Dicas essenciais de Marketing Digital para profissionais liberais e empresas

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Preparamos algumas dicas essenciais de Marketing Digital que todos profissionais liberais e pequenas empresas deveriam aprender. Mas, será que todo mundo sabe o que é Marketing Digital que tanto se fala?

Marketing Digital é um conjunto de ações on-line com o objetivo de atrair negócios e fortalecer a marca pessoal de profissionais e o branding de empresas. Se bem planejado e executado, pode ser uma estratégia de sucesso para qualquer profissional ou negócio, independentemente do segmento. Além disso, as ações digitais oferecem maior poder de mensuração, interação direta com o consumidor e fidelização do público-alvo.

Uma das principais diferenças entre uma estratégia de marketing que vende e uma que não tem sucesso é o planejamento das ações. Para cada objetivo é preciso ter um planejamento, que conduza o público a algum lugar. Por isso, os conteúdos devem ser pensados para ações estratégicas, tais como:

  • aumentar o conhecimento de sua marca pessoal ou da empresa;
  • mostrar seus diferenciais;
  • entender melhor seu cliente ideal;
  • educar o mercado, ou seja, lidar com clientes mais qualificados;
  • gerar oportunidades de negócios;
  • conquistar mais clientes;
  • receber feedbacks;
  • melhorar o relacionamento com os clientes;
  • fidelizar os consumidores;
  • aumentar a rentabilidade.

O papel do Marketing Digital com dicas essenciais para profissionais liberais e empresas

Com tanta concorrência nos dias de hoje, é preciso ter um bom posicionamento na internet como uma forma de diferenciação. Quanto mais bem estruturado for o seu conteúdo, maior será o valor percebido pelos clientes. Não importa qual ramo de atuação do profissional. Então, confira essas dicas essenciais para profissionais liberais e empresas logo abaixo.

Para criar conteúdos interessantes é necessário conhecer a fundo o seu público. Partimos do conceito de Público-alvo para chegarmos no de Persona.

Público-alvo é um grupo de consumidores com características em comum que a empresa identifica no mercado e para quem direciona suas estratégias e campanhas. Sua definição começa com a segmentação de mercado, de acordo com características demográficas e comportamentais (idade, gênero, escolaridade, estilo de vida, etc.) que importam para a empresa e influenciam decisões de consumo.

Já a Persona representa o cliente ideal de uma marca ou empresa. O objetivo é criar um perfil que sintetize as principais características do cliente ideal, aquele que os profissionais desejam atrair através de conteúdo específico. É possível chegar até a(s) persona(s) através de pesquisa entre pessoas que pertencem ao seu público-alvo e também entre seus clientes (aqueles que mais gosta de trabalhar)!

Não desmereça seus concorrentes

Fazer uma análise da concorrência é altamente saudável para criar sua estratégia de Marketing Digital. Por isso, é preciso listar seus concorrentes no mercado e verificar o que eles estão fazendo:

  • tipo de conteúdo estão produzindo;
  • tipo de linguagem estão usando;
  • como o público está se comportando;
  • quais são os erros que estão sendo cometidos;
  • quais ações parecem dar certo.

Entendendo essas questões a respeito da concorrência, é possível ter um olhar mais crítico sobre o que você vai apresentar como um diferencial em relação aos seus concorrentes. Quem se diferencia, se destaca.

Como criar um plano de marketing digital para profissionais e empresas

Mas como implementar o Marketing Digital?

Uma boa maneira de começar é criando um cadastro com bastante informação e fotos sobre você no Google Meu Negócio. Escrever conteúdos interessantes em um blog e nas redes sociais também ajuda no seu posicionamento e contribui para gerar autoridade na internet. Caso tenha orçamento para investir em anúncios no Google, Facebook e Instagram, melhor ainda!

As redes sociais são ferramentas muito úteis para profissionais e empresas, pois facilita a comunicação diretamente com seus públicos. No entanto, é preciso saber qual rede priorizar e qual a melhor linguagem para se comunicar em cada uma delas.

Porém, não basta apenas postar nas redes sociais e sair correndo. É necessário mensurar o desempenho do conteúdo postado através da reação das pessoas. Com o Marketing Digital é possível observar:

  • o engajamento (curtidas, comentários, compartilhamentos) das pessoas com as suas publicações nas redes sociais;
  • as visitas nos artigos do seu blog;
  • os cliques nos seus anúncios, etc.

No entanto, um erro comum é focar apenas nas curtidas em posts ou número de seguidores. Apesar de representativos, há outros dados mais interessantes para acompanhar, tais como:

  • o Retorno sobre Investimento (ROI);
  • número de leads (captação de clientes);
  • taxa de conversões e número de vendas.

O que é ROI?

ROI é a abreviação do inglês return on investment. Como o nome sugere, o ROI permite saber quanto dinheiro a empresa perde ou ganha com os investimentos feitos em diferentes canais. Ele permite identificar quais investimentos valem a pena e como otimizar aqueles que já estão funcionando para que possam performar ainda melhor.

O que é lead?

No Marketing Digital, quando alguém informa o e-mail para receber um e-book, por exemplo, está sinalizando que tem interesse no seu conteúdo e que quer saber mais sobre o que você tem a oferecer. Assim, aquele que era um ilustre desconhecido se torna um lead (possível cliente), porque forneceu um dado que permite uma possibilidade de contato com ele.

O que é taxa de conversão?

É uma métrica que mostra qual porcentagem da sua audiência converte e de fato traz resultados para o negócio. Ele não é apenas uma métrica de vendas, mas também de análise de quantos negócios foram fechados.

Como criar um plano de Marketing Digital para profissionais e empresas?

Se você deseja fazer um plano de marketing digital de sucesso, siga este roteiro adaptando-o à sua realidade:

1 – Defina muito bem seus objetivos

Seus objetivos precisam ser muito claros para que suas ações digitais sejam bem focadas, por exemplo:

  • exposição e reconhecimento da marca;
  • geração de Leads – clientes em potencial;
  • vendas diretas de produtos ou serviços;
  • se tornar uma autoridade em determinado assunto;
  • educar o cliente (já falamos sobre isso no início do texto).

Defina também as metas a serem alcançadas e defina prazos e métricas que serão analisadas para saber o resultado.

2 – Pesquise e conheça o seu público-alvo

Defina seu público-alvo e, a partir dele, encontre a sua persona.

3 – Defina os canais que serão utilizados

A maneira mais eficaz de escolher seus canais de comunicação e divulgação é descobrir em qual rede social seu público-alvo está e utilizar esta rede (pode ser mais de uma) para atingir sua persona.

 4– Determine qual o conteúdo a ser veiculado

O conteúdo certo possibilita criar um ponto de contato entre a empresa e o público que quer impactar. O cliente moderno pesquisa as informações na internet antes de comprar, portanto, invista em informações de qualidade.

5 – Elabore um cronograma para suas ações

Definir um cronograma é fundamental para acompanhar a evolução das ações e diminuir as chances de se perder no caminho.

6 – Defina como será feito o monitoramento de resultados

Há várias ferramentas disponíveis no mercado para mensurar resultados, além dos próprios insights fornecidos pelas redes sociais.

 

Este texto ajudou? Preparamos uma série de 20 temas sobre Marketing Digital que podem ajudar profissionais e pequenas empresas a se destacarem na internet. Afinal, a Faculdade Ensine enxerga com muita importância o empreendedorismo de seus alunos. Leia também nosso post sobre Público-alvo e Persona, clicando aqui.

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