5 dicas para construir sua presença online

O que você vai ler

O que antes era um diferencial, hoje é obrigatório: estar nas redes sociais é essencial para a sua marca. Se você não está na internet, certamente seu concorrente estará e ainda aproveitando diversas oportunidades de negócios.

Por isso, construir sua presença online torna-se fundamental para aumentar as suas vendas, gerar reconhecimento e/ou ganhar novos clientes.

Como você quer ser re(conhecido)?

Construir uma imagem na internet não é simplesmente estar nas redes. É necessário delinear uma estratégia de conteúdo. O primeiro passo é investir no autoconhecimento: o que desperta a sua paixão? Qual assunto você domina? Em que você é verdadeiramente bom? Se você fala sobre o mesmo assunto, acaba sendo vinculado a esse tema e logo, se tornando autoridade.

A jornalista Nathalia Arcuri toca o canal “Me Poupe” e é reconhecida no nicho das finanças.

Em seguida, você deve pensar: para quem eu quero falar? Qual é o meu público alvo? Quem é a minha persona? Lembrando que público alvo é referente a uma fatia da sociedade para qual os seu conteúdo, serviços e/ou produtos podem ser úteis. Já a persona é o retrato de um dos perfis de clientes ideias existentes no público alvo. É aquele ditado: quem fala para todo mundo, não fala para ninguém. Ou seja, direcione o seu conteúdo!

Planejamento é tudo

São tantas ideias, mas para colocar em prática é preciso se planejar. Que nada mais é do que pensar e estruturar caminhos e meios que possam ser eficientes para construir um relacionamento com o seu público alvo.
Na hora de produzir uma estratégia de conteúdo, a primeira coisa a se fazer é estabelecer um objetivo. Trace uma jornada do seu conteúdo com início, meio e fim. O funil de marketing pode te ajudar nessa missão, visto que cada recurso das redes sociais pode gerar um resultado.
Por exemplo, se o seu foco é atrair e crescer, é uma boa criar uma arte compartilhável no feed. Mas se você quer fidelizar a sua comunidade, pode investir em uma sequência de stories, uma live ou um IGTV. É mostrando a cara, humanizando sua marca e/ou negócio que as pessoas criam empatia com você. E se o seu objetivo é gerar conversão, se lance nos posts de venda e link na bio.
Além disso, é interessante criar um cronograma de todas as ações de marketing digital que você vai colocar em prática. Organize postagens constantes, produza um conteúdo que seja compartilhável em vários canais (sem dó de reaproveitar) e utilize os materiais ricos de informações para landing page e e-mail marketing.  

Crie uma identidade para a sua marca

Saber posicionar a sua marca é um aspecto muito importante para consolidar sua presença online. Afinal, fazer o que você faz, talvez muitos façam, mas o modo que você faz e como você se comunica com o seu público vai ditar se você é só mais um ou peça rara no mercado. 
Por isso, construa um tom de voz para sua marca baseando-se na sua personalidade e valores. Nesse momento, é importante criar uma identidade visual com paleta de cores, tipografia, logotipo que dialoguem com o conceito da sua marca. Caso você não possua orçamento para contratar um design, o Canva pode te dar uma mãozinha.
O tom de voz e a identidade visual criada devem estar presentes em todos os pontos de contato com o seu público na internet, seja em um vídeo no Youtube, em um post no Instagram ou em um blog post. O importante aqui é comunicar o seu propósito.

Um bom exemplo de branding é a marca Efeito Orna, comandada pelas irmãs Alcantara.

Produza um conteúdo de valor

Conteúdo de qualidade é aquele que resolve o problema de um público específico em um determinado momento. Ou seja, não adianta tentar se autopromover toda hora, focar em apenas vendar o seu produto, você precisa entregar o que o seu público-alvo está a procura.
Ser útil para as pessoas, acaba gerando negócios para você. Com os passos anteriores, você já sabe quais são os problemas e as dores da sua audiência. Então, foque em conteúdos que transformem, sejam relevantes, causem empatia e identificação em possíveis clientes.

Invista no call to action (CTA)

Call to Action, como já dá dicas o nome, é uma chamada para ação. Se no dia a dia já somos cercados de chamadas do tipo: “empurre”, “sorria, você está sendo filmado”, você acha que na internet seria diferente?
Os CTA’s são muito importantes para incentivar a pessoa a fazer uma ação no seu site ou página. Por exemplo,  preencher um formulário, fazer download de um e-book, acessar uma newsletter ou um link de um post no blog, como esse.
Criar landing pages com ofertas de valor, e-books, newsletters e infográficos, é uma ótima maneira de fazer com que  o consumidor deixe o seu valioso contato.

E então? Pronto para marcar presença na internet? Para ter acesso a outros conteúdos que podem te ajudar em sua trajetória na internet, acesse: https://ensin-e.edu.br/categoria/ensinar-e-empreender/

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