Promove sabores desconhecidos até então, consistindo em juntar os temperos originários de outros países com a própria flora nativa, como por exemplo as especiarias orientais misturadas à cultura alimentar brasileira, sempre em busca de sabores rústicos, diferentes e assim, inovar em nossa própria gastronomia.
O Brasil é afortunado em variedades de pimentas, temperos, frutas, laticínios que contam nossa história através do tempo e foram magistralmente incorporadas às receitas deliciosas e diferentes.
A FusionCuisine surgiu na década de 1970 com a Nouvelle Cuisine (inspirada na culinária francesa e japonesa) fazendo referência à cozinha nova, liderada pelo chef Paul Bocuse (foto), falecido em 2018.
A fusion surgiu como um avanço da nouvelle cuisine, a diferença é que na primeira, a preocupação não fica somente na beleza do prato. Combinar de forma harmoniosa ingredientes picantes, amargos, ácidos e doces dos quatro cantos do planeta é quase uma experiência de alquimia.
Rapidamente, a inovação do chef foi além, misturando ingredientes de países diferentes na mesma receita, criando pratos criativos e extravagantes, que preservam a essência do sabor de cada local de origem, seguindo modos de preparo da cozinha tradicional.
O objetivo na degustação é oferecer uma experiência sensorial, tornando inesquecível a visita a um restaurante, unindo cozinhas clássicas até então pouco experimentadas, como a francesa e a italiana (trufas com molho de tomates), ou japonesa e brasileira (sushi de manga), ou a espanhola e brasileira (paella mineira).
É isso que a gastronomia contemporânea busca: inovação, criatividade, ousadia. Isso faz o nome de um restaurante, o prato é a alma dos lugares de origem, refletindo a singularidade que a cada cultura que existe. Para isso, deve-se buscar sempre surpreender.
A FusionCuisine, além da mistura de ingredientes, também é uma união de técnicas, podendo-se fazer alta gastronomia com ingredientes simples.
“O cruzamento dos conteúdos que tratam o comportamento alimentar da sociedade contemporânea leva nosso aluno a uma profunda reflexão sobre a gastronomia, estabelecendo, por exemplo, um pensamento crítico entre propostas que de certa forma são antagônicas como a FusionCuisine e o Locavorismo.”
Tibério Alfredo Silva, Professor e Coordenador da Pós-graduação em Gastronomia Contemporânea da EnsinE
Na pós-graduação em Gastronomia Contemporânea da EnsinE, a Cozinha de Fusão é um dos conteúdos contemplados no Curso, além da “Goumertização” da alimentação; “Macdonaldização” da alimentação; A gastronomia e chefs midiáticos, além do legado de Paul Bocuse.
O Professor Tibério também destaca os estudos desenvolvidos na disciplina “Estética da gastronomia contemporânea” que estão intimamente relacionados às ideias preconizadas na Nouvelle Cuise e na FusionCuisine.
Outro tema muito importante para a formação do aluno de Gastronomia Contemporânea é “Tendências da alimentação nas sociedades de consumo – a refeição do futuro”. A pós-graduação é a distância e com diploma reconhecido pelo MEC.
Conheça o curso e adicione cultura em seu currículo
Sugestões de leitura:
OLIVER, Jamie. 30 minutos e pronto. Globo Estilo. São Paulo, 2012.
OLIVEIRA, Renato Freire. Misturando sabores: Receitas e harmonização de ervas e especiarias. SENAC. São Paulo, 2016.
Sugestões de filmes e séries:
Série “Chef’sTable” disponível na NetFlix
Filme “Sushi a la mexicana” (2015) disponível na NetFlix
Filme “Os sabores do palácio” (2012) disponível na NetFlix
2 comentários em “FusionCuisine / Fusion Food / Cozinha de Fusão”
Adorei a matéria !
Matéria exclarecedora e reflexiva.