Sabe aquelas horas mortas do dia? Lavando louça, no trânsito, fazendo uma faxina, então, elas podem ficar bem mais interessantes ouvindo boas histórias.
Imagina só transformar esses momentos estressantes do dia a dia em uma oportunidade de aprender, gerar conhecimento e construir repertório? Isso tudo é possível graças a ascensão dos podcasts.
Pelo mérito de ser on demand, o consumo da mídia é facilitado e tem só crescido no país. Para quem ainda subestima sua popularidade, um levantamento feito plataforma de streaming Deezer apontou um crescimento de 67% no consumo nacional em 2019. Portanto, os números não mentem: o formato é cada vez mais popular no país.
Se você ainda não aderiu a mídia, calma! A gente te conta as vantagens do formato e traz uma lista de podcasts para você já salvar na sua playlist.
O que é um podcast?
O rádio sempre cumpriu um papel importantíssimo na nossa cultura, tanto de informar quanto de entreter. Era através dele que recebíamos as notícias, nos emocionávamos com as novelas e acompanhávamos boas histórias. Ou seja, o podcast é uma nova forma de exercer esse papel: um programa de rádio na era do streaming.
Vantagens do formato
A possibilidade de ouvir o podcast a qualquer lugar e na hora que você quiser, é um dos grandes atrativos do formato. Enquanto na era do rádio o ouvinte precisava seguir uma grade programação, hoje basta baixar o episódio, podendo pausar, adiantar e ouvir quando você bem desejar. Na podosfera, o ouvinte é o curador.
Outra característica do formato é a forte conexão entre os apresentadores e o público. Ouvir a voz narrativa dos podcasts com frequência traz confiança e intimidade, afinal, é como se estivéssemos participando da conversa e os apresentadores nos acompanhando durante as atividades chatas do dia a dia.
Além disso, o podcast abraça a experimentação: existe uma oferta super variada de produtos. Desde podcasts diários de notícia até papos sobre Marketing Digital. Por isso, selecionamos uma lista de podcasts preciosos sobre Marketing para te ajudar na sua jornada de criação.
1) PodCrê
Lucas Morello (@botanarua) e Tiago Henriques (@tira.do.papel) se unem quinzenalmente para refletir sobre marketing, criatividade e produção de conteúdo. O podcast pode te dar vários insights de como tirar do papel seu projeto e finalmente botar na rua. Além disso, vale seguir ambos nas redes sociais porque rola muito conteúdo legal sobre criação.
Comece pelo: #9 A verdade sobre as métricas. Nesse episódio, acompanhamos uma discussão diferenciada e desconstruída sobre métricas.

2) Braincast
B9 Company é uma empresa de mídia e produtora de diversos podcasts. No entanto, o cargo-chefe da empresa é o Braindcast, um programa que debate as transformações na comunicação e discute a intersecção entre criatividade, tecnologia e cultura digital. Tem muito papo construtivo e os convidados sempre são escolhidos a dedo. Portanto, a dica é investir seu tempo no Braincast!
Comece por: Influenzers: o papel das celebridades em tempos de pandemia. O episódio discute as mudanças no comportamento de influenciadores digitais num momento de incerteza.

3) O podcast
Paulo Cuenca e Dani Noce são “crias” da internet. Criando conteúdo há mais de 8 anos, o casal compartilha sua jornada de criação e experiências n’O Podcast. Só que eles não estão sozinhos nessa: a cada episódio, o casal convida profissionais do mercado digital para conversar sobre criação, marcas e muito conteúdo. E o melhor de tudo: eles vão direto ao ponto, logo nada de enrolação!
Comece por: Qual o futuro da publicidade? Um papo sobre os rumos da publicidade na era digital.

4) Jogo de Damas:
Sob a ótica feminina, o podcast original Spotify reúne duas representantes do mercado publicitário para refletir sobre carreira, comunicação e a vida entre tudo isso. A notícia triste é que o podcast não está mais sendo produzido, mas ainda assim vale a pena você dar uma chance!
Comece pelo: Episódio #1: Renata Lodi e Keka Morelle discutem como conciliar carreira e maternidade. Uma aula, viu?

5) Mídia e Marketing – UOL:
Toda semana tem entrevistas com executivos da área de Marketing no podcast do UOL. Os papos envolvem carreira, propaganda e negócios, discutindo as diversas nuances desse mercado.
Comece pelo: #7 Ana Cortat, da Hybrid: “Times mais diversos produzem resultados mais inovadores”. Nesse episódio, Ana Cortat comenta sobre a questão da diversidade nas empresas e porque esse assunto é tão importante.

E aí, gostou das indicações? Partiu aderir a mídia? Caso já tenha escutado algum desses, deixa aí nos comentários! Ah, e claro, compartilha sua dica com a gente também.