Com a pandemia, a comunidade escolar sofreu diretamente, não só pelas grandes mudanças na forma de ensinar, como também pelo luto vivido por todos. A situação ocasionou atraso no desenvolvimento físico, emocional e comportamental de grande parte de alunos, professores e funcionários. Pensando nisso, a Faculdade Ensin.E uniu-se a Clínica NeuroBlue para criar um espaço de acolhimento para esse público.
A ideia do espaço é oferecer a comunidade escolar, a terapia psicomotora pelo alunos do curso de pós-graduação em Psicomotricidade. “Serão abordados os momentos comportamentais, de aprendizagem e de desenvolvimento tanto das crianças quanto dos adultos durante todo o semestre do retorno”, explica Heloísa Delage, coordenadora da pós-graduação.
A coordenadora completa, “O estágio clínico na área de Psicomotricidade é a oportunidade para nossos alunos vivenciarem a profissão e além disso é um projeto social, pois levamos a população atendimento de qualidade e gratuito.”
As vagas de atendimento são limitadas, e abertas para toda a comunidade escolar, como diretores, professores, alunos, funcionários e pais. Vale frisar que a entrada no programa vai depender de uma avaliação clínica do quadro. Para mais informações e inscrições: (32)99985-5987 ou pelo instagram @Neuro-Blue.
Quais os benefícios da terapia para a relação interpessoal na comunidade escolar?
Com as técnicas propostas na terapia psicomotora, a criança aprende novas formas de se expressar, trabalha comportamentos diferentes e, consequentemente, descobre maneiras diversas de lidar com as próprias emoções. Isso terá uma influência direta em seus relacionamentos, seja com os pais ou com os professores e os colegas de classe.
Assim, a relação interpessoal na escola começa a melhorar. Uma criança com atitudes egocêntricas, por exemplo, pode ter ações mais generosas ao entender sua posição em relação ao ambiente externo. Indivíduos mais retraídos, por outro lado, podem desenvolver a autoconfiança com a terapia e se posicionar melhor entre os colegas.
Essas mudanças e várias outras fazem a criança interagir no ambiente escolar com naturalidade. Isso é muito importante para o processo de aprendizagem, pois valoriza a troca de conhecimentos e o processo de erro e descoberta sem medos.