O Marketing Digital tem caminhado cada vez mais para experiências mediadas pela tecnologia e também humanização.
Reunimos alguns caminhos que ele deve continuar trilhando no ano de 2023.
5 – Inteligência Artificial e Aprendizagem dos robôs.
Iniciamos esta lista com a comercialização de inteligência artificial (IA) e aprendizagem de máquinas (ML) – Machine Learning.
Embora essas tecnologias não sejam novas, recentemente elas foram impulsionadas devido aos avanços nos algoritmos computacionais.
Já é possível, por exemplo, personalizar o envio de e-mail marketing, distribuindo o conteúdo conforme as características do usuário.
Desta forma, o destinatário recebe o e-mail em horários em que ele tem mais possibilidade de abrir. As taxas de abertura de e-mail e taxas de cliques no corpo do e-mail também são facilmente monitoradas.
4 – Interface de voz do usuário (VUI)
O marketing da Interface de Voz do Usuário (VUI) é outra tendência que tem aumentado nos últimos anos e continua crescendo nas estratégias de Marketing Digital para 2023.
Ele se baseia em uma combinação de software e inteligência artificial para gerenciar campanhas de marketing através de interfaces de voz.
Cada vez mais utilizadas, a interface de voz já supera outras interfaces digitais em termos de taxas de engajamento.
As campanhas criadas utilizam um processamento de linguagem que permite que as interações com os clientes pareçam mais humanas e naturais.
3 – Realidade virtual e aumentada
Embora esses dois conceitos sejam confundidos como um só, o marketing da Realidade Virtual (VR) e da Realidade Aumentada (AR) são duas tecnologias diferentes que estão preparadas para causar um grande impacto no mundo nos próximos anos.
Realidade aumentada projeta informações (imagens, gráficos, personagens, textos) no mundo real.
O uso de filtros no stories do Instagram é um exemplo desta tecnologia, que também pode ser encontrada em locais turísticos.
O visitante pode obter conhecimentos adicionais sobre obras e monumentos ao celular, por exemplo, apontando a câmera para um QR Code. Com a mesma lógica, a realidade aumentada também pode ser usada na educação, completando informações em sala de aula.
Já a Realidade virtual substitui o que você está vendo por um conteúdo 100% virtual, criado por computador, como o nome sugere. Essa tecnologia permite que você entre em jogos, cenários e até pontos turísticos e se movimente por eles.
Toda a conexão é feita com uso de um óculos especial, como os Oculus Rift, ou capacete de imersão, para que o usuário não veja o mundo real e se sinta realmente dentro de uma nova realidade durante a experiência. Esta é a tecnologia utilizada também pelo Metaverso.
Durante os próximos 10 anos, o VR e a AR continuarão a crescer, impactando negócios, aprendizagem e a experiência dos usuários.
2 – Marketing Responsivo
Marketing responsivo é uma abordagem de marketing digital que se concentra na inclusão de elementos de design responsivo na criação de websites, conteúdo de mídia social, anúncios digitais, lojas de comércio eletrônico e outros ativos de marketing.
O objetivo é otimizar os esforços de marketing para todos os canais digitais, garantindo que o conteúdo seja acessível, visível e utilizável através de vários dispositivos e plataformas.
1 – Múltiplos canais de pagamento
Como o marketing e as vendas on-line estão se tornando cada vez mais automatizados, muitos processos de venda estão se movendo on-line.
Recentemente o Whatsapp anunciou que os pagamentos poderão ser feitos dentro da própria plataforma, o que deve impactar fortemente os aplicativos de venda de refeições online.
O Facebook e o Instagram (do mesmo grupo do Whatsapp) também anunciaram que vão aceitar pagamentos dentro das redes sociais, sem a necessidade de um site.