Metodologia pedagógica inova e investe na personalização do aprendizado

Conheça a metodologia criada e seu impacto no corpo docente e alunos.

Para os 8 milhões de estudantes matriculados em cursos de graduação no Brasil, a faculdade representa um novo horizonte profissional, tanto para empreender como para ingressar nas organizações que admira. Por isso, é preciso que as instituições de ensino se reinventem, não podendo se limitar somente ao conteúdo do curso, esperando que os alunos desenvolvam as demais habilidades apenas com experiências fora da faculdade. A metodologia EnsinE, baseia-se nos princípios da andragogia, em que o adulto aprende pelas vias da significação e da colaboração, ou seja, se o conteúdo não fizer sentido e não for aplicável na resolução dos problemas diários da profissão, a retenção do conhecimento não será consolidada.

De acordo com o professor Sérgio de Carvalho, Coordenador de ensino da Instituição, além da andragogia, mais dois outros pilares são trabalhados, “Resgatamos o método de avaliação de Keller, em que cada aula é um ciclo completo incluindo processo de avaliação, adicionamos os conceitos de metodologias ativas para tornar a experiência de sala de aula mais eficiente levando ao nosso aluno processos de desenvolvimento baseado em evidências, o que garantirá aumento de desempenho real no processo de aprendizagem. Por fim, o terceiro pilar de nosso método é o deslocamento da figura do aluno como agente passivo do processo em agente ativo, e a figura do professor de detentora do conhecimento para promotor de experiências eficientes e mentor em todos os níveis de produção do saber”, explica.

Rogério conta sua trajetória profissional.

Primeiro dia de aula do curso de Educação Física

Ainda segundo Sérgio, a ideia da metodologia é promover uma experiência personalizada de ensino com foco no desempenho e na construção de autonomia por parte do aluno, visando sempre instalar novas competências e desenvolver as habilidades necessárias para uma carreira de sucesso. Independentemente da escolha, o mercado tende a ser bastante desafiador em termos de complexidade e também no que se refere à velocidade das mudanças. Pensando nisso, o desenho metodológico de mentoria se estende para as aulas práticas e nos estágios. O aluno terá apoio integral em seu processo de desenvolvimento, com foco na melhor performance e desempenho de aprendizagem e aplicação do conhecimento.

O curso de Educação Física foi inteiramente criado com base na metodologia e com o início das aulas, no início de fevereiro, o método foi aperfeiçoado e ajustado para funcionar com eficiência Os principais ajustes ocorreram na dinâmica de apresentação do método aos alunos. A educação brasileira padece, principalmente nos últimos 30 anos, de um sistema limitante ‘conteudista’ onde os alunos egressos desse sistema foram condicionados a testagens diretas que visavam verificar a quantidade de memorização e não foram treinados para a autonomia na aquisição de conceitos novos, aspectos autodidata para buscar conhecimento além da sala de aula e criatividade para melhorar a performance de aprendizagem. Dessa maneira foi preciso descondicionar nossos alunos pelo processo de desenssibilização apresentando uma lógica concreta de implementação de rotina acadêmica que fizesse mais sentido, segmentado em pré-aula, aula e pós-aula onde os tres eixos perguntas fossse sempre respondidos:  o que eu já sei sobre o assunto, o que eu ainda preciso aprender sobre o assunto e como eu faço para melhor aprender o que me ainda falta sobre o assunto?”, explica Sérgio.

O desenho metodológico faz uso de ferramentas de qualidade, modificando a cultura de preparação, protocolos ágeis para gestão dos projetos e autonomia gerencial de sala de aula subsidiada pelo que há de mais moderno em metodologia de ensino. Assim, o pensamento empreendedor modifica as habilidades básicas da relação aluno-professor. “Recebendo as orientações que vão modificar a cultura diante das relações de trabalho, com a aquisição de competências e habilidades para a gestão, marketing e finanças, nosso aluno será preparado para enfrentar o mercado em todas as suas possibilidades de ganhos no presente e com perspectivas futuras de ganho real”, explica o coordenador.

A faculdade EnsinE preparou-se por dois anos para estar de acordo com a nova Diretriz Curricular Nacional (DCN), trazendo as disciplinas específicas em um segundo momento e elevando as horas de preparação extra classe para um percentual jamais visto, “Desenhamos um processo de gestão horizontal em que todos colaboram para o êxito do programa, um exemplo disso são nossas salas de aulas integradas aos laboratórios. O objetivo é fazer com que o recurso didático esteja sempre disponível tanto para o professor quanto para subsidiar as intervenções com os alunos”.

Treinamento do corpo docente é diferencial na metodologia EnsinE

A equipe de professores da EnsinE possui reconhecimento nacional, e destaca-se por ser formada de empreendedores bem sucedidos em suas áreas. “A EnsinE montou uma seleção de talentos para atuar em seu corpo docente, com expertise não apenas acadêmica, mas que trazem para o ambiente formador a visão realista do mercado. Todos os professores são cases de sucesso em empreendimentos dentro dos diversos segmentos da educação física”, afirma Sérgio.

A Instituição preza pela busca constante da excelência. Por isso, os professores passaram por um processo de imersão na metodologia, em que vivenciaram as técnicas e elaboraram coletivamente as ações. Culminando assim na gestão horizontal do processo. “O processo é partícipe de todos os níveis da construção dessa fórmula de sucesso. Para garantirmos a implementação de um projeto tão ambicioso e por que não tão inovador, serão feitas reuniões semanais de ajustes de rumo e suporte metodológico para que o professor sinta-se plenamente seguro para aplicar sua expertise na gestão do conteúdo em sala de aula e nas atividades fins.”, finaliza.

Treinamento do corpo docente

Ainda de acordo com Sérgio, o resultado dentro de sala de aula foi excelente. “Atribuo essa conquista a antecipação da fase de treinamento dos professores somados aos encontros semanais de formação continuada, em que as arestas apresentadas a cultura educacional da formação inicial são aparadas. Apresentamos enfim um processo disruptivo com o modelo tradicional que se prova a cada dia extremamente eficiente proporcionando muito prazer aos professores.”

O vestibular leva em conta as aptidões dos candidatos, e mais do que conhecimento acadêmico eles tem que mostrar terem o perfil do aluno EnsinE. “Além da redação, os candidatos passam por uma análise do perfil comportamental, evocando o conhecimento curricular e o extra curricular, análise de emoções e postura. Quem não apresentar determinadas características não é aprovado Vale frisar que um dos nossos maiores diferenciais é o aluno ter contato com a gestão antes do ingresso”, explica Sérgio.

 

Alunos preparados e com resposta ágil para o mercado

Não só os professores sentiram as diferença das metodologia. Os alunos já mostram os resultados dessa nova forma de aprender e pensar o ensino da Educação Física. “Com as trilhas de aprendizagem, o aluno se programa e executa seu plano de aprendizagem dentro de sua realidade de tempo, chegando sempre preparado para enriquecer as discussões em sala de aula e os resultados são animadores, dos processos de avaliação até as produções dos trabalhos, todos os referenciais demonstram ótimo nível de aprendizagem. Estamos falando de alcance de altíssima performance acadêmica e completa mudança comportamental”, explica.

Na escola do passado, quem não se adequava às expectativas do professor era pouco a pouco excluído e só os bem-sucedidos permaneciam. Hoje, as salas têm alunos de variadas realidades econômicas, culturais e sociais. Não faz mais sentido excluir os que não aprendem da forma esperada, em um tempo preestabelecido. “Temos alunos de diferentes perfis, e isso torna a sala de aula ainda mais interessante, pois é um misto de experiências muito rico. Além disso, vale frisar, que toda a metodologia foi criada para ser personalizada e especial para cada aluno”, afirma Sérgio.

O aluno Gabriel Dalamura, compartilha suas impressões do primeiro ciclo da Faculdade. “O que me surpreendeu na Ensine foi a aplicação da metodologia e a sala de aula “desconstruída”, que eu não me adaptava e que é oferecido pelas outras instituições. Aprendi que o educador físico vai muito além de um professor de educação física. Já estou ansioso para os próximos ciclos, e para dar continuidade aos estudos e aprofundar conhecimentos. A Ensine tem contribuído para que eu seja diferente dos outros profissionais em todos os aspectos, pois existe a preocupação com todos os âmbitos: educacional, comercial e profissional. Tenho chances reais de me destacar no mercado”, avalia.

Quem também enumerou as vantagens e diferenciais da Faculdade foi, João Vitor de Souza “Em cada disciplina eu pude aprender e filtrar conhecimento, por exemplo:

  • Em biologia, nunca mais vou esquecer a formação celular, como ocorre a contração muscular, a diferença entre os tecidos musculares.
  • Em inglês, não vou esquecer das técnicas de leitura instrumental.
  • Em recreação, jogos e lazer, agora sei diferenciar o conceito de cada palavra.

Um dos destaques é a disciplina de empreendedorismo dentro da grade curricular. Ela vai contribuir para que depois de formado eu esteja à frente de vários profissionais. Visto que, vou saber analisar o mercado de trabalho, com base para trabalhar o marketing digital ou para abrir minha própria empresa.”

            “Um dos fatores que mais me surpreendeu na EnsinE foi a metodologia de ensino, 100% inovadora. Temos acesso a um laboratório virtual, no qual os professores antecipam os conteúdos que serão dados em aula. Podemos acessá-lo em qualquer momento do dia, facilitando a produção de conteúdo e obtendo mais conhecimento. Durante o primeiro ciclo da faculdade, a EnsinE me ensinou a ter competência técnica e empreendedora; e ter visão crítica. Itens que são pontos chaves para um profissional de sucesso”, afirma Larissa Santiago, também aluna do curso de Educação Física

Alunos concentrados e atentos a aula inaugural.

Um dos cenários mais preocupantes pós pandemia, diz respeito a mudanças nas relações de trabalho e como os profissionais deverão estar preparados para esse novo panorama. De acordo com o coordenador, a Faculdade Ensin.E, já prepara os alunos para essa transformação. “Vamos entregar ao mercado um egresso capaz de responder de forma ágil e eficiente a quaisquer problemas relacionados ao exercício de suas funções. Desde a colaboração ao ambiente corporativo com iniciativas empreendedoras até a restruturação de nichos de mercado pré-existentes, nossos egressos atuarão de forma precisa na otimização de recursos, liderando processos e formulando ações colaborativas e significativas para a melhor percepção do ambiente não apenas para o público consumidor quanto para os demais colaboradores e afins de toda a cadeia produtiva. O mercado ainda não conhece o profissional de educação física que estamos gestando com nutrição e estimulação necessárias ao seu desenvolvimento pleno. Haverá um profissional de educação física antes e outro depois da Ensin.E.” finaliza.

Conheça o Plickers: app usado pela Faculdade EnsinE

O Plickers é um aplicativo inovador para aplicação de testes aos alunos. Além de aplicar utilizando o celular (somente o do professor), é possível saber quem e quantos acertaram e/ ou erraram a questão, qual questão obteve mais acertos e erros, tudo isso na hora da aplicação, quentinho em tempo real.

É uma ferramenta disponível na versão web e aplicativo para dispositivos móveis, de administração de testes rápidos, que permite o professor escanear as respostas e conhecer em tempo real o nível da turma quanto ao entendimento de conceitos e pontos chaves de uma aula. O App gera e salva automaticamente o desempenho individual dos alunos, criando gráficos e dados.

Esses dados são úteis para identificar dificuldades, tendências, estratégias de personalização do ensino, para adotar como critérios de avaliação dentre outros. Além disso, os alunos têm participação ativa no processo, pois informam suas respostas sabendo instantaneamente como foi o seu desempenho.

A ferramenta Plickers é usada em vários lugares do mundo.

Isso faz com que os mesmo interajam com os colegas, argumentando suas respostas com os colegas e com o professor. Os benefícios do Plickers é vasto e comprovado. Eu e muitos professores já testamos e aprovamos. E sinceramente, pra mim, é uma das ferramentas mais incríveis que já conheci.

Aulas sobre empreendedorismo são destaque no curso de Educação Física

Quem se prepara e agrega conhecimentos sobre o mercado e tudo que se relaciona com empreendimento, com certeza, está um passo à frente de seus concorrentes. Existe uma ilusão muito comum em achar que tocar uma empresa é simples, mas isso requer maturidade e organização. Pensando nisso, a EnsinE incluiu em sua grade uma disciplina especial sobre o tema, ministrada pelo professor Carlos Frederico Corrêa Ferreira. “No primeiro ciclo trabalhei com eles as principais mudanças no mundo, os principais comportamentos empreendedores que deveremos ter e como podemos gerar ideias vencedoras. Agora, pretendo começar um novo ciclo, para que eles possam elaborar uma boa proposta de valor no mercado, como eles podem modelar uma ideia e como eles podem validar isso tudo com uma boa estratégia de venda e precificação de seus serviços.”

 

 

Compartilhe!

Deixe um comentário

Estamos atendendo pelo WhatsApp

Seguindo as recomendações do Ministério da Saúde, estamos trabalhando de home office temporariamente. Se precisar de atendimento, pode nos enviar um WhatsApp que responderemos o mais breve possível!