O marketing de influência e o poder dos influenciadores digitais

Marketing de influência é o conjunto de ações e estratégias com objetivo de promover produtos ou serviços por meio de pessoas que têm a capacidade de influenciar um determinado público.

A influência não é algo exclusivo do digital. Na verdade, ela faz parte das relações humanas. Pense bem, quantas vezes você não comprou um produto só porque seu amigo te indicou? Ou porque você viu o personagem da sua série preferida usando? Diariamente somos influenciados e é justamente isso que o marketing de influência trabalha. Pelo nosso ciclo social, pelos artistas que acompanhamos e hoje, pelas pessoas que seguimos nas redes sociais.

Mas a influência digital tem suas especificidades. No início dos anos 2000, surgiram os primeiros blogs institucionais. Com o objetivo de criar um espaço de diálogo entre uma marca e o seu consumidor, esses blogs abriram caminhos para que depois os próprios fãs criassem um lugar de divulgação da marca.

Thássia Naves, Camila Coelho, Lala Rudge e Camila Coutinho representam a era de ouro das blogueiras de moda.

Em seguida aparecerão os blogs diários, onde pessoas comuns compartilhavam dicas sobre assuntos que as interessavam. Por exemplo, blogueiras como Camila Coutinho, Thássia Naves e Camila Coelho foram se tornando referência em moda e passaram a dividir com os leitores um pouco de suas vidas pessoais. Nesse momento, o público passa a se interessar pela pessoa atrás do conteúdo. Quando o discurso passa a ser em primeira pessoa, surge o marketing de influência.

O boca a boca nunca foi tão potente

O ser humano é movido por histórias. Através delas nos conectamos com algo. Boas histórias geram identificação, despertam emoções e facilitam a entrega de uma mensagem. E quando se trata de um produto não é diferente: 92% dos consumidores ao redor do mundo afirmam que confiam totalmente na indicação de um amigo. Isso porque ao dividir sua experiência com o produto, a pessoa traz uma prova social para uma marca.

Entretanto, com a internet os efeitos da influência foram potencializados ao máximo. Assim, através de um público fiel e engajado, o influenciador digital passou a dar as cartas na publicidade. “A pandemia deixou claro como a internet tem poder de decisão de compra. Dentro desse contexto, o influenciador tem papel fundamental. É a ponte entre o consumidor final e uma empresa. Além de ser uma opinião amiga, ele humaniza e dá personalidade a marca.”, diz Raisa Polato, influenciadora digital há mais de 5 anos.

Influenciador não é banner

Só que colocar a mensagem de uma marca na boca de uma pessoa, requer algumas condições de temperatura e ambiente. O influenciador não é um espaço de mídia tradicional no qual você pode divulgar qualquer produto. Ele é porta-voz de uma comunidade.
Então, para uma marca construir um relação de transparência e confiança com seu consumidor através da influência, é necessário um casamento certeiro entre os ideias da empresa e o propósito do influenciador.

“É preciso ser consumidor da marca ou ter desejo sobre seus produtos”, diz Raisa Polato. “O seguidor hoje é mais ligado, ele sabe quando o influenciador realmente usa um produto e quando uma marca está alinhada com a vida dele. Mas quando uma marca propõe uma publicidade mais dura e engessada, as pessoas tendem a ser mais avessas, porque não gera identificação”. 

Sem dúvida, quem faz um ótimo trabalho nesse sentindo, unido propósito e estratégia é a Chico Rei, marca de camisetas geek. “Como a Chico Rei nasceu no ambiente digital, a marca sempre teve uma forte conexão com o público. Se você buscar no Instagram, as pessoas recebem as camisetas, postam fotos, marcam a gente. A gente entrega e comunica quem a gente é. Então, o influenciador ideal é aquele que haja com naturalidade e mostre a verdade da sua rotina.” nos conta Karoline Castro, Gerente de Relações Institucionais da Chico Rei.

Recentemente, a Chico Rei lançou uma coleção com a influenciadora Dora Figueiredo. Match certo!

Como achar o influenciador ideal para a sua marca?

Como falamos anteriormente, não é qualquer influenciador que fará sentido para a sua marca. Pensando nisso, selecionamos 3 dicas para potencializar o seu negócio usando influenciadores digitais. Acompanhe:

1) Não foque apenas no número de seguidores

Quando o assunto é marketing digital, muita gente tende a focar apenas nos números. Mas dessa forma, as pessoas (e marcas) esquecem da métrica essencial: o engajamento. Fazer uma parceria com um macro influenciador (+ de 100mil seguidores) pode representar um alcance maior da sua empresa com atração de novos seguidores, mas não necessariamente de novos clientes.
Por isso, é preciso entender qual é o objetivo da sua campanha, para cada missão há um tipo de influenciador. Observe a pirâmide abaixo:

É fundamental entender o funil de conversão para fechar uma publicidade com um influenciador digital.

2)  Pesquise muito

Não é porque você acompanha e gosta de certo influenciador, que ele faz sentido para a sua marca ou produto. Por isso, é necessário fazer um mapeamento de influenciadores levando os seguintes pontos:

  • Qual é o propósito da sua marca?
  • Você sabe a necessidade do seu público?
  • Qual é o objetivo da campanha da sua marca?
  • Os valores do influenciador combinam com sua marca?

Além disso, é importante fazer uma busca apurada sobre o conteúdo do influenciador. Como o conteúdo dessa pessoa reverbera na internet? Quais pesquisas envolvem seu nome? Qual é o grau de rejeição?

3) Analise os resultados

Depois que você colocou em prática sua estratégia de marketing de influência, é de extrema importância acompanhar os resultados. Quantos leads aquele influenciador gerou para a sua empresa? Será que os seguidores dos influenciadores lembram do seu post? Houve um aumento na intenção de compra?
Esses são alguns dos pontos para sua empresa ficar ligada depois da campanha de marketing de influência, assim você já tem base e resultados para te guiar na próxima estratégia.

E aí, vai adotar o marketing de influência na sua empresa? Não deixe de nos acompanhar nas redes sociais e por aqui para acompanhar as novidades. Até a próxima!

Deixe um comentário