Como funciona o Telegram: conheça tudo sobre esse aplicativo

O avanço da tecnologia quebra, cada dia mais, as barreiras para a comunicação.
Prova disso é o surgimento de aplicativos de mensagens instantâneas que facilitam a interação de milhares de pessoas.
Conheça e entenda agora como funciona o Telegram e descubra todas as possibilidades que ele oferece.

Made in Rússia

Quem é e como funciona o Telegram?
Criado por dois irmãos russos e lançado em 2013, o Telegram é um aplicativo de mensagens instantâneas com armazenamento em nuvem.
Muito similar a outros apps do gênero – como seu principal concorrente, o Whatsapp – , o Telegram permite que você troque mensagens, envie e receba diversos tipos de arquivos, como fotos, vídeos, áudios, gifs, figurinhas e documentos.
Entretanto, o grande diferencial dessa rede, é o propósito de utilização e os mecanismos de segurança e privacidade que ela oferece para o usuário.
Muito utilizado para a comunicação empresarial, o Telegram conta com mais de 200 milhões de usuários ativos por mês e é um grande aliado no setor de empreendedorismo.
Para usar o aplicativo, você precisa apenas dispor de uma conexão Wi-fi ou um pacote de dados para fazer o download do app no dispositivo que desejar.
Quer entender melhor como utilizar o telegram e as vantagens que ele oferece? É só continuar lendo!

Passo a passo para iniciantes

Aprenda agora, em 3 passos simples, como funciona o Telegram.

1.  Instale o aplicativo

O Telegram está disponível gratuitamente para smartphones, tablets e computadores, com diferentes sistemas operacionais, e também como aplicação web.
Para começar a utilizar o aplicativo, o primeiro passo é instalá-lo no dispositivo que desejar.
Para isso, basta ir até a loja de aplicativos do seu smartphone ou tablet, ou entrar no site do Telegram para ter a versão web.

2.  Crie a sua conta

Assim que a instalação for concluída e você abrir o aplicativo no dispositivo escolhido, basta clicar em “comece a conversar” para iniciar a criação da sua conta no Telegram.

Da mesma forma que o Whatsapp, o aplicativo vai pedir que você insira um número de telefone celular, que será vinculado a sua conta.

Após cadastrar o número, o Telegram vai enviar um código de confirmação via SMS para o seu dispositivo. Assim, basta digitar o código da mensagem no campo indicado pelo aplicativo.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Se seu SMS não chegar, não se preocupe! Confira o número cadastrado e, se estiver correto, em dois minutos o Telegram ligará para o seu telefone para informar o código de verificação.
Por último, basta concluir o cadastro colocando seu nome e foto e selecionando o idioma que prefere utilizar.

3.  Comece a conversar

Com seu cadastro já criado, é só começar a usar o Telegram para se comunicar! A interface do aplicativo é bem simples, explicativa e intuitiva!
Para começar uma nova conversa, basta clicar no ícone de lápis no canto inferior direito da tela, ou pesquisar o nome do contato na barra superior.
Depois é só escolher o contato que desejar e começar um chat! Lembrando que, para se comunicar com alguém através do Telegram, a pessoa também precisa ter uma conta no aplicativo.

Funcionalidades do Telegram

Esse é um aplicativo bem completo e com diferentes opções para se comunicar. Entenda as principais possibilidades e diferenças de cada uma.

Grupos

Da mesma forma que aplicativos similares, no Telegram, além de estabelecer chats individuais, também é possível criar grupos com diversas pessoas.
O grande diferencial do aplicativo, nesse quesito, é o número de pessoas que podem fazer parte de um mesmo grupo: 200.000!
Em aplicativos similares, o número é bastante inferior, sendo possível, em médica, adicionar apenas 300 pessoas por grupo.

Chat Secreto

Outra funcionalidade do Telegram é o Chat Secreto: um tipo de conversa com diversos recursos extra de segurança.
No chat secreto, não é possível fazer um print screen (captura de tela) da tela ou encaminhar mensagens desta para outra conversa.
Além da criptografia de ponta a ponta, o chat secreto também não deixa rastro nos servidores e é possível estabelecer um timer de autodestruição das mensagens.

Canal de Transmissão

Essa ferramenta serve para transmitir mensagens para um número grande de pessoas e é explorado no marketing de muitas empresas.
Diferente e ainda maior que um grupo, um canal pode ter um número limitado de inscritos, atingindo um público muito maior e mais diversificado.
É possível, ainda, com essa opção, saber o número de visualizações que uma mensagem enviada teve, tendo controle sobre quantas pessoas foram atingidas.
Existem dois tipos diferentes de canais:

  • Os canais públicos estão disponíveis para serem encontrados por qualquer pessoa através do mecanismo de busca do aplicativo ou de um link de compartilhamento;

 

  • Já os canais privados estão disponíveis apenas para quem recebe um link específico para ter acesso a ele.

Entretanto, se o link de um canal privado for compartilhado, por exemplo, em uma rede social, ele passa a ser considerado como um canal público.
A recomendação do aplicativo é que o link de um canal privado seja enviado apenas para as pessoas específicas que podem ter interesse naquele assunto.

Contatos

Nessa seção do aplicativo, além de ter acesso à todos os seus contatos, é possível também convidar amigos para participarem do Telegram.
Outra ferramenta interessante, ainda nesta área, é a possibilidade de encontrar contatos e grupos próximos à você.
Basta ativar a localização do seu dispositivo e clicar em “encontrar pessoas próximas” que o Telegram oferece sugestões de grupos ou contatos próximo ao lugar que você está.

Ligue para alguém

O Telegram oferece, ainda, a opção de fazer uma chamada de voz com seus contatos a partir de uma conexão estável de internet.
Essa chamada é igual a uma convencional feita pelo telefone. A diferença é que você consegue fazer direto pelo aplicativo e sem gastar nada do seu plano de telefonia.

Vantagens do aplicativo

Agora que você já sabe como funciona o Telegram, aqui vão algumas vantagens que esse aplicativo oferece:

Envie qualquer tipo de arquivo:

Diferente de outros aplicativos de mensagem, o Telegram não estabelece limites de tamanho ou formato para o envio de arquivos.
Você pode enviar desde arquivos simples como áudios e fotos, até vídeos longos, documentos em diversos formatos e arquivos mais pesados.

Velocidade:

O Telegram é considerado um dos aplicativos de mensagens mais rápidos do mundo! Ao comprimir ao máximo as mensagens, o aplicativo consegue ser mais eficiente e tornar as conversas mais dinâmicas, funcionando muito bem mesmo em conexões lentas.
Além disso, essa característica ajuda muito na performance do aplicativo, evitando que ele trave.

Segurança:

O Telegram é, sem dúvidas, um dos aplicativos mais seguros de troca de mensagens.
Isso porque ele combina diversos mecanismos de segurança: desde os mais simples, como uma senha ao abrir o aplicativo, até artifícios mais complexos, como criptografia de ponta a ponta.
Um exemplo visível disso é o chat secreto. Mas não se preocupe, as conversas foras desse tipo de chat também são bem protegidas!

Armazenamento em nuvem:

As duas vantagens anteriores devem tudo à essa característica: o armazenamento em nuvem.
Além de ajudar na velocidade e não limitar o envio de arquivos, o armazenamento em nuvem também permite ao usuário acessar suas mensagens a partir de qualquer dispositivo.
Uma outra vantagem é que ele não consome tanto a memória do seu celular ou tablet, uma vez que todas as mensagens e mídias ficam salvas na nuvem e não no aparelho.
Se você está procurando por um aplicativo para se comunicar com outras pessoas, principalmente para empresas ou assuntos profissionais, o Telegram é uma ótima opção!
Falando em comunicação, você sabe como melhorar o tráfego e o engajamento nas suas redes sociais? Entenda tudo sobre impulsionamento.

Compartilhe!

Deixe um comentário