais assertiva para a sua empresa e se aproximar dos seus clientes de forma natural.

Gostou de aprender sobre o que é Storytelling e como aplicar a técnica? Nós também preparamos algumas dicas sobre empreendedorismo criativo para você.

Deixe um comentário

Você também pode gostar de ler

Gastronomia

6 dicas de ouro para negócios gastronômicos 

Desde que iniciei meu propósito de ajudar empresários e profissionais liberais a gerirem seus negócios, alcançando a melhor versão deles, me deparo com o delicioso desafio de auxiliá-los a prosperar. E aqui não vou esconder nenhum segredo que aprendi nas centenas de aulas que frequentei ou lecionei, nas milhares de páginas de livros que li, ou mesmo nos incontáveis cursos que participei. Existem diversas técnicas para incrementar seu negócio. Eu vou descrever, rapidamente, algumas que você pode começar a aplicar

Continuar lendo »
Marketing

Marketing para nutricionistas: o guia da presença digital

Você já conhece alguma estratégia de marketing para nutricionistas?  Se sim, sabe que informação de qualidade nunca é demais. Nesse caso, aproveite o texto a seguir para se atualizar sobre as tendências e conversas que acontecem nas redes. Agora, se você quer divulgar aos quatro cantos seus serviços em nutrição e não sabe como, então é melhor pegar papel e caneta e ler esse texto até o final. Leia também 6 dicas de ouro para negócios gastronômicos A história de

Continuar lendo »
Marketing

5 tendências do Marketing Digital para 2023

O Marketing Digital tem caminhado cada vez mais para experiências mediadas pela tecnologia e também humanização. Reunimos alguns caminhos que ele deve continuar trilhando no ano de 2023.  5 – Inteligência Artificial e Aprendizagem dos robôs.  Iniciamos esta lista com a comercialização de inteligência artificial (IA) e aprendizagem de máquinas (ML) – Machine Learning. Embora essas tecnologias não sejam novas, recentemente elas foram impulsionadas devido aos avanços nos algoritmos computacionais.  Já é possível, por exemplo, personalizar o envio de e-mail

Continuar lendo »
Marketing

4 tendências do marketing digital para você conhecer

Os acontecimentos dos últimos anos fizeram surgir novas necessidades e provocaram uma aceleração na forma como os consumidores compram através da internet.  Logicamente, as empresas tiveram que acompanhar. Muitas das que não atuavam no mundo digital tiveram que marcar presença na web a fim de não perder clientes.  Todas essas mudanças têm a ver com o comportamento do consumidor e com a captura de novas oportunidades de crescimento. Pensando nisso, elencamos quatro tendências de marketing digital que todo empresário deve

Continuar lendo »

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp.

Estamos de recesso neste fim de ano!

Do dia 19 de dezembro de 2024 até o dia 6 de janeiro de 2025, todos os setores da EnsinE estarão em recesso.

Se precisar de atendimento, envie-nos uma mensagem que responderemos assim que estivermos de volta!

Boas festas!