4 tendências do marketing digital para você conhecer

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Por Cláudia Figueiredo

Os acontecimentos dos últimos anos fizeram surgir novas necessidades e provocaram uma aceleração na forma como os consumidores compram através da internet

Logicamente, as empresas tiveram que acompanhar. Muitas das que não atuavam no mundo digital tiveram que marcar presença na web a fim de não perder clientes. 

Todas essas mudanças têm a ver com o comportamento do consumidor e com a captura de novas oportunidades de crescimento.

Pensando nisso, elencamos quatro tendências de marketing digital que todo empresário deve estar de olho!  

Para entender para onde caminha o marketing digital, usamos como fonte alguns estudos da Brandwatch, da Klear e do Hootsuit

# 1 – Nostalgia

É normal que, após as sensações vividas pela pandemia, haja um certo sentimento nostálgico habitando dentro de todos nós. Grande parte desse sentimento vem das lembranças de tempos vividos sem tanta preocupação com o contato humano e sem o bombardeio de informações que vivemos hoje.

Conectados 24 horas em nosso aparelho de telefone, recebemos mensagens de todos os tipos (verdadeiras e falsas), enviadas por diferentes pessoas e em diferentes canais. 

De acordo com a Brandwatch, o volume de menção das palavras “nostalgia” e “nostálgico” é muito maior agora. Afinal, as pessoas desejam viver em segurança, junto aos seus familiares e amigos. 

Sintonizadas com esta tendência, a indústria do entretenimento tem apostado em itens retrô, com cara de moderno. A Disney, por exemplo, vem investindo em remakes de clássicos como Cinderela, A Bela e a Fera, Dumbo e Aladdin. A Netflix investiu em filmes dos anos 1980 e 1990 que tiveram grande sucesso.

O setor da moda também investiu em peças vintage, com ar moderno e, muitas vezes, com muita tecnologia integrada. 

Estamos vivendo em um período de “boom” de consumo de produtos carregados de emoção e nostalgia

# 2 – Creator

Cada vez mais marcas estão percebendo o valor do conteúdo gerado pelos usuários, principalmente os criadores de conteúdo. Artistas, blogueiros, youtubers e outros formadores de opinião passaram a se associar a uma infinidade de produtos e serviços, com o objetivo de influenciar a decisão de compra dos seus seguidores.

Mas não pense que esse universo fica restrito somente às pessoas conhecidas do grande público (macro influenciadores). Cada vez mais, surgem pessoas com muito poder de influência sobre pequenos grupos (micro influenciadores).

Uma pesquisa da plataforma Klear’s indica que, apesar de os macro influenciadores terem acesso a um público muito maior, são os micro influenciadores que geram mais retorno para as marcas.

Isso acontece, entre outras questões, porque os micro influenciadores são mais próximos das pessoas e conseguem realizar uma comunicação mais personalizada.

# 3 – Hibridismo

Híbrido é a palavra do ano em todos os setores. E tanto os eventos de realidade mista quanto os híbridos geram um volume maior de menções online ao longo do tempo, de acordo com uma pesquisa da Brandwatch.

Essa mistura entre físico e digital permanecerá como tendência do marketing digital por um longo período. O Facebook, rebatizado este ano para Meta, criou 10 mil novos empregos na União Europeia para construir o metaverso.

Além disso, também fez seu primeiro investimento nesta nova modalidade de realidade aumentada – mais de US $50 milhões em pesquisa para garantir que esses produtos sejam desenvolvidos com responsabilidade.

# 4 – Comunidades

De acordo com o The Global State of Digital in 2019, elaborado pela Hootsuite e We Are Social, cerca de 3,484 bilhões de pessoas usam redes sociais, o que representa 45% da população mundial.

No Brasil, são 140 milhões de usuários ativos nas redes sociais, que passam mais de 3 horas por dia conectados a elas, conforme o relatório da Hootsuite.

Comunidade digital é um grupo de pessoas com interesses comuns, que compartilham experiências e interagem entre si e com seus conteúdos. Esse interesse comum tem ligação com as soluções que você ou sua marca oferecem.

As pessoas estão conectadas por meio de redes sociais, onde compartilham suas experiências, trocam informações e tiram dúvidas. Tudo relacionado a um assunto específico.

Muitas empresas já investem em comunidades digitais para fortalecer os elos com seus consumidores e fidelizá-los. Percebe-se uma tendência dos usuários migrarem para comunidades menores, formando subculturas. 

Agora queremos saber: quais dessas tendências fazem mais sentido para você?

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