Estar presente no ambiente digital é fundamental para qualquer empreendimento atualmente. Mas, em um meio tão vasto, como identificar e fortalecer a sua marca? Entenda agora tudo sobre como registrar um domínio e a importância desse investimento para o seu negócio.
O que é um domínio?
O domínio é o endereço eletrônico de uma página, ou seja, o nome de um site. É através dele que os usuários conseguem encontrar a sua marca na internet.
Tão importante quanto a interface do seu site na web, o domínio precisa ser bem pensado e transmitir exatamente quem é a sua marca ou seu produto de forma clara e objetiva.
Cada site é identificado por um número diferente e único de IP, mas, como números são mais difíceis de lembrar, os domínios foram criados, exatamente, para facilitar esse processo.
Ter um domínio muito longo ou difícil de escrever pode ser muito prejudicial. O ideal é que ele seja curto e de fácil memorização.
Assim, o usuário irá encontrar seu negócio com mais facilidade, além de contribuir para o processo de geração de valor para a marca.
Mas, antes de aprender como registrar um domínio, entenda quais são os benefícios desse investimento.
As vantagens de registrar um domínio próprio
Apesar de algumas plataformas de criação de sites permitirem que você coloque sua página no ar sem precisar pagar por um domínio, essa não é a melhor opção.
Isso porque plataformas de criação de blogs – como o wordpress, por exemplo – incluem suas marcas ao endereço, como no domínio fictício ositedasuaempresa.wordpress.com.
Esse tipo de estrutura sugere um caráter amador para o seu site, prejudicando a imagem da sua marca na web.
Por isso, antes de mostrar como registrar um domínio, separamos algumas outras vantagens que vão te ajudar a entender o valor de ter um domínio próprio.
1. Maior alcance nas buscas
Mecanismos de busca, como o Google, posicionam melhor nas pesquisas sites que têm domínios próprios.
Em outras palavras, se o seu domínio for registrado, melhor a sua página ficará ranqueada dentro de sites de buscas.
Isso auxilia na visibilidade da sua marca e no aumento de tráfego para o seu site, melhorando também a possibilidade de sucesso de novos negócios.
2. Controle total sobre sua página e seus conteúdos
Quando você adquire um domínio próprio, passa a ter total independência e controle sobre sua página e tudo o que está dentro dela.
Se o seu site estiver com um domínio gratuito, como já explicamos anteriormente, caso queira trocar de plataforma, você perderá tudo o que já foi feito.
Isso porque conteúdos, links e controle sobre o tráfego e outras métricas do site não migrarão juntos para a outra plataforma.
Além disso, conteúdos já publicados não poderão ser aproveitados, pois mesmo que a transferência seja feita manualmente, os buscadores irão considerar a nova publicação como plágio.
Já com um domínio registrado, você pode migrar de plataforma o quanto quiser, sem perder nenhum conteúdo ou informação anterior.
3. Custo-benefício para proteger a sua marca
Se o domínio estiver disponível, nada impede que qualquer pessoa crie um site com o nome da sua marca.
Por isso, é importante registrá-lo o quanto antes, para que não tenha problemas com a imagem ou a reputação da sua empresa.
A boa notícia é que registrar um domínio não é caro.
Os preços são a partir de R$40,00 por ano, o que dá menos de quatro reais por mês para ter todos esses benefícios no seu site.
Percebeu como vale a pena? Entenda agora tudo sobre como registrar um domínio.
Como registrar um domínio
Chegou a hora de aprender o passo a passo sobre como registrar um domínio. Preparamos um roteiro em 5 etapas simples para te ajudar com essa tarefa.
1. Escolha o nome do seu domínio
Essa é a etapa mais importante na hora de criar e registrar o seu domínio.
Lembre-se sempre que ele deve ser o mais curto e simples possível, contendo o nome da sua marca ou a palavra-chave que define e representa seu negócio.
Pense também na facilidade de escrita, pronúncia e memória do domínio que escolher. Ele deve ser original e de fácil associação para o usuário.
2. Verifique a disponibilidade
Depois de escolher o nome, é preciso verificar se ele está disponível para o registro. Para isso basta acessar o site Registro.Br e testar.
Se o domínio desejado não estiver disponível, o próprio site vai oferecer opções com outras extensões possíveis além do “com.br”, como “edu.br”, “ong.br”, “wiki.br” entre outros.
Mas atenção! Você deve sempre optar pela extensão que confira maior credibilidade e profissionalismo possível para a sua página.
Para entender mais sobre cada uma e o que elas representam, o Registro.Br tem uma página explicando todas as categorias.
3. Faça o seu cadastro
Uma vez escolhido e disponível, é hora do terceiro passo de como registrar um domínio: fazer o cadastro no serviço.
Para isso, basta preencher os campos com seus dados e documentos, como nome, e-mail, endereço, telefone e uma senha para acessar.
4. Registrando o domínio
Esse é o momento para, de fato, fazer o registro.
Nessa etapa você precisará informar o CPF ou CNPJ do responsável, telefones válidos e endereço.
Não é possível fazer a alteração desses dados de forma simples depois, então, para evitar bastante burocracia, é preciso muita atenção neste passo.
Um outro dado que você vai precisar disponibilizar é o DNS do servidor do seu site. Dessa forma, todo o tráfego será transferido para o novo endereço registrado.
5. Efetue o pagamento
O valor do domínio é de R$40,00 por ano, mais R$ 36,00 por ano adicional.
Nesse momento você também pode optar por um redirecionador de e-mails para ter endereços de e-mail personalizados com o seu domínio.
Depois que o pagamento for confirmado, o Registro.Br redirecionará o edenreço do seu site para o domínio registrado.
Viu como é fácil?
A partir de julho de 2020, o Registro.BR disponibilizou mais doze opções de categorias de registros: cinco genéricas e sete para profissionais liberais, que você pode conferir no site.
Agora que você já sabe como registrar um domínio e os benefícios que ele pode trazer para a sua marca, confira 5 dicas de marketing digital para pequenas empresas que podem revolucionar o seu negócio.