O que é EAD: tudo o que você precisa saber sobre o Ensino a Distância

Você com certeza já se deparou com a sigla EAD em algum momento, principalmente nos últimos meses, desde o início da pandemia de coronavírus. Mas, afinal de contas, o que é EAD? Entenda agora qual é o significado por trás dessas três letras que têm ganhado cada vez mais espaço quando o assunto é educação.

O que é EAD?

EAD é a sigla para Ensino a Distância, ou também Educação a Distância, que consiste em uma modalidade alternativa de ensino que vem se consolidando cada vez mais.

O grande diferencial do Ensino a Distância é a flexibilidade de horários e lugares de estudo que ele oferece, não sendo necessário um encontro presencial entre professores e alunos.

No EAD, é o aluno que escolhe onde e quando vai estudar. Nessa modalidade, a principal ferramenta de estudo é um computador com acesso à internet.

A crescente popularidade da categoria se dá, principalmente, pela grande adaptabilidade que ela oferece. O Ensino a Distância é a escolha ideal para pessoas que têm uma rotina cheia, por exemplo.

Agora que você já sabe o que é EAD, está na hora de conhecer as origens desse modelo de ensino e sua evolução.

Como surgiu o Ensino a Distância

Tão importante quanto entender o que é EAD é saber como a modalidade surgiu e a que se deve sua recente ascensão.

Ao contrário do que se imagina, o Ensino a Distância surgiu muito antes da era digital, no ano de 1728, em Boston, nos Estados Unidos.

Na época, o curso oferecido era de taquigrafia (escrita rápida com as mãos), e ele acontecia através de correspondências semanais, já que ainda não havia computadores ou internet.

A partir desse pontapé inicial, a história do EAD passou a acompanhar de perto a evolução da sociedade e, principalmente, da tecnologia.

No começo, o foco era em cursos profissionalizantes, ao passo que, atualmente, a modalidade engloba desde o ensino fundamental até a pós-graduação.

Mas, apesar de o Ensino a Distância de 1728 se diferenciar em muitos aspectos do que ele é hoje, alguns pontos importantes permaneceram intactos.

O primeiro deles é a característica principal do EAD: a separação física e temporal entre docentes e alunos. Outro é a possibilidade de oferecer formação para pessoas que estão longe das universidades.

Depois de entender o que é EAD e como a categoria de ensino surgiu, o próximo passo é conhecer sua história aqui no Brasil.

Ensino a Distância no Brasil

Você já sabe o que é EAD e quais foram suas origens, mas deve estar se perguntando quando e como o Ensino a Distância chegou em território brasileiro.

Para a sua sorte, nós temos a resposta! O EAD no Brasil começou em 1904, através de um anúncio nos classificados do Jornal do Brasil sobre um curso de datilografia.

Assim como nos Estados Unidos, o primeiro curso a distância do Brasil também era realizado por meio de correspondências.

Na década de 1920, com o rádio sendo a novidade tecnológica do momento, surgiram os primeiros cursos transmitidos pelas ondas eletromagnéticas. Materiais impressos eram usados como complemento.

Algumas décadas depois, no final dos anos 70, começava a primeira experiência de Ensino a Distância em cursos superiores. Nesse período, os telecursos, transmitidos pela TV, já existiam.

Com a chegada da internet no Brasil, em meados dos anos 90 as instituições passaram a utilizá-la com o objetivo de publicar conteúdos e incentivar interações.

Por fim, em 1996, foi criada a Secretaria de Educação a Distância (SEED), do Ministério da Educação (MEC).

No mesmo ano, o EAD no país passou a contar com uma abrangente legislação (a mesma que garante, hoje, a validade dos diplomas emitidos pelos cursos da modalidade).

Mas, afinal de contas, como está o atual cenário do EAD no Brasil?

Crescimento do EAD no Brasil

Atualmente, muitos brasileiros já sabem o que é EAD e cursam a modalidade, que já está consolidada no país e oferece cursos desde o ensino fundamental até a pós-graduação.

O número de pessoas que cursam o ensino superior a distância em território brasileiro, hoje em dia, ultrapassa a marca de 1 milhão.

Em comparação com 2005, quando havia cerca de 100 mil alunos matriculados em EAD, o aumento foi de 1000% em pouco mais de 10 anos.

Muitos fatores contribuíram para a popularização do Ensino a Distância no Brasil, entre eles: a expansão do acesso à internet, a flexibilidade e comodidade, e o custo-benefício.

Se, no começo, havia certa resistência e desconfiança quanto à modalidade, nos dias atuais pode-se dizer que o EAD em território nacional é um caso de sucesso.

E a tendência é que essa expansão continue acontecendo e o modelo de ensino conquiste cada vez mais pessoas.

Se você gostou de entender mais sobre o que é EAD, também vai gostar de saber que, aqui na EnsinE, nós oferecemos cursos nessa modalidade em várias áreas, uma delas sendo a de Arquitetura.

Seja Ensin.E, vença!