Chef de Cozinha: como aprender de longe?

O que você vai ler

A formação dos grandes chefs de cozinha sempre teve algo de caseiro. Os sons, cheiros e sabores familiares que vinham das panelas de casa quando crianças são as marcas do amor pela cozinha comuns a todo grande chef de cozinha.

Mas essa é só parte da história.

Porque a verdade é que já há muitos anos, boa parte da formação dos cozinheiros ao redor do mundo é feita à distância.

Leia também

Como se tornar um profissional disputado pelo mercado?

6 dicas de ouro para negócios gastronômicos

A história de sucesso da chef Helena Rizzo

McDonaldização e o padrão de consumo contemporâneo

Aprendendo a cozinhar sem sair de casa

Pense bem, quantos cozinheiros e cozinheiras não nasceram enquanto assistiam às receitas de Julia Child na televisão, por exemplo?

Um exemplo dessa combinação entre o encantamento caseiro e a formação à distância é maravilhosamente representado no filme Ratatouille.

No filme, o talentoso ratinho Remy é tocado pelas palavras do chef celebridade Auguste Gusteau. É assistindo a Gusteau pela televisão que Remy decide abraçar o seu sonho de ser um chef profissional, afinal:

“Qualquer um pode cozinhar”

Muito além da televisão

Porém, se antes os chefs dependiam dos programas televisivos ou de livros para aprimorar suas habilidades sem sair de casa, hoje a formação à distância é muito mais rica.

Com a internet a educação remota se profissionalizou e está desbancando as formas tradicionais.

Com o EaD, os alunos podem ter acesso a conteúdos teóricos e práticos por meio de plataformas online, com a possibilidade de interagir com professores e outros alunos nos fóruns, além de realizar aulas práticas em cozinhas profissionais.

Flexibilidade de horários para chefs em formação

Um dos maiores benefícios do curso online de chef de cozinha é a flexibilidade de horários para os alunos. Com a possibilidade de estudar à distância, os alunos podem equilibrar os estudos com necessidades e compromissos, tanto pessoais quanto profissionais.

Isso é especialmente vantajoso para aqueles que já trabalham na área de gastronomia e desejam aprimorar seus conhecimentos e habilidades.

Tecnologia nova, novo chef

A tecnologia está cada vez mais presente na gastronomia: dos aplicativos de delivery aos robôs cozinheiros. E é claro, a formação educacional da gastronomia deve acompanhar esse avanço tecnológico.

chef de cozinha trabalhando em um laptop

As faculdades de gastronomia EaD estão sempre buscando maneiras de integrar a tecnologia no processo de aprendizagem.

Por exemplo, o uso de plataformas virtuais para aulas ao vivo, vídeos explicativos de técnicas culinárias e até mesmo realidade virtual para simulações de ambientes de cozinha. 

Isso, porém, é o mínimo.

Aqui na EnsinE o estudante de gastronomia tem acesso a tudo o que ele precisa para se tornar um cozinheiro completo. Conheça a metodologia de ensino personalizada da EnsinE.

Vaga chef de cozinha

A formação em Gastronomia EAD oferece uma ampla gama de oportunidades de carreira para os graduados.

Função na cozinha de um restaurante

Com um diploma de Graduação em Gastronomia, você pode trabalhar em restaurantes, hotéis e cruzeiros, ou optar por seguir carreiras em áreas relacionadas, como consultoria gastronômica, pesquisa e desenvolvimento de alimentos, ou mesmo abrir seu próprio negócio.

Quanto ganha um chef de cozinha?

É difícil dizer quanto ganha um chef de cozinha porque o salário varia muito. Depende da experiência, da localização e da responsabilidade assumida na cozinha.

No Brasil, os salários variam entre R$2.300 e R$4.600 por mês. Além disso, é muito comum que os estabelecimentos repassem parte do faturamento e gorjetas para os cozinheiros, o que muitas vezes pode dobrar o rendimento mensal desse profissional.

No entanto, quando é um chef de cozinha famoso, os salários costumam receber um ou mais dígitos. 

3 chefs de cozinha olhando para tablet

Conclusão

A formação em Gastronomia EAD é uma excelente escolha para aqueles que desejam seguir carreira na área de alimentos e bebidas, mas não têm tempo ou condições para frequentar um curso presencial.

Com a crescente demanda por serviços de alimentação de qualidade, tornar-se um chef de cozinha através de uma graduação online é uma excelente oportunidade para se destacar em um mercado competitivo.

Das vantagens da aprendizagem online às novas oportunidades de carreira, a formação de chefs à distância tem tudo para para revolucionar as cozinhas do mundo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar de ler

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp.

Estamos de recesso neste Carnaval!

Do dia 03 até o dia 05 de fevereiro de 2025, todos os setores da EnsinE estarão em recesso.

Se precisar de atendimento, envie-nos uma mensagem que responderemos assim que estivermos de volta!

Bom descanso!