Marketing para nutricionistas: o guia da presença digital

O que você vai ler

Você já conhece alguma estratégia de marketing para nutricionistas? 

Se sim, sabe que informação de qualidade nunca é demais. Nesse caso, aproveite o texto a seguir para se atualizar sobre as tendências e conversas que acontecem nas redes.

Agora, se você quer divulgar aos quatro cantos seus serviços em nutrição e não sabe como, então é melhor pegar papel e caneta e ler esse texto até o final.

Leia também

6 dicas de ouro para negócios gastronômicos

A história de sucesso da chef Helena Rizzo

Chef de Cozinha sem sair de casa? 

Neste guia da presença digital para nutricionistas escrito pela especialista em marketing digital, Cláudia Figueiredo, você vai encontrar dicas valiosas para conseguir se destacar nas redes, ganhar autoridade e conquistar novos clientes nessa área tão disputada.

Como nos lembra Cláudia, “o campo da nutrição é bastante favorável para a criação de conteúdos digitais e o motivo é bastante simples: qualquer pessoa pode, em algum momento da vida, precisar de instruções para se alimentar de uma forma saudável”. 

Quer ter uma carreira de sucesso na nutrição?

A EnsinE é parceira de uma das maiores escolas de formação de nutricionistas do Brasil, a NutMed

Nossas pós-graduações em nutrição já mudaram a vida de inúmeros alunos!

Da Pós-Graduação em Nutrição Clínica Obstétrica ao MBA em Gestão de Negócios Alimentares, o curso certo para você mudar de vida é na EnsinE.

Fique à vontade, você está no lugar certo.

Prepare um café, um lugar tranquilo e bons estudos.

Picture of Cláudia Figueiredo

Cláudia Figueiredo

Cláudia Figueiredo é designer de estratégia digital e anúncios

Quando o assunto é marketing para nutricionistas, eu recomendo fortemente que esses profissionais invistam em um conjunto de estratégias on-line para melhorar o relacionamento com os pacientes e fortalecer a sua autoridade no mercado.

Toda estratégia do marketing deve ter como objetivo principal fazer com que seus produtos ou serviços sejam conhecidos.

Dica nº1 da presença digital

APAREÇA NO MAPA

Por isso, elevar o nível de consciência das pessoas em relação à nutrição facilita, inclusive, o processo de obtenção de novos pacientes.

Para começar a nortear o seu marketing, é necessário primeiro definir quais resultados você gostaria de alcançar. 

Este guia vai conduzir você a percorrer um caminho, projetado para levar seu consultório ao próximo nível. Ele é comporto por três etapas ou 3 Tempos:

1T  – Como ganhar novos pacientes

2T – Como criar novos fluxos de receita para profissionais de nutrição

3T – Como expandir o alcance de sua prática de nutrição

Essas estratégias visam direcionar pacientes em potencial para o seu negócio e, acredite, funciona.

1º TEMPO - Conquistando o público

Presença digital é uma condição primordial para aparecer na internet. Por isso, o passo zero do marketing para nutricionistas é listar seu consultório em diretórios profissionais

Ou seja: divulgue sua localização no mapa.

Atualmente, a maior parte das pesquisas por nomes de profissionais vem do Google. Os diretórios profissionais on-line melhoram sua presença digital e conectam pacientes em potencial com profissionais da nutrição.

Nos diretórios de pesquisa é possível criar um perfil e listar seus detalhes comerciais importantes, como:

  • especialidade

  • localização

  • serviços prestados

  • estrutura de pagamento

  • entre outros

Quanto mais dados você fornecer ao diretório local, maiores as chances dos clientes certos chegarem até você. Depois de encontrarem suas informações em um site de buscas, as pessoas podem dar o próximo passo: agendar uma consulta para aconselhamento nutricional. 

Site

Ter o próprio site de nutrição permite que o profissional seja encontrado e também possibilita que pacientes em potencial aprendam sobre seus serviços e até mesmo marquem uma consulta. 

A grande vantagem de um bom site profissional é a possibilidade de converter visitantes em clientes. Para isso, você precisa de uma webpage que ofereça conteúdo de qualidade e valor aos seus usuários.

 

Dica nº2 da presença digital

CONTEÚDO É TUDO

Um site bem estruturado não demanda muito dinheiro. Além disso, o investimento é pago tão logo seus visitantes se transformem em clientes.

Programa de bem-estar online 

Outra vantagem de ter seu próprio endereço profissional na web é oferecer funcionalidades especiais ao seu público. 

Uma funcionalidade que agrega muito valor é a área para assinantes, o que permite fidelizar os visitantes através de conteúdo qualificado e relação de longo prazo.

Quanto mais rico o conteúdo, maior o valor percebido pelo seu visitante. Na área premium do seu site tente usar diferentes formatos como:

  • Vídeos
  • E-mails
  • Pesquisas
  • Questionários
  • Webinars

Clientes gostam de receber orientações ao longo do tempo, mas com uma condição: elas devem ajudar a construir hábitos de sucesso ou atingir objetivos específicos.

2º TEMPO - Criando novos fluxos de receita

Além dos programas on-line, é possível apostar no marketing de serviços adicionais para seus clientes. Para começar, crie uma lista de serviços e/ou recursos que você pode adicionar ao seu serviço, tais como: 

  • Serviços de planejamento de refeições; 
  • Serviços de bem-estar corporativo; 
  • Suplemento e ofertas de produtos;
  • Grupos de apoio e relacionamento.

Material rico

É possível também investir nos chamados materiais ricos. São conteúdos mais robustos como ebooks e infográficos, que entregam muito mais valor ao usuário.

Outra possibilidade é apostar em cursos rápidos hospedados em plataformas on-line.

O atendimento online também é uma boa maneira de encurtar distâncias e abrir o leque de pacientes dentro e fora do Brasil.

3º TEMPO - Expandindo o alcance

É necessário conectar-se verdadeiramente com seus pacientes. Só assim você vai desenvolver estratégias e experiências assertivas, sejam elas: serviços, produtos ou mesmo as estratégias de comunicação.

Uma ótima estratégia para alcançar seus potenciais clientes é através de videochamadas ou webinars, nos quais você pode interagir com o público ao vivo.

Redes sociais

As redes sociais têm um papel relevante para o relacionamento entre os profissionais e os pacientes.

Nelas é possível compartilhar fotos e vídeos diariamente, mostrando as suas rotinas de alimentação, prática de exercícios e, até mesmo, sugestão de produtos saudáveis.

Dica nº3 da presença digital

ENXERGUE SEU PÚBLICO

Isso faz com que esses canais sejam um dos mais férteis para os profissionais de nutrição que desejam divulgar seus serviços e firmar parcerias

Com o conteúdo certo é possível despertar nas pessoas o desejo de saber mais. Aliás, também é um ótimo meio para contratar um serviço profissional.

Em resumo, mais do que apenas estar presente nas redes, os nutricionistas que quiserem expandir seus negócios precisam de um posicionamento consistente. 

Tem espaço para todo mundo (por enquanto)

O mercado de Mídia e Entretenimento no Brasil deve crescer 4,7% até 2025. Esse crescimento vai gerar impacto no volume e qualidade de conteúdo que os profissionais de nutrição levam para as redes sociais. Logo, também impacta suas estratégias de posicionamento. 

Não por acaso, percebe-se uma repetição de conteúdo por diferentes profissionais.

Assim, para se destacar dentre inúmeros bons profissionais que atuam no mercado, a autenticidade precisa ser a base de qualquer estratégia digital. 

Ser autêntico é sustentar uma diferença legítima, é ser original. Onde há verdade, afinal, há valor. 

Deixe um comentário

Você também pode gostar de ler

Notícias

Nutmed reúne nutricionistas em congresso histórico no Rio de Janeiro e celebra a ciência da nutrição

Evento de dois dias aprofunda conhecimentos e promove a atualização profissional, com foco em evidências científicas e práticas clínicas assertivas. O Rio de Janeiro foi palco de um encontro histórico para os profissionais da nutrição. Nos dias 6 e 7 de setembro, o Iº Congresso de Nutrição Clínica da Nutmed reuniu especialistas, pesquisadores e estudantes da área, proporcionando um ambiente de aprendizado e troca de experiências. Com uma programação abrangente, o evento abordou temas relevantes e atuais, como a relação

Continuar lendo »
Gastronomia

Vegetarianismo em expansão: impactos e oportunidades no Brasil

Pesquisa de 2018 revelou que aproximadamente 14% das pessoas no Brasil adotaram uma dieta 100% vegetariana. Estudo do IPEC de 2021 mostrou que cerca de 1 ⁄ 3 dos brasileiros priorizam a opção vegana em restaurantes ou estabelecimentos. Mudança no consumo é oportunidade para bares e restaurantes. O crescimento significativo do vegetarianismo no Brasil e os desafios associados à mudança nos hábitos alimentares não podem ser ignorados. Uma pesquisa da Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB) e do Instituto Brasileiro de Opinião

Continuar lendo »
Empreendedorismo

Precificação de alimentos: guia para sair do vermelho

A precificação de alimentos bem elaborada é um dos pilares de grandes e pequenos serviços de alimentação: controla despesas, maximiza a eficiência e contribui para um negócio saudável e lucrativo. A verdade é dura: 80% dos restaurantes fecham nos primeiros cinco anos. Embora muitos fatores contribuam para essa estatística desanimadora, um vilão muitas vezes escondido – o mau gerenciamento de custos – é um dos grandes responsáveis. Para resolver esse problema é fundamental entender todos os fatores que influenciam o cálculo

Continuar lendo »
Nutrição

Nutrição esportiva: o segredo da alta performance

A nutrição esportiva fornece o combustível e a recuperação essenciais que os atletas precisam para treinar com mais intensidade, recuperar-se mais rápido e, em última instância, atingir o auge de seu desempenho. No fundo, todo mundo sabe que existe uma interação fundamental entre aquilo que nós comemos e como o nosso corpo funciona. Um corpo bem nutrido pode fazer coisas que um mal nutrido não pode. E isso é crítico quando estamos falando de correr 90 minutos, conseguir aumentar a

Continuar lendo »

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp.

Estamos de recesso neste fim de ano!

Do dia 19 de dezembro de 2024 até o dia 6 de janeiro de 2025, todos os setores da EnsinE estarão em recesso.

Se precisar de atendimento, envie-nos uma mensagem que responderemos assim que estivermos de volta!

Boas festas!