Módulo presencial de Medicina Intensiva em São Paulo e Paraíba

Sumário

Pneumointensivismo em João Pessoa

O módulo ocorreu na cidade de João Pessoa, PB (foto acima), em mais uma realização da AMIB, Associação de Medicina Intensiva Brasileira, e a Faculdade EnsinE, de Juiz de Fora

A pneumonia é a uma das principais causas de infecção nosocomial em UTIs, ocorrendo em pacientes submetidos à intubação endotraqueal e ventilação mecânica.

Devido a sua relevância clínica e seu perfil epidemiológico, a pneumonia associada à ventilação mecânica (PAVM) é estudada como um dos principais desafios enfrentados pelo intensivista em sua prática diária.

As doenças infecciosas, em especial as pneumonias, tornaram-se um problema crescente para os cuidados em saúde.

O surgimento de bactérias multi-resistentes tanto hospitalares como vindas da comunidade apresentam crescimento exponencial nos últimos anos, contribuindo para o aumento do uso de antibióticos de amplo espectro e consequentemente dos gastos em saúde.

Ementa:

  • Fisiologia respiratória.
  • Insuficiência respiratória aguda e crônica agudizada (definição, epidemiologia, diagnóstico, abordagem inicial, tratamento).
  • Pneumonia adquirida na comunidade.
  • Pneumonia nosocomial (adquirida no hospital e associada à ventilação mecânica).
  • Gasometria arterial (definição, como coletar, aplicação clínica, indicação, interpretação).
  • Disfagias orofaríngeas e síndromes aspirativas agudas e crônicas.
  • Interpretação de radiografia e tomografia de tórax em UTI.
  • Tromboembolismo pulmonar, TVP e embolia maciça.
  • Asma brônquica (enfoque na doença e tratamento, menos em ventilação mecânica).
  • Doença pulmonar obstrutiva crônica (enfoque na doença e tratamento, menos em ventilação mecânica).
  • Broncoscopia em UTI – aspectos do exame e cuidados no paciente crítico.
  • Traqueostomia em UTI (breve revisão técnicas, foco em indicação e complicações).
  • Ventilação mecânica no paciente crítico crônico. Cor pulmonale agudo: cuidados com o coração e a hemodinâmica na ventilação mecânica.
  • Introdução à ventilação mecânica básica (visando deixar o assunto iniciado para ser retomado no VENUTI)

É conhecida como “Porta do Sol”, devido ao fato de estar localizada a Ponta do Seixas, que é o ponto mais oriental das Américas, o que faz a cidade ser conhecida como o lugar onde o sol nasce primeiro no continente americano. 

Durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento, João Pessoa recebeu o título de “segunda capital mais verde do mundo”, ficando atrás apenas de Paris, na França. 

É ainda a cidade mais verde do Brasil, com 515 hectares de mata atlântica preservada, constituindo a maior floresta semiequatorial nativa plana densamente cercada por área urbana do mundo. 

Foi considerada pela organização International Living como uma das melhores cidades do mundo para se desfrutar a aposentadoria. 

Conheça o curso de Medicina Intensiva AMIB – EnsinE João Pessoa

 

Módulo TENUTI em São Paulo

A AMIB, Associação de Medicina Intensiva Brasileira, e a Faculdade EnsinE realizaram, no fim de semana, o módulo TENUTI na cidade de São José dos Campos.

O conteúdo contempla a Nutrição dos pacientes graves e foi completamente revisado, baseado na diretriz brasileira de nutrição do paciente grave de 2018.

Traz conceitos atuais de terapia nutricional básica, avançada, nutrientes especiais, imunonutrição e indicadores de qualidade em terapia nutricional, hemodinâmica e a discussão e resolução de problemas clínicos simulados.

O suporte nutricional do paciente grave é um dos maiores desafios clínicos dentro da UTI. O tratamento do paciente deve ser individualizado de acordo com sua situação clínica e com a realidade e experiência de cada profissional.

A nutrição é geralmente o primeiro item da prescrição médica, importante para a melhora do prognóstico do doente crítico.

Os pacientes passam por triagem, idealmente, nas primeiras 24h de internação, incluindo cálculo do índice de massa corporal (IMC), perda de peso recente, avaliação da gravidade da doença de base e estado inflamatório.

Ementa da pós em Medicina Intensiva:

  • Fisiologia dos alimentos.
  • Avaliação nutricional.
  • Calorimetria indireta.
  • Indicações de terapia nutricional (tipos e vias de acesso).
  • Nutrição parenteral e enteral.
  • Monitorização da terapia nutricional.
  • Suporte nutricional em situações especiais.

São José dos Campos, em São Paulo, é a sede de importantes empresas, como: Panasonic, Johnson & Johnson, Ericsson, Philips, Ball Corporation, General Motors (GM), Petrobras, Monsanto, sede da Embraer.

Possui também relevantes centros de ensino e pesquisas, tais como: o DCTA, o INPE, o Cemaden, o IEAv, o IAE, o IFI, a UNESP, o ITA, a FATEC, a UNIVAP, a Anhanguera, o IP&D e a UNIFESP, sendo um importante polo metalúrgico e sede do maior complexo aeroespacial da América Latina.

O Parque Tecnológico de São José dos Campos, o maior do tipo no país, sedia unidades de pesquisa de grandes empresas, sendo a única cidade do mundo com centros de pesquisas das três maiores fabricantes mundiais de aeronaves, a Embraer, a Boeing e a Airbus.

Conheça o curso de pós-graduação em Medicina Intensiva AMIB – EnsinE em São José dos Campos

Deixe um comentário

Você também pode gostar de ler

AMIB

Médicos intensivistas: EnsinE é a maior parceira AMIB no país

O dia 23 de novembro marcou a ampliação do compromisso entre EnsinE e AMIB em formar os futuros médicos intensivistas no Brasil. Agora a faculdade de Juiz de Fora é a principal responsável pelas conceituadas pós-graduações em medicina intensiva ministrada pela associação. Com o novo modelo de parceria, a pós-graduação em medicina intensiva da AMIB

Continuar lendo »
Venuti Amib João Pessoa
AMIB

Venuti, Analgesia, Delirium e Sedação são temas de Pós da Amib.

A Faculdade EnsinE, em parceria com a Associação de Medicina Intesivista do Brasil (Amib), promove aula de Venuti, Analgesia, Delirium e Sedação, nesse final de semana. No primeiro final de semana de Abril, as cidades de São José dos Campos (SP) e João Pessoa (PB) recebem aulas referentes ao curso de Pós-Graduação em Medicina Intensiva

Continuar lendo »
vitoria da conquista Distúrbios Metabólicos
AMIB

Distúrbios Metabólicos e Alterações Endócrinas: disfunções metabólicas e coagulopatias

Nos dias 25 e 26 de março aconteceU mais um módulo Distúrbios Metabólicos e Alterações Endócrinas: disfunções metabólicas e coagulopatias. O tema ficou sob o comando do renomado professor Dr. Breno Cardoso Gomes. A Pós-graduação em Medicina Intensiva Adulto da AMIB é realizada em parceria com a Faculdade EnsinE de Juiz de Fora. Dr. Breno

Continuar lendo »
amib
AMIB

Gastrointensivismo e Nutrologia da Medicina Intensiva são temas de aula

No final de semana do dia 18 e 19 de Março, a cidade de Cuiabá, no Mato Grosso recebe mais um módulo da Pós-Graduação em Medicina Intensiva Pediátrica e Neonatal. A aulas serão sobre GASTROINTENSIVISMO E NUTROLOGIA DA MEDICINA INTENSIVA, ministradas pelos professores e doutores Juang e doutor Arthur. A aula acontece no auditório do

Continuar lendo »

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp.