Como criar um blog: 3 motivos para integrá-lo ao seu site

Os blogs se tornaram indispensáveis quando o assunto é marketing digital. Isso, porque, nessa estratégia, o grande foco é a produção e compartilhamento de conteúdo de qualidade para o seu público. Aprenda agora como criar um blog de forma simples e 3 motivos para integrá-lo ao seu site.

O Protagonista do Marketing de Conteúdo

O termo “blog” surgiu em 1997, com a junção das duas palavras em inglês “web” e “log” – formando “weblog”, um “diário na rede”.

Contudo, no início dos anos 90, usuários da recente internet já utilizavam páginas digitais para compartilhar experiências, opiniões e conteúdos pessoais.

Essa pode ser reconhecida como a primeira forma do que, hoje, conhecemos como blog – um espaço online dedicado à produção de conteúdo.

Mas, antes de saber como criar um blog, é interessante saber por que investir nessa estratégia.

Se você considera blog como algo ultrapassado e que não gera resultado, está muito enganado.

Atualmente, eles são aliados indispensáveis para o sucesso das estratégias de marketing digital.

Isso porque essa ferramenta permite, de forma simples e com baixo ou nenhum custo operacional, o fácil compartilhamento de conteúdo na internet.

Dessa forma, os blogs auxiliam o aumento da visibilidade das empresas no mundo online, no fortalecimento da marca e na formação de uma identidade de autoridade.

Um bom conteúdo traz resultados, inclusive, para a educação do mercado, além de impactar diretamente na jornada de compra do seu cliente, facilitando o processo de vendas.

Percebeu como utilizar essa ferramenta pode revolucionar os resultados da sua empresa?

Entenda agora tudo sobre como criar um blog para começar a utilizá-lo na sua estratégia de marketing digital.

Como Criar um Blog

Entenda o passo a passo sobre como criar um blog de forma simples e prática, utilizando como foco o WordPress, plataforma mais utilizada no mundo.

1.  Escolha um domínio

O domínio é o endereço eletrônico da sua página.

É através dele que as pessoas vão chegar até o seu blog, seja pelos mecanismos de busca, como o Google, ou diretamente pelo próprio endereço.

Um aspecto importante sobre esse primeiro passo é pensar estrategicamente sobre qual nome atribuir para o seu site.

Um domínio deve ser sempre simples, objetivo, fácil de lembrar e que também seja fortemente relacionado ao seu produto, ajudando na associação com a marca.

Com o nome já escolhido, basta verificar se ele está disponível e fazer o registro do seu domínio.

Pronto, primeiro passo de como criar um blog concluído!

2.  Escolha uma plataforma e um hospedeiro

A plataforma define a estrutura do seu blog, também conhecida como Sistema de Gerenciamento de Conteúdo ou CMS (Content Management System).

Ela será a grande responsável pela organização e navegabilidade do seu conteúdo, permitindo a criação de páginas, links e comentários.

São diversas as possibilidades de plataformas para blogs, gratuitas ou pagas. Algumas das mais populares são Blogger, Wix e, claro, a com foco neste post, WordPress.

Mas, além de escolher um domínio e uma plataforma para estruturar sua página, também é necessário garantir que ela esteja disponível na web.

É para isso que servem os serviços de hospedagem.

Na hora de escolher o seu, é importante levar em consideração a compatibilidade com o CMS escolhido, o suporte oferecido, a praticidade do controle do site e também o preço.

Esse pode ser um momento interessante para aumentar o investimento na criação do seu site, evitando problemas futuros e garantindo a melhor performance da sua página.

 

3.  Instalando o CMS

Existem duas formas de instalar o WordPress no seu computador. Você pode fazer com o one click install ou pela instalação manual de 5 minutos.

Para a primeira opção, basta acessar o painel de controle do host, clicar em “wordpress” e inserir o seu domínio. Pronto! Instalação concluída.

Porém, caso essa opção não esteja disponível, basta optar pelo processo manual que, apesar de mais longo, ainda é bastante simples.

Basta fazer o download da versão mais recente do WordPress, criar um banco de dados, fazer o upload de arquivos para o diretório, instalar o programa e concluir o cadastro!

O processo pode parecer confuso, mas o passo a passo é apresentado logo quando você faz o download da ferramenta, não se preocupe!

 

4.  Cuide do Visual do seu Blog

A estética deve ser, sim, uma preocupação da sua página, pois ela impacta diretamente na experiência do usuário.

Ter um layout atrativo, com um formato e cores que representem bem a sua empresa e o tipo de conteúdo que será produzido é fundamental para o sucesso da sua página.

Dentro do WordPress existe uma infinidade de opções e modificações que podem ser feitas e customizadas de acordo com o que você deseja e precisa.

Mas, se você considera essa parte difícil, pode optar por Temas, layouts já prontos, e que podem ser incorporados ao seu site de forma simples e prática.

A própria plataforma do WordPress disponibiliza várias opções gratuitas de temas bem aqui. Basta entrar, escolher o seu, baixar e aplicá-la ao seu blog.

Página pronta! Viu como criar um blog é fácil? Agora vamos ao mais importante!

5.  Comece a produzir conteúdo

Com seu blog pronto, é hora de fazer o que realmente interessa: a produção de conteúdo.

Não adianta ter uma página incrível se seu conteúdo não for relevante, bem construído e de qualidade nas informações.

Além disso, adotar estratégias de marketing de conteúdo são essenciais para otimizar os resultados que você deseja atingir com o seu blog.

O primeiro passo é conhecer o seu público-alvo e traçar as personas para as quais seu conteúdo será direcionado.

Saber com quem você está falando ajuda a direcionar e segmentar seu conteúdo, tornando sua estratégia mais assertiva e trabalhando na lógica do funil de vendas.

Um outro aspecto importante é otimizar seu texto para mecanismos de busca (SEO) e trabalhar com uma estratégia de escolha de palavras-chave.

Dessa forma, seguindo a metodologia do Inbound Marketing, você passará a atrair seu público, converter leads, aumentar suas vendas e encantar seus clientes.

 

Blog integrado ao site

Agora que você já sabe como criar um blog, confira 3 motivos para integrar essa estratégia ao seu site.

1.  Geração de Valor e Autoridade

Ter um blog com conteúdos dentro do seu site ajuda a fortalecer a ideia de que a sua empresa domina e é autoridade naquele assunto.

Além de vender um produto, você estará dando ao seu cliente um bem muito mais valioso: informações em um conteúdo de qualidade.

Dessa forma, começa a se estabelecer uma relação de credibilidade entre o seu público e a sua marca, que aumenta a chance de conversão das vendas.

2.  Aumento da visibilidade da sua marca

Adotar estratégias de conteúdo, como criar um blog,é uma excelente forma de abrir uma porta de entrada para o seu site e, por consequência, para a sua empresa.

Isso porque, trabalhando na lógica de funil de vendas, o conteúdo é capaz de atrair público e guiar esses possíveis consumidores dentro de uma jornada de compra.

Uma vez dentro do seu site, atrelado ao ítem anterior sobre geração de valor e autoridade, a chance do seu negócio se estabelecer como a solução de que seu cliente precisa é altíssima.

Além disso, com uma boa estratégia de marketing de conteúdo, com uso de palavras-chave e SEO, sua empresa pode estar cada vez melhor ranqueada em buscadores, tornando-se mais visível.

3.  Grandes resultados com baixo custo

Por último, um aspecto fundamental para os empreendedores: o custo do investimento.

A melhor parte sobre usar blogs dentro da sua estratégia de marketing digital e atrelado ao seu site, é que o custo é baixíssimo.

O valor de investimento em um blog muda de acordo com o que a sua empresa contratar em relação à plataforma e a hospedagem, que variam de preço entre os diferentes planos.

Mas, calma! Também é possível criar seu blog de forma gratuita e, ainda assim, obter bons resultados.

Percebeu como esse é um elemento que faz toda a diferença em uma estratégia de marketing digital?

Então, sem desculpas! Você já sabe como criar um blog, agora comece a produzir conteúdo de qualidade para atrair seu público! Aproveite também para conhecer 11 Ferramentas do Google que vão ajudar a melhorar ainda mais os seus resultados no meio digital.

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