Graduação

Educação Física - Bacharelado

Autoridade em saúde e bem-estar.

Bacharelado em Educação Física

O Bacharelado em Educação Física tem como objetivo formar profissionais capazes de promover a saúde e capacidade física por meio da prática de atividades corporais. O curso de Educação Física aborda assuntos como:

  • Fundamentos esportivos;
  • Biologia, anatomia humana e biomecânica;
  • Psicologia da saúde e do esporte;
  • Pesquisa e método científico;
  • Nutrição esportiva;
  • Educação especial e adaptada;
  • Comportamento empreendedor e inovação;
  • Marketing e comunicação digital.

Se você quer se tornar um Bacharel em Educação Física então prepare-se para descobrir tudo sobre o funcionamento do corpo, ferramentas de desenvolvimento humano, saúde coletiva, técnicas de socialização e fundamentos dos principais esportes.

Ao longo de 4 anos, os alunos de Educação Física (Bacharelado) aprendem como organizar e supervisionar programas de exercícios físicos, trabalhar com pessoas com deficiência, treinar atletas de diferentes modalidades esportivas e prospectar clientes.

Na EnsinE os estudantes aprendem com uma metodologia exclusiva e ferramentas digitais que permitem acompanhar de perto o desenvolvimento ao longo dos ciclos de formação.

Além disso, o curso de Educação Física da EnsinE garante aos alunos uma capacitação sólida em coaching, empreendedorismo e gestão de negócios.

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Início das aulas

02/05/2024

Modalidade

Presencial

Turno

Noturno

Curso autorizado pelo MEC

Portaria nº1.486, de 28/08/2019

O que é estudado em Educação Física

A Educação Física estuda os movimentos corporais, a prática de atividades físicas e a formação de hábitos saudáveis para promover o desenvolvimento físico, mental e social dos indivíduos, aumentando sua qualidade de vida.

Além de pesquisar e praticar constantemente sobre os principais esportes e atividades físicas, durante o curso o estudante precisa dominar tudo sobre:

  • Anatomia Humana
  • Biomecânica
  • Desenvolvimento motor
  • Cinesiologia
  • Técnicas de mensuração e avaliação de performance
  • Metodologia de ginástica musculação e lutas
  • Conceitos e práticas recreativas
  • E muito mais.

Além disso, o futuro profissional de Educação Física deve exercitar constantemente seus “músculos sociais”, também conhecidos como soft skills. As habilidades de escuta e leitura do outro são desenvolvidas em projetos de extensão e nas atividades práticas.

Por fim, na Educação Física da EnsinE o estudante ainda passa por um processo de formação em empreendedorismo e gestão de negócios voltado especialmente ao mercado de Saúde e Bem-Estar.

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Objetivos do curso

O curso de Bacharelado em Educação Física da EnsinE tem objetivos específicos, baseados nas competências, habilidades, atitudes e valores fundamentais à formação profissional definidas nas Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduação em Educação Física, em nível superior de graduação de acordo com a RESOLUÇÃO No 6, DE 18 DE DEZEMBRO DE 2018, tais como:

  • Capacitar os profissionais para o entendimento e aplicação do movimento humano nas diversas fases do desenvolvimento humano;
  • Formar profissionais capazes de planejar, orientar, orientar e aplicar métodos e técnicas de diferentes modalidades de exercício físico;
  • Habilitar o profissional para trabalhar com ginásticas em seus diversos ambientes e modalidades;
  • Formar profissionais capazes de atuar na gestão, no planejamento, na coordenação e na execução de atividades e empreendimentos de caráter lúdico-recreativo, na perspectiva da promoção da saúde e do bem-estar;
  • Incentivar e formar o profissional para a pesquisa científica em Educação Física;
  • Formar profissionais capazes de intervir como gestores e organizadores de esporte, lazer e atividade física em diferentes instituições da sociedade;
  • Capacitar o profissional para atuar na com diferentes metodologias para promover o ensino e aprendizado de diferentes modalidades esportivas e o desenvolvimento sociocultural dos indivíduos através de elementos culturais tais como a dança, para promover a educação e reeducação motora.
  • Formar um profissional capaz de identificar, programar, organizar, supervisionar, desenvolver e avaliar as diversas modalidades de atividades físicas nas perspectivas da prevenção de problemas de agravo da saúde, promoção, proteção e reabilitação da saúde.

Além desses pontos, a Faculdade Ensin-E também busca a formação dos seus egressos comtemplando habilidades e competências que são consideradas fundamentais para a atuação profissional, tais como:

  • Incentivar a mentalidade empreendedora, gestão de carreira e a busca de oportunidades em nichos de mercado pouco explorados.
  • Capacitar profissionais com pensamento crítico e científico.
  • Formar profissionais alinhados com as demandas da sociedade atual, com ênfase nos CONTEXTOS LOCAL E REGIONAL, sempre buscando o respeito aos preceitos éticos, morais, sociais e culturais.
  • Capacitar o profissional para sua atuação de forma interdisciplinar.
  • Formar um egresso com competências globais e de transformação da sua REALIDADE LOCAL E REGIONAL contribuindo na perspectiva do indivíduo, das instituições e da sociedade;
  • Desenvolver no profissional COMPETÊNCIAS que se inter-relacionam permanentemente no cotidiano e que permitem ao indivíduo transitar pela vida social e pelas NOVAS DEMANDAS DO MUNDO DO TRABALHO com capacidade de investigá-las e transformá-las.
  • Estimular no futuro profissional NOVAS PRÁTICAS EMERGENTES NO CAMPO DO CONHECIMENTO RELACIONADO AO CURSO tais como a criação e manutenção de negócios com propósito e impacto positivo na sociedade, atuação nas economias criativas e inovadoras e visão voltada para o empreendedorismo.
  • Aprender e refletir a respeito da fluência digital que permeia a sociedade atual, bem como sobre o trabalho do futuro;
  • Potencializar práticas que fomentem a autonomia do estudante;
  • Estimular o desenvolvimento de um profissional que tem o sentimento de pertencimento à humanidade comum, que compartilha valores, responsabilidades, empatia, solidariedade e respeito às diferenças e à diversidade.

Os avanços da Educação Física e da atividade física como práticas determinantes da qualidade de vida contribuíram para o aparecimento de novos segmentos de mercado e, com eles, novos espaços para o exercício profissional na área. A regulamentação da profissão de Educação Física ocorreu com a promulgação da Lei 9.696, no ano de 1998. Ela estabeleceu uma linha divisória em nosso país no tocante à prática de atividades físicas orientadas e iniciou uma importante mudança em prol da cultura, da vida saudável, da educação e do desenvolvimento humano. A evolução social, técnica e científica da Profissão nos últimos 25 anos é notória, trazendo como grande ganho a garantia da orientação qualificada no esporte, nas academias, nos treinos físicos diversos, na escola e na promoção da saúde.

A regulamentação da Educação Física consolidou a importância da profissão na prevenção de doenças, no aumento da qualidade de vida e bem-estar. Nessas duas décadas a atuação do Profissional de Educação Física se expandiu das academias e escolas, para empresas, hospitais, projetos sociais, e para a saúde pública, no SUS. A profissão, hoje com mais de 450 mil profissionais registrados por todo o país, também conquistou o respeito da sociedade e, consequentemente, da classe política, que busca sempre ouvir a opinião dos representantes da categoria antes de elaborar projetos e votá-los.

No curso de Educação Física na qualidade de Bacharelado da Faculdade Ensin.E há como ponto principal formar e qualificar os profissionais para atuação generalista, humanista e crítica, qualificadora da intervenção acadêmico-profissional, fundamentada no rigor científico, na reflexão filosófica e na conduta ética em suas áreas específicas, sendo um profissional capaz de desenvolver, organizar e avaliar diferentes metodologias, no ensino e aprendizado esportivo, prescrever e controlar as atividades físicas em diferentes espaços de intervenção, exceto em aulas de Educação Física Escolar.

Porém, muito além de habilidades e competências técnicas inerentes ao bacharel em Educação Física, a linha mestra para a formação desse profissional pela Faculdade Ensin-E se direciona às correntes mudanças da sociedade. A estrutura CURRICULAR, o CONTEXTO EDUCACIONAL, as características LOCAIS e REGIONAIS, bem como novas PRÁTICAS EMERGENTES no campo da Educação Física, foram levados em consideração para a construção dos objetivos do curso. Desta feita, dentre as características que envolvem o desenvolvimento das habilidades e competências dos estudantes e egressos do curso, estão o estímulo à mentalidade empreendedora, o uso das

tecnologias, a busca pelo conhecimento de forma autônoma e o estímulo constante no desenvolvimento do pensamento crítico. Entende-se que essas características permitem garantir aos egressos acesso às NOVAS PRÁTICAS EMERGENTES NO CAMPO DO CONHECIMENTO RELACIONADO AO CURSO, sendo a atualização desses saberes um valor sempre almejado na instituição.

O profissional

O curso de bacharelado em EDUCAÇÃO FÍSICA da FACULDADE ENSINE, concebido pelo seu experiente Núcleo Docente Estruturante, prepara o futuro profissional para a aplicação dos conhecimentos científicos, pedagógicos e técnicos, sobre diversos aspectos que envolvem a atividade física e o treinamento, com postura empreendedora e responsabilidade ética, dirigida a diferentes populações e grupos, com diferentes condições e composições corporais que possam precisar de atendimentos especiais individualmente ou em equipe multiprofissional, podendo, para isso, considerar e/ou solicitar avaliação de outros profissionais, prestar assessoria e consultoria.

De acordo com a RESOLUÇÃO CONFEF nº 046/2002, o Profissional de Educação Física utiliza diagnóstico, define procedimentos, ministra, orienta, desenvolve, identifica, planeja, coordena, supervisiona, leciona, assessora, organiza, dirige e avalia as atividades físicas, desportivas e similares, sendo especialista no conhecimento da atividade física/motricidade humana nas suas diversas manifestações e objetivos, de modo a atender às diferentes expressões do movimento humano presentes na sociedade, considerando o contexto social e histórico-cultural, as características regionais e os distintos interesses e necessidades, com competências e capacidades de identificar, planejar, programar, coordenar, supervisionar, assessorar, organizar, lecionar, desenvolver, dirigir, dinamizar, executar e avaliar serviços, programas, planos e projetos, bem como, realizar auditorias, consultorias, treinamentos especializados, participar de equipes multidisciplinares e interdisciplinares, informes técnicos, científicos e pedagógicos, todos nas áreas das atividades físicas, do desporto e afins.

Espera-se que o egresso seja capaz de apresentar traços centrais de um profissional de educação física descritos na RESOLUÇÃO No 6, DE 18 DE DEZEMBRO DE 2018, estando capacitado para:

  1. Compreender, analisar, estudar, pesquisar (profissional e academicamente), esclarecer, transmitir e aplicar os conhecimentos biopsicossociais e pedagógicos da atividade física e desportiva nas suas diversas manifestações, levando em conta o contexto histórico cultural;
  2. Atuar em todas as dimensões de seu campo profissional, o que supõe pleno domínio da natureza do conhecimento da Educação Física e das práticas essenciais de sua produção, difusão, socialização e de competências técnico-instrumentais a partir de uma atitude crítico-reflexiva e ética;
  3. Disseminar e aplicar conhecimentos práticos e teóricos sobre a Educação Física (Atividade Física/Motricidade Humana/Movimento Humano), analisando-os na relação dinâmica entre o ser humano e o meio ambiente;
  4. Promover uma educação efetiva e permanente para a saúde e a ocupação do tempo livre e de lazer, como meio eficaz para a conquista de um estilo de vida ativo e compatível com as necessidades de cada etapa e condições da vida do ser humano;
  5. Contribuir para a formação integral de crianças, jovens, adultos e idosos, no sentido de que sejam cidadãos autônomos e conscientes;
  6. Estimular e fomentar o direito de todas as pessoas à atividade física, por vias formais e/ou não formais;
  7. Promover estilos de vida saudáveis, conciliando as necessidades de indivíduos e grupos, atuando como agente de transformação social;
  8. Conhecer e utilizar os recursos tecnológicos, inerentes à aplicação profissional.

A Faculdade EnsinE foi constituída a partir da marca do Empreendedorismo, o que se reflete, inclusive, em seu nome, concebido a partir da sentença “Ensinar a Empreender”. A instituição acredita que o comportamento empreendedor é fundamental na transformação da realidade de seus egressos, criando pontes entre a realidade e o sonho de cada um. Desta feita, o perfil profissional do egresso da EnsinE também possui a forte marca do empreendedorismo, construída a partir de conteúdos curriculares, atividades diversas e, acima de tudo, pela própria cultura institucional em que o discente encontra-se inserido desde o seu ingresso na faculdade.

Dentro desta ótica, o empreendedorismo é trabalhado em diversas disciplinas, com professores que, para além do saber técnico-científico, também são empreendedores no mundo do trabalho da cidade e da região. Esse perfil docente contribui para solidificar essa marca, assim como garante a incorporação das QUESTÕES LOCAIS E REGIONAIS ao que é pretendido e desenvolvido pela IES.

Nessa prática, espera-se que nossos egressos apresentem CARACTERÍSTICAS DO COMPORTAMENTO EMPREENDEDOR tais como:

  1. Busca de oportunidade e iniciativa (se antecipar aos fatos e criar novas oportunidades de negócios);
  2. Persistência (enfrentar os obstáculos decididamente);
  3. Correr riscos calculados (assumir desafios ou riscos moderados e responder pessoalmente por eles);
  4. Exigência de qualidade e eficiência (decisão de fazer sempre as expectativas de prazos e padrões de qualidade);
  5. Comprometimento (com o cliente e com o próprio empresário);
  6. Busca de informações (busca pessoalmente, consulta especialistas);
  7. Estabelecimento de metas (estabelece metas de longo e curto prazo mensuráveis);
  8. Planejamento e monitoramento sistemáticos (planeja e aprende a acompanhá-lo sistematicamente a fim de atingir as metas a que se propôs);
  9. Persuasão e rede de contatos (saber persuadir e utilizar sua rede de contatos atuando para desenvolver e manter relações comerciais);
  10. Independência e autoconfiança (busca autonomia em relação a normas e procedimentos para alcançar o sucesso).

Quanto ganha um profissional de Educação Física?

A remuneração de profissionais de educação física varia de acordo com diversos fatores, mas o educador físico recém-formado recebe, em média, R$ 2.354,89.

É importante destacar que não há um piso salarial nacionalmente regulamentado, porém está em tramitação um projeto de lei que propõe um salário mínimo de R$ 4.500,00 para esses profissionais, com carga horária de 30 horas semanais e reajuste anual.

A natureza dinâmica da profissão oferece oportunidades para realizar diferentes atividades ao longo da jornada de trabalho, com remunerações distintas, o que torna a área atraente em termos financeiros.

A Mckinsey & Company estima o valor global do mercado de Saúde e Bem-Estar em 1 trilhão e meio de dólares e crescimento entre 5% e 10% ao ano!

Confira a análise de Rogério Tasca Nunes e entenda como os melhores educadores físicos podem ganhar muito dinheiro.

O que pode fazer um bacharel em Educação Física

Como é estudar na Faculdade de Educação Física da EnsinE?

Compromisso com o sucesso.

A  EnsinE acompanha de perto o desenvolvimento das habilidades e competências exigidas no mercado de trabalho e no mundo dos negócios.

No Programa de Colocação e Acompanhamento Profissional (PROCAP), a EnsinE se dedica exclusivamente em acompanhar e monitorar as experiências dos egressos no mercado de trabalho.

Conceitos da Faculdade

A Faculdade EnsinE é diferente de tudo o que você conhece.

Empreendedorismo

Nós temos o DNA empreendedor e nascemos com o compromisso de transformar o mundo, começando por Juiz de Fora.

Metodologia diferenciada

A Graduação em Educação Física da EnsinE é o resultado de um grande projeto coletivo que reúne mestres, doutores e grandes empresários do setor.

Inovação

O título do TEDx da Faculdade EnsinE de 2022 diz tudo: aqui somos novas pessoas, fazendo uma nova educação.

Corpo docente

Coordenação

Prof. Dr. Carlos Gabriel de Lade

Bacharel e Licenciado em Educação Física (Universidade Federal de Viçosa)
Especialista em Saúde Pública (Universidade Paulista)
Especialista em Análise de Big Data (Faculdade Unyleya)
Mestre em Atividade Física e Saúde (Universidade Federal de Viçosa)
Doutor em Saúde (Universidade Federal de Juíz de Fora)

Professores

Ana Paula Albuquerque

Doutora

Carlos Gabriel de Lade

Doutor

Débora Bastos

Doutora

Helder Barra de Moura

Mestre

Helder Zimmermann de Oliveira

Doutor

Leandro Couto Carreira Ricon

Doutor

Marcelo Ricardo Cabral Dias

Doutor

Marcionilo Euro Carlos Neto

Doutor

Rogério Tasca Nunes

Mestre

Silvânia Sottani

Doutora

Grade Curricular

Na EnsinE o turno de aprendizagem é estritamente noturno. Atividades complementares como estágio e extensão também podem ser feitas à noite.

O horário é pensado dessa forma para garantir que o período em sala de aula não entre em conflito com a vida profissional e pessoal dos estudantes.

Outra vantagem exclusiva que oferecemos aos nossos estudantes é o ciclo de formação em empreendedorismo e marketing durante a Graduação em Educação Física.

PRIMEIRO PERÍODO

  • Biologia Celular, Bioquímica e Bioenergética da Contração Muscular – 50 h/a
  • Recreação, Jogos e Lazer – 40 h/a
  • Linguagem, Comunicação Contemporânea e Científica I – 40 h/a
  • Desenvolvimento Humano Cognitivo e Motor, Cultura e Sociedade – 50 h/a
  • Fundamentos do Futsal – 50 h/a
  • Linguagem, Comunicação Contemporânea e Científica II – 40 h/a
  • Extensão e Integração I – 96 h/a

SEGUNDO PERÍODO

  • Anatomia Humana Sistêmica Aplicada a Educação Física – 50 h/a
  • História da Educação Física e Ética Profissional – 40 h/a
  • Atividades de Aproximação Profissional – 50 h/a
  • Anatomia Humana do Aparelho Locomotor – 50 h/a
  • Fundamentos do Futebol – 50 h/a
  • Informática Instrumental – 40 h/a
  • Extensão e Integração II – 96 h/a
  • Libras (optativa) – 40 h/a

TERCEIRO PERÍODO

  • Comportamento Empreendedor e Inovação – 40 h/a
  • Atividades Físicas, Saúde e Educação Ambiental – 40 h/a
  • Psicologia da Saúde e do Esporte – 50 h/a
  • Aprendizagem e Controle Motor – 50 h/a
  • Marketing, Comunicação e Conteúdo para Mídias Digitais – 40 h/a
  • Fundamentos do Voleibol – 50 h/a
  • Extensão e Integração III – 96 h/a

QUARTO PERÍODO

  • Cinesiologia e Biomecânica Aplicada a Educação Física – 50 h/a
  • Método Científico, Bioestatística e a Pesquisa em Educação Física – 50 h/a
  • Educação Física Adaptada: Deficiências Física, Cognitiva, Sensorial e Motora – 50 h/a
  • Fisiologia Humana Básica – 50 h/a
  • Atividade Física, Epidemiologia e Saúde Pública – 50 h/a
  • Medidas e Avaliação – 50 h/a
  • Extensão e Integração IV – 96 h/a

QUINTO PERÍODO

  • Fisiologia do Exercício Físico e do Esporte – 50 h/a
  • Fundamentos do Basquetebol – 50 h/a
  • Fundamentos do Atletismo – 50 h/a
  • Urgência e Emergência no Exercício Físico e no Esporte – 50 h/a
  • Fundamentos do Handebol – 50 h/a
  • Didática do Ensino da Educação Física e do Esporte – 50 h/a
  • Estágio Obrigatório I – 192 h/a

SEXTO PERÍODO

  • Fundamentos de Ginásticas de Academia – 50 h/a
  • Fundamentos do Treinamento Esportivo – 50 h/a
  • Fundamentos da Musculação – 50 h/a
  • Fundamentos do Ensino da Atividade Rítmica, Ginástica Geral e Dança – 50 h/a
  • Treinamento Esportivo no Alto Rendimento – 50 h/a
  • Metodologias Avançadas do Treinamento de Força – 50 h/a
  • Estágio Obrigatório II – 192 h/a

SÉTIMO PERÍODO

  • Construção do Projeto de Pesquisa para o Trabalho de Conclusão de Curso e Orientação – 50 h/a
  • Educação Física Adaptada: Paradesporto e Esporte Adaptado – 50 h/a
  • Disciplinas Eletiva I – 50 h/a
  • Orientação e Seminários de Apresentação de Trabalho de Conclusão de Curso – 40 h/a
  • Natação, Esportes e Atividades Aquáticas – 50 h/a
  • Disciplinas Eletiva II – 50 h/a
  • Estágio Obrigatório III – 192 h/a

OITAVO PERÍODO

  • Atividade Física e Doenças Crônicas Não Transmissíveis – 50 h/a
  • Aspectos Metodológicos Aplicadas Artes Marciais, Lutas e Modalidades de Combate – 50 h/a
  • Treinamento Físico Personalizado – 50 h/a
  • Exercício e Reabilitação: Lesões Nervosas e Osteomioarticulares – 50 h/a
  • Prescrição e Controle de Exercício para Grupos Específicos: Crianças, Mulheres e Idosos – 50 h/a
  • Base Nutricionais da Hipertrofia e do Emagrecimento – 50 h/a
  • Estágio Obrigatório IV – 192 h/a

Mais informações

Saiba tudo sobre o curso

Primeiro, informe seus contatos. Isso vai facilitar quando a gente voltar a se falar depois!

Atenção: Para inscrições através do Prouni, clique aqui.

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Funcionamento durante o recesso de Páscoa

A partir de quinta, dia 28, todos os nossos setores estarão em recesso. Retornaremos na segunda-feira, dia 1º de abril (é verdade)!

Aproveite o feriado com alegria e chocolates!