Você sabe o que é identidade visual e qual a importância dela no seu negócio?
A identidade visual consiste em um conjunto de signos que representam uma empresa, produto ou serviço. Entenda por signo aqui todos os elementos como cores, formas e fontes que compõem o conceito por trás de um negócio. Eles carregam a mensagem do negócio como vamos ver neste artigo.
Para definir esses símbolos é necessário fazer um estudo da mensagem que deseja passar e do público que deseja atingir, com base no público-alvo e persona.
Durante a construção da marca é essencial ter em mente que a identidade visual deve ser impactante e bem diferenciada das demais.
Portanto, a identidade visual consiste na combinação de elementos visuais que buscam refletir uma marca, um nome, uma ideia, um produto, um serviço, ou uma empresa como um todo.
Conheça os elementos da identidade visual
Como dissemos anteriormente, a identidade visual é uma composição de elementos gráficos que transmitem as características de um emissor, seja ele uma empresa, produto ou pessoa. Esses elementos são:
- Logo
- Cores
- Frases e slogans
- Elementos gráficos como traços, retângulos, quadrados, círculos
- Tipografias
- Apresentações institucionais, que carregam as marca da empresa
- Peças de comunicação (folder, flyer, cartão de visita, banner, site, panfletos, letreiros, fachadas, etc.)
A importância e os benefícios da Identidade Visual
Sabe aquela máxima, “a primeira impressão é a que fica”? Lembre-se disso ao criar a identidade visual do seu negócio.
Pesquisas apontam que as pessoas ficam mais envolvidas e se identificam com a empresa quando gostam da marca. E mais do que isso, as pessoas confiam mais nos produtos quando percebem profissionalismo na marca.
O poder da identidade visual
Independentemente do tamanho, toda empresa deve se preocupar com a sua imagem e com a sua identidade perante o público. Afinal, a identidade visual mostra, claramente, com quem a empresa quer conversar. E um dos pontos de extrema atenção é o uso correto das cores.
Entender a Psicologia das Cores é fundamental para o entendimento da mensagem
A Psicologia das Cores é um estudo que busca compreender o comportamento humano em relação às cores. É um campo de estudo sobre os efeitos que cada cor é capaz de gerar nas pessoas, como mudanças nas emoções, nos sentimentos, a criação de desejos e muito mais.
Empresas de fast food, por exemplo, têm vermelho em seus logos e em seus restaurantes porque, além de chamativa, essa cor instiga o apetite.
O verde é associado à ecologia, saúde e serenidade. O azul cria a sensação de confiança e de segurança. Portanto, a cor pode afetar a percepção da marca. Não negligencie a Psicologia das Cores em seus projetos. Uma escolha equivocada da cor da sua marca, embalagem ou anúncio pode culminar em resultados não satisfatórios.
Veja mais no quadro abaixo.
- Vermelho: raiva, paixão, fúria, ira, desejo, excitação, energia, velocidade, força, poder, calor, amor, agressão, perigo, fogo, sangue, guerra, violência
- Rosa: amor, inocência, saúde, felicidade, satisfação, romantismo, charme, brincadeira, leveza, delicadeza, feminilidade
- Amarelo: sabedoria, conhecimento, relaxamento, alegria, felicidade, otimismo, idealismo, imaginação, esperança, claridade, verão, desonestidade, covardia, traição, inveja, cobiça, engano, doença, perigo;
- Laranja: humor, energia, equilíbrio, calor, entusiasmo, vibração, expansão, extravagância, excessivo, flamejante
- Verde: cura, calma, perseverança, tenacidade, autoconsciência, orgulho, imutabilidade natureza, meio ambiente, saudável, boa sorte, renovação, juventude, vigor, Primavera, generosidade, fertilidade, ciúme, inexperiência, inveja, imaturidade, destruição
- Azul: fé, espiritualidade, contentamento, lealdade, paz, tranquilidade, calma, estabilidade, harmonia, unidade, confiança, verdade, confiança, conservadorismo, segurança, limpeza, ordem, céu, água, frio, tecnologia, depressão
- Roxo/Violeta: erotismo, realeza, nobreza, espiritualidade, cerimônia, misterioso, transformação, sabedoria, conhecimento, iluminação, crueldade, arrogância, luto, poder, sensibilidade, intimidade
- Marrom: materialismo, excitação, terra, casa, ar livre, confiabilidade, conforto, resistência, estabilidade, simplicidade
- Preto: não, poder, sexualidade, sofisticação, formalidade, elegância, riqueza, mistério, medo, anonimato, infelicidade, profundidade, estilo, mal, tristeza, remorso, raiva
- Branco: sim, proteção, amor, respeito, mesura, pureza, simplicidade, limpeza, paz, humildade, precisão, inocência, juventude, nascimento, inverno, neve, bom, esterilidade, casamento (culturas ocidentais), morte (culturas orientais), frio, clínico, estéril
- Prata: riqueza, glamour, fascínio, diferença, natural, liso, suave, macio, elegante, tecnológico
- Ouro: preciosidade, riqueza, extravagância, calor, riqueza, opulência, prosperidade, grandeza
Significado das formas
Além das cores, é necessário pensar nas formas geométricas como um componente para a Identidade Visual, afinal, cada uma transmite uma mensagem.
Linhas
As retas costumam ser associadas a solidez e dinamismo. Já as curvas transmitem fluidez, alegria e sensualidade. E as espirais passam a sensação de evolução e criatividade, além de diversão.
Quadrado
O quadrado é um formato muito popular para o design de logotipos, pois transmite segurança, credibilidade, equilíbrio e profissionalismo.
Retângulo
O retângulo é uma forma geométrica associada à organização, estabilidade e familiaridade.
Círculo
O formato circular representa harmonia, compromisso, senso de pertencimento ou comunidade. Como o círculo não tem um início ou fim definido, ele também passa a sensação de movimento ou transformação constante, perfeição e integridade.
Triângulos
As pontas e ângulos do triângulo costumam causar um forte impacto visual, irradiando força, energia e inovação. Essa figura é associada à ciência, religião e masculinidade.
Formas orgânicas
Elementos com formato fluido transmitem conforto, liberdade e espontaneidade.
O papel da tipografia na identidade visual
Mas, não são apenas as cores e formas que compõem a identidade visual, a tipografia representa, de maneira subjetiva, o posicionamento de uma empresa. Cada tipo de fonte, traz um significado.
Fonte Serifada
Com traços prolongados nas extremidades das letras, a fonte serifada é clássica e popular.
A serifa tem um caráter mais conservador e costuma representar tradição, respeito e sofisticação. Além disso, fazer uso deste estilo tipográfico sugere grandeza, poder e autoridade.
Dentre as marcas mais famosas que fazem uso deste exemplo estão: Tiffany & Co e Zara.
Fonte Não Serifada
Neste modelo, as letras não apresentam prolongamento nas extremidades.
A fonte não serifada preza a simplicidade e objetividade visual. Na psicologia das fontes, este estilo representa clareza, sensibilidade e honestidade.
A empresa LinkedIn adota a fonte não serifada em seus logotipos.
Fontes Caligráficas
Divididas em formais e casuais, as fontes caligráficas se aproximam da caligrafia manuscrita.
Partindo da ideia de elegância e liberdade, este estilo de fonte costuma transmitir criatividade e singularidade.
Empresas como a Coca-Cola e o Instagram fazem uso deste modelo para gerar impacto e destaque diante de tantas outras marcas.
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